Para que as cidades sejam consideradas inteligentes elas precisam se valer de diferentes políticas públicas, entre elas as que utilizam a tecnologia da informação e comunicação (TICs) e a inovação para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e tornar a vida nas cidades menos desigual, mais simples e sustentável. Este será o tema do webinar gratuito que a Fundação Vanzolini (FCAV) realizará no dia 9 de setembro, às 19h.
Participarão do webinar o consultor da Fundação, Daniel Annenberg, um dos idealizadores do Poupatempo, ex-diretor-presidente do Detran-SP e ex-secretário da Prefeitura de São Paulo de Inovação e Tecnologia, e Marianna Sampaio, que é analista de políticas públicas e gestão governamental licenciada da Prefeitura de São Paulo e foi secretária-adjunta de Inovação e Tecnologia e de Negócios Jurídicos na cidade.
“Para que as iniciativas de cidade inteligente e humanas melhorem a vida das pessoas, é fundamental que conheçamos a fundo a realidade das nossas cidades, que não são todas iguais”, comenta Daniel Annenberg.
Há alguns exemplos de boas práticas no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, o Empreenda Fácil otimizou o tempo de abertura e fechamento de empresas de baixo risco. O DescomplicaSP e a central de atendimento SP156 melhoraram o atendimento ao cidadão, seguindo o emblemático exemplo do Poupatempo.
Parte do evento será destinada a tirar dúvidas sobre o curso Implementando Cidades Inteligentes e Humanas, que começa no dia 5 de outubro. No formato EaD ao vivo, o programa tem carga horária de 38 horas e acontece das 19 às 21 horas. Além da parte teórica e apresentação de cases, o curso permitirá, por meio de oficinas, que os alunos pensem em estratégias de cidade inteligente que façam sentido em seus respectivos contextos profissionais.
Para participar do webinar, clique aqui.