Fundação Vanzolini

Como se tornar um auditor de terceira parte?

Postado em Certificação | 18 de dezembro de 2024 | 6min de leitura
Compartilhe:

A formação de um auditor de terceira parte requer qualificações e requisitos específicos, capazes de tornar o profissional habilitado para realizar auditorias externas independentes, que, por sua vez, vão ajudar as empresas a obterem ou manterem suas certificações.

As auditorias de terceira parte são importantes para as organizações que buscam reconhecimento oficial de seus sistemas de gestão e práticas.

Além disso, por meio das auditorias externas, as organizações podem identificar melhorias e não conformidades, aprimorando seus processos e serviços e atuando de acordo com normas reconhecidas no mundo todo, o que contribui para a competitividade.

Se você deseja se tornar um auditor de terceira parte para ser um agente transformador nas empresas, conte com a Fundação Vanzolini, que possui parceria exclusiva, no Brasil, com a IQNET Academy, e oferece cursos robustos e completos em auditoria.

Para saber mais sobre como se tornar um auditor de terceira parte e por que escolher a Fundação Vanzolini, siga com a leitura deste artigo!

O que é auditoria de terceira parte e como a Fundação Vanzolini te prepara para o mercado?

Quando falamos em auditorias de primeira, segunda e terceira parte, estamos falando de tipos de auditorias de qualidade, que se diferenciam pelo objetivo e por quem as realiza. Veja a seguir as características e objetivos de cada uma:

1. Auditoria de primeira parte

Chamada também de auditoria interna, a auditoria de primeira parte é realizada pela própria empresa, com o objetivo de avaliar a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Dessa forma, a empresa seleciona seus colaboradores para auditar os processos, sistemas e procedimentos, garantindo que os padrões do sistema sejam seguidos.

Os objetivos da auditoria interna são:

  • Verificar a conformidade interna com normas, requisitos legais e procedimentos internos.
  • Identificar oportunidades de melhoria.
  • Preparar a organização para auditorias externas.

As características de uma auditoria de primeira parte são:

  • É conduzida por auditores internos da própria organização ou por contratados independentes (mas que reportam à organização);
  • Não possui fins certificadores, mas sim de autodiagnóstico.

Por exemplo, uma empresa que implementa a ISO 9001 realiza auditorias internas para verificar se os requisitos da norma estão sendo cumpridos, antes de buscar a certificação.

2. Auditoria de segunda parte

Neste caso, a auditoria é realizada por uma organização externa, como um cliente, nos fornecedores ou parceiros comerciais da empresa.

Nela, o objetivo é verificar se os fornecedores cumprem os requisitos específicos do cliente, garantindo a qualidade e segurança dos produtos e serviços.

Ou seja, trata-se de uma auditoria para checar se a empresa está mantendo relações comerciais com outras empresas responsáveis, garantindo um nível de qualidade em toda a cadeia.

Assim, os objetivos da auditoria de segunda parte são:

  • Garantir que fornecedores ou parceiros cumpram requisitos estabelecidos no contrato ou em normas específicas;
  • Avaliar riscos na cadeia de fornecimento;
  • Certificar a qualidade dos insumos ou serviços adquiridos.

As características da auditoria de segunda parte são:

  • Normalmente, ela é conduzida por representantes da organização compradora;
  • Envolve interesses comerciais, como conformidade em prazos, especificações técnicas ou regulatórias.

Por exemplo, uma montadora de veículos audita seus fornecedores de peças para verificar se estão em conformidade com os padrões de qualidade exigidos.

3. Auditoria de terceira parte

Aqui, a auditoria é conduzida por uma entidade independente (organismo de certificação ou órgão regulador), para avaliar a conformidade com normas ou regulamentos específicos. É neste caso que o auditor de terceira parte entra em cena e, entre os objetivos desse tipo de auditoria, podemos destacar:

  • Obter uma certificação ou atestado de conformidade (como ISO 9001, ISO 14001, etc.);
  • Demonstrar conformidade a clientes e partes interessadas;
  • Garantir imparcialidade e credibilidade ao processo de avaliação.

Suas características são:

  • É realizada por auditores de um organismo de certificação acreditado;
  • O resultado pode ser uma certificação formal, válida por um período determinado;
  • Segue regras rigorosas para garantir imparcialidade e independência.

Por exemplo, uma empresa contrata um organismo certificador, como a Fundação Vanzolini,  para avaliar seu sistema de gestão ambiental e obter a certificação ISO 14001.

Veja a seguir um resumo comparativo entre os tipos de auditoria:

Para se tornar um auditor de terceira parte, conte com a Fundação Vanzolini

Para se tornar um auditor de terceira parte, é preciso ter conhecimento e experiência prévia da norma e da área de gestão que irá auditar – qualidade, meio ambiente, entre outras.

A Fundação Vanzolini forma profissionais auditores de terceira parte, oferecendo cursos com todas as habilidades e conhecimentos necessários para uma atuação responsável, eficiente e transformadora.

As formações da Fundação Vanzolini levam os auditores à conquista das certificações, como as da ISO, por exemplo, que são essenciais para seu trabalho no mercado.

Assim, por meio das formações da Fundação Vanzolini em normas, certificações e auditorias, os profissionais podem conquistar as habilidades interpessoais e os conhecimentos técnicos necessários para realizarem o papel de auditor com excelência, contribuindo para o crescimento das empresas.

A Fundação Vanzolini certifica e avalia, de forma independente, mais de 70 padrões normativos de produtos e sistemas de gestão para organizações e instituições públicas e privadas, o que a torna uma instituição com experiência e profundo conhecimento sobre qualidade e segurança.

Quem se forma com a Fundação Vanzolini leva consigo todo esse know-how e tem contato direto com professores experientes e renomados. E, ainda, vale destacar que a formação de auditor da Fundação Vanzolini tem reconhecimento internacional por meio da IQNet Academy.

Além disso, as formações para auditores da Fundação Vanzolini colocam o profissional em contato com vivências práticas, aproximando teoria da realidade e permitindo que o conhecimento seja traduzido em ação.

Para saber mais sobre as formações, se tornar um auditor de terceira parte e expandir os horizontes na carreira, entre em contato com a gente!

Para mais informações sobre normas e certificações, contate:

certific@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100

Agendamento e Planejamento
(11) 9 7283-6704 
Comercial
(11) 9 6476-1498 

Notícias Relacionadas