Dia 12 de junho, das 14h30 às 16h
Evento aberto somente a visitantes da mostra (inscrição via CASACOR – evento pago). Vagas limitadas. O seu conteúdo será gravado e ficará disponível nesta página e no canal da Fundação Vanzolini, no YouTube.
Em um momento em que sofisticação e consciência ambiental caminham lado a lado, a Fundação Vanzolini marca presença na CASACOR São Paulo 2025 com uma série de palestras que ampliam o diálogo entre arquitetura, sustentabilidade e inovação na Construção Civil.
A mostra acontece no Parque da Água Branca, de 27 de maio a 03 de agosto de 2025. A Fundação Vanzolini estará presente nos dias 5, 12 e 26 de junho, promovendo palestras com especialistas e profissionais de destaque no mercado. A abordagem sobre o tema EPDs (Declarações Ambientais de Produto) em Foco: Transparência e Sustentabilidade na Arquitetura e Design acontece no dia 12 de junho.
A palestra aborda como arquitetos, designers e empresas podem utilizar a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e as Declarações Ambientais de Produto (EPDs) para desenvolver projetos mais sustentáveis e tomar decisões mais conscientes na escolha de materiais e soluções construtivas.
Serão apresentados recursos inovadores, como o novo logotipo rastreável, o formato digital interativo e ferramentas pré-verificadas das EPDs, que tornam a comunicação da sustentabilidade mais transparente e confiável. Estudos de caso, incluindo análises aplicadas a ambientes da CASACOR 2025, ilustram como essas ferramentas apoiam o trabalho projetual e agregam valor para especificadores, empresas e consumidores.
Programação:
14h30 – Abertura
14h40 –O papel das Declarações Ambientais de Produto como comunicação sustentável clara e eficiente – Felipe Queiroz Coelho (Fundação Vanzolini)
15h10 – Sustentabilidade e Design – A importância das EPDs na tomada de decisão de arquitetos e designers – João Marcello Gomes Pinto (Sustentech) 15h40 – Debate
Palestrantes:
Felipe Queiroz Coelho
Assessor de Certificações Sustentáveis da Fundação Vanzolini e Gerente do EPD Brasil®. Atua desde 2011 com desempenho ambiental de produtos, referenciais técnicos e cooperação internacional.
João Marcello Gomes Pinto
Engenheiro civil pela Poli-USP. Fundador da Sustentech, consultoria com mais de 500 projetos no Brasil e no exterior voltados à sustentabilidade em edificações.