
Sustentabilidade significa, também, revisar, restaurar e rearranjar o que já foi construído. Construções já existentes podem ser adaptadas e geridas para se tornarem mais sustentáveis, proporcionando conforto, bem-estar e saúde para seus ocupantes.
Para a adaptação de estruturas antigas aos padrões de sustentabilidade, gestores de risco, profissionais de compliance, auditoria e governança, executivos e líderes de áreas estratégicas e de sistemas de gestão podem contar com as diretrizes específicas para esses ajustes da certificação AQUA-HQE™.
Ao aplicar princípios de sustentabilidade em edifícios que já fazem parte da nossa paisagem urbana e social, a certificação AQUA-HQE™, de reconhecimento internacional, contribui para a renovação de espaços e representa um compromisso com o futuro.
Siga com a leitura e veja como a certificação AQUA-HQE™ pode ser aplicada em edifícios que passarão por reformas (retrofit), tornando-os mais saudáveis e sustentáveis.
Reformar edifícios existentes considerando conceitos de sustentabilidade é urgente no atual contexto ambiental e social, e deve fazer parte da agenda de empreendedores, gestores prediais (síndicos) e governos que se preocupam com a segurança e o futuro das gerações.
Além do crescimento do movimento retrofit, há ainda outros fatores que têm impulsionado a adaptação de construções já existentes. São eles:
A adaptação para padrões mais saudáveis, como os propostos pela certificação AQUA-HQE™, contribui significativamente para a melhoria desses indicadores, criando espaços que promovem a saúde e o bem-estar.
A revitalização de edifícios pode impulsionar o desenvolvimento local, gerar empregos e valorizar o patrimônio arquitetônico e cultural das cidades.

De acordo com a Aliança HQE-GBC, situada na França, e que, há mais de 25 anos trabalha com profissionais do setor imobiliário e de desenvolvimento urbano, o quadro de definição de resiliência e adaptação às alterações climáticas para o ambiente aplica-se a diferentes escalas de edifícios, desenvolvimento, infraestruturas e a todos os tipos de operações, novas e de reabilitação.
Dessa forma, propõe uma visão estruturante para apoiar os atores e facilitar a implementação operacional nos setores da construção e desenvolvimento.
As chamadas alavancas de ação são transversais às diferentes escalas e fases do projeto e incluem:
As alavancas associadas a cada domínio podem ser organizacionais, técnicas ou comportamentais e cobrir, de fato, um amplo leque de ações possíveis em função do contexto.
Com a metodologia da Aliança HQE-GBC, o processo de certificação AQUA-HQE™ em edifícios existentes segue etapas bem definidas, garantindo uma avaliação do desempenho ambiental da edificação. Veja só:
Conforto térmico, acústico, qualidade do ar, uso racional da água, etc.: a certificação AQUA-HQE™ avalia uma vasta gama de indicadores, que abrangem desde o gerenciamento de resíduos até a saúde dos ocupantes. Os principais focos de avaliação incluem:
Quando uma construção antiga se ajusta às novas necessidades ambientais por meio da certificação AQUA-HQE™, ela conquista muito mais do que um selo, ela conquista reconhecimento e benefícios essenciais para o bem-viver.
Para iniciar o processo de transformação de edifícios existentes em ambientes mais saudáveis e sustentáveis, a certificação AQUA-HQE™ exige uma abordagem estruturada e especializada.
Sendo assim, os passos fundamentais para alcançar esse objetivo são:
O ponto de partida é a realização de um diagnóstico técnico exaustivo do edifício existente. Esse diagnóstico deve ir além de uma análise superficial, englobando uma avaliação detalhada de diversos aspectos, tais como: estado atual da edificação; sistemas existentes; consumo de recursos; qualidade do ambiente interno; aspectos sociais e de saúde e potencial de adaptação e renovação.
O diagnóstico técnico detalhado servirá como base para a definição das prioridades e do escopo do projeto de certificação.
É comum a participação de consultoria de sustentabilidade que auxilie o cliente na aplicação da metodologia AQUA-HQE™, ajudando o empreendedor e ou o gestor predial em todo o processo, desde o diagnóstico inicial até cada uma das fases de auditoria da certificação. Essa consultoria será responsável por interpretar os requisitos, auxiliar na documentação e na tomada de decisões estratégicas.
Além disso, é importante destacar que a certificação AQUA-HQE™ é aplicada exclusivamente pela Fundação Vanzolini no Brasil, sendo a única certificadora nacional.
A requalificação de edifícios por meio do retrofit, se guiando pelos princípios AQUA-HQE™, é uma demonstração de que é possível adaptar a edificação com as necessidades do mundo atual, revivendo ambientes e cuidando da sustentabilidade.
Avalie o potencial de reforma (retrofit) do seu edifício e conte com o suporte e a experiência da Fundação Vanzolini na jornada rumo à certificação AQUA-HQE™.
Para mais informações sobre a certificação AQUA-HQE™:
seloaqua@vanzolini.org.br
(11) 3913-7100
Setor comercial e de agendamento:
certific@vanzolini.org.br
(11) 9 6476-1498
(11) 3913-7100
Fontes:
L’alliance des professionnels pour un cadre de vie durable
Retrofit: uma perspectiva para a sustentabilidade
Retrofit: saiba por que é uma das tendências que mais cresce na arquitetura
CERTIFICAÇÃO AQUA-HQE: ESTUDO DE CASO DE UM ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA EM ITAJUBÁ-MG – PDF.