A acreditação e qualidade em saúde oferecem uma estrutura para que a Gestão de Saúde possa garantir a segurança da organização, além de aumentar a clientela e a competitividade.
Para proteger os pacientes, é fundamental que as organizações de saúde priorizem a qualidade da prestação de serviços em todos os setores.
A acreditação e qualidade em saúde tornam-se fundamentais às organizações que buscam melhorar gestão e processos operacionais, além de aumentar a procura pelos seus serviços, ou seja, o seu reconhecimento no mercado.
Acompanhe este artigo e saiba como sua instituição pode obter uma acreditação reconhecida internacionalmente, a Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação.
Na metodologia da ONA, a organização será avaliada conforme requisitos definidos em seções e subseções estabelecidas no Manual de 2022. Assim, cada requisito recebe uma pontuação entre Supera, Conforme, Parcialmente Conforme e Não Conforme.
Vale destacar que em todas as subseções existem requisitos que são considerados “CORE” ou fundamentais (de alta prioridade), definidos a partir de critérios de segurança e/ou risco, onde sua aplicação é obrigatória e sua nota de corte diferenciada devido sua importância e impacto.
A soma das pontuações na subseção define se a subseção atingiu o necessário para atingir o nível que está sendo avaliado. Conheça os níveis e do que eles tratam:
A primeira etapa é fundamentalmente centrada na segurança do paciente. Portanto, recebe a acreditação apenas as instituições que cumprem com 80% dos requisitos totais e 90% dos requisitos core.
A organização deverá trabalhar além dos princípios da segurança do paciente, os princípios da gestão integrada. Para atingir a certificação em nível 2, as instituições devem cumprir o equivalente ou acima de 85% para requisitos Totais e 90% de Requisitos Core.
Para atingir o nível de excelência, a organização deverá cumprir com 85% dos Requisitos Totais e 90% dos Requisitos Core (referentes aos requisitos de Nível 1 e Nível 2), além de 80% dos Requisitos Totais e 90% de Requisitos Core, do Nível 3.
Assim, o nível mais alto de acreditação e qualidade em saúde demanda grande empenho dos responsáveis, pois a exigência é maior.
O nível 3, em geral:
As duas primeiras acreditações têm validade de dois anos e, a última, três anos de validade, após esse período, o processo de avaliação deve ser refeito.
Mas, afinal, quais são os benefícios das diretrizes ONA para hospitais?
As normas estabelecidas pela ONA envolvem padrões rigorosos, que envolvem qualidade e segurança em todos os aspectos das instituições de saúde, da gestão à infraestrutura, além dos resultados assistenciais.
Assim, promove a melhoria contínua e a excelência no atendimento, resultando no aumento da qualidade e na maior habilidade nas prestações de serviço. Isso porque, ao seguir os critérios vigentes, as organizações identificam áreas de melhoria em seus processos operacionais e administrativos.
Como consequência do tópico anterior, há o aumento da segurança, que igualmente resulta em uma maior confiança por parte dos pacientes.
Os principais objetivos das acreditações ONA envolvem a saúde, o bem-estar, a segurança e a satisfação do paciente. Tais prioridades fomentam a prática de atividades mais seguras e eficientes, que reduzem possíveis riscos a todos os indivíduos, dos profissionais aos pacientes.
Portanto, ao promover um ambiente seguro, a tendência é aumentar a confiabilidade da instituição a partir da demonstração de um atendimento prudente e de qualidade.
A junção da melhoria da qualidade, melhoria da segurança e do aumento da confiança dos pacientes sucede no maior reconhecimento e competitividade do hospital. O compromisso com critérios de qualidade tem como consequência o reconhecimento e diferenciação no mercado.
A partir do momento em que a instituição prioriza a acreditação e qualidade em saúde, ela aumenta sua reputação e sai na frente das demais, atraindo mais pacientes e parceiros.
Então, se você gerencia clínicas, consultórios, hospitais, laboratórios e demais serviços de saúde, e quer implementar a visão de melhoria contínua, comece ou avance nos níveis da acreditação com a ONA – Organização Nacional de Acreditação. Clique no link e saiba como!
Quando um paciente busca por uma organização de saúde, ele pretende, em seu estado de vulnerabilidade, sentir a confiança de que seu estado irá melhorar. Assim, os pacientes optam por instituições que transparecem segurança, qualidade e credibilidade.
Diante dessa perspectiva, os diferentes níveis de acreditação da ONA fortalecem a segurança do paciente, por garantir os aspectos nos quais ele mais prioriza.
A ONA, portanto, não é somente “mais uma” certificação, mas um processo de melhoria continua capaz de moldar as atividades do hospital e levá-lo a ter mais reconhecimento, investimento e aptidões que os destacam no setor de saúde.
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