Notícia

Especialistas e clientes falam da importância da segurança da informação e da certificação ISO 27001

Especialistas e clientes falam da importância da segurança  da informação e da certificação ISO 27001A proteção de dados tem sido uma grande preocupação das empresas, organizações e até mesmo dos indivíduos no mundo inteiro. Um assunto que pode garantir a fidelização do seu público ou cliente, e ainda agregar valor, se você demonstrar que está atento, atualizado sobre o assunto e certificado. Na noite do dia 6 de dezembro, a Fundação Vanzolini no seu projeto de palestras gratuitas “Noite e Dia”, trouxe seus especialistas para falar sobre o tema e também representantes da empresa Certisign, que já passou pela experiência do processo de certificação e agora busca sua a recertificação.

O professor Marcelo Pessôa, da POLI/USP e Fundação Vanzolini, com mais de 40 anos de experiência nas áreas de computação, automação e telecomunicações de grandes empresas, chamou a atenção do público sobre a lei 13.709, conhecida como a lei de Proteção de Dados, aprovada em agosto deste ano, e que garante ao cidadão que as organizações/empresas não podem divulgar ou compartilhar seus dados pessoais sem autorização prévia.

“Antigamente os nossos dados ficaram trancados em armários, e só nós sabíamos onde a chave do armário estava guardada. Com o avanço da tecnologia e a internet, eles ficam nas nuvens, e várias empresas e organizações conseguem traçar desde a sua saúde financeira até a física, sabem sua religião, escolha política, são as chamadas ´informações sensíveis´. O que eles não podem é comercializar estas informações, e devem garantir a você que seus dados estão bem protegidos”, explica o prof. Marcelo Pessôa.

Especialistas e clientes falam da importância da segurança  da informação e da certificação ISO 27001

Da esquerda para direita, os palestrantes da noite: Italo Barreto, José Roberto Garcia, Marcelo Pessôa e Airton Gonzalez

De acordo com o gerente da Diretoria de Certificação da Vanzolini, Airton C. Gonzalez, “a implementação e certificação da ISO 27001 contribuem para uma elevada responsabilidade quanto ao processo de segurança da informação, gerando compromisso com os clientes e fornecedores de um alto padrão de proteção dos dados”.

No que concorda o gerente do Departamento da Qualidade da Certisign, José Roberto Giani Garcia, e explica: “somos pioneiros em certificação digital com presença nacional e internacional, e ganhamos muito com a certificação ISO 27001. Ganhamos agilidade, confiabilidade, mais segurança e integridade nos nossos dados e informações, além de reduzir as despesas com possíveis incidentes de segurança. E a parceria com a Vanzolini foi o segredo do sucesso para conquistarmos isso em apenas 5 meses”.

Para Italo Barreto, supervisor de Segurança e de Riscos Operacionais da Certisign, “todo o trabalho realizado contribuiu para uma grande queda na possibilidade de incidentes, em torno de 51%”.

Uma das grandes preocupações da atualidade, a Segurança da Informação é um tema sensível que merece atenção e diz respeito à proteção de dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores para uma organização (empresa) ou um indivíduo.

A informação digital é um dos principais produtos de nossa era e necessita ser convenientemente protegida.  A norma NBR ISO/IEC 27001 é um padrão, estabelecido internacionalmente, que abrange requisitos para o gerenciamento da Gestão da Segurança da Informação nas organizações.

Para mais informações sobre a certificação acesse o link.

Receba os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail: Cadastre-se em nossa newsletter

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*