Fundação Vanzolini

Gestão de Pessoas e Soft Skills

Saúde Mental no Trabalho: aspectos psicossociais de risco e proteção

Com o objetivo de promover a conscientização sobre o tema, e no cumprimento de suas funções precípuas, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) oferece o curso “Saúde mental no trabalho: aspectos psicossociais de risco e proteção”, com o apoio técnico científico da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho - SBPOT e realização da Fundação Vanzolini. O curso permitirá melhor compreensão dos riscos psicossociais que podem afetar a saúde mental das/dos trabalhadoras/es. Questões como assédio moral, carga de trabalho excessiva e falta de reconhecimento são fatores que contribuem para o desgaste emocional: formar profissionais para identificar e abordar esses riscos é essencial para a criação de políticas eficazes que previnam problemas de saúde mental e promovam uma cultura de cuidado e apoio.
Modalidade: Híbrido (EAD ao vivo e EAD gravado) | Carga horária: 64 horas
Inscrições Encerradas
Saúde Mental no Trabalho: aspectos psicossociais de risco e proteção

Sobre o Curso

Programação
das 19 às 21h
Modalidade
Híbrido (EAD ao vivo e EAD gravado)
Você receberá os dados de acesso após a confirmação da turma
Carga Horária
64 horas
Requisitos Mínimos
Não há requisitos mínimos para este curso
Certificado
Frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 7,0
Para quem é
Podem participar da formação gratuita gestores/as responsáveis pelos programas de saúde corporativa em empresas e organizações públicas e privadas, psicólogas/os ou não.
Plataforma
Zoom + AVA

Você irá aprender

O curso permitirá melhor compreensão dos riscos psicossociais que podem afetar a saúde mental das/os trabalhadoras/es. Questões como assédio moral, carga de trabalho excessiva e falta de reconhecimento são fatores que contribuem para o desgaste emocional: capacitar profissionais para identificar e abordar esses riscos é essencial para a criação de políticas eficazes que previnam problemas de saúde mental e promovam uma cultura de cuidado no ambiente de trabalho.

Além disso, o curso proporcionará ferramentas práticas e teóricas para que gestoras/es possam desenvolver estratégias de proteção à saúde mental. Isso inclui a promoção de um ambiente de trabalho positivo, com boas práticas de comunicação, feedback construtivo e programas de reconhecimento.

 

OBS: As inscrições estão encerradas. Não há previsão de novas turmas.

 

Conteúdo programático:

Módulo 1: Saúde Psicossocial e Trabalho – Profa. Dra. Liliam Deisy Ghizoni

Módulo 2: Fatores psicossociais de risco e proteção – Profa. Dra. Daniela Campos Bahia Moscon

Módulo 3: Diagnóstico e Promoção de Saúde no Trabalho – Prof. Dr. Bruno Chapadeiro Ribeiro

Módulo 4: Principais transtornos mentais e de comportamento associados ao trabalho – Prof. Dr. Roberto Cruz

Módulo 5: Diversidade e Inclusão: interseccionalidades, gênero e raça –  Profa. Dra. Luciana Mourão Cerqueira e Silva

Módulo 6: Diversidade e Inclusão: deficiência e neurodiversidade – Profa. Dra. Maria Nivalda de Carvalho Freitas

Módulo 7: Identificação e prevenção de assédio nas relações de trabalho – Profa. Dra. Júlia Gonçalves

Módulo 8: Gestão de Pessoas e Promoção de Saúde –  Profa. Dra. Sônia Maria Guedes Gondim

 

Ao final do curso, a/o participante deverá ser capaz de:

  • Compreender a promoção da saúde e do bem-estar nas organizações como um todo sistêmico e integrado, assimilando conhecimentos necessários para identificar oportunidades e desenvolver soluções em saúde corporativa;
  • Analisar e identificar as melhores práticas em saúde, por meio da discussão de casos e situações reais vivenciadas pelas/os participantes; Implementar, acompanhar e avaliar ações preventivas e de promoção da saúde das/os trabalhadoras/es das organizações públicas e privadas.

 

Curso realizado por:

 

Com apoio técnico científico da:

 

Coordenação e professores

Elisa Maria Barbosa de Amorim-Ribeiro
Coordenadora Executiva
Psicóloga, especialista em Gestão do Trabalho e Educação para Saúde (UFRN), mestre e doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho (UFBA). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social na Universidade Salgado de Oliveira (PPGPSI-UNIVERSO). Coordena o Grupo de Pesquisa Interage e desenvolve pesquisas nos temas: Contribuições da Análise de Redes Sociais para a Psicologia Social e do Trabalho; Relações interpessoais e interorganizacionais em contextos educativos e de trabalho; Suporte Social, Saúde Mental e Bem-estar no trabalho. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho “Cultura Organizacional e Saúde no Trabalho” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) (Biênio 2024-2026). Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Gestão 2020-2022). Editora associada do periódico Estudos de Psicologia Natal.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6113536578904792
Laila Leite Carneiro
Vice-coordenadora Executiva
Psicóloga, especialista em Avaliação Psicológica, mestre e doutora em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Professora Adjunta do curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) (2024-2026). Editora-chefe da Revista Psicologia Organizações e Trabalho (rPOT ISSN 1984-6657) (2024-2026). Ex-vice coordenadora acadêmica do Instituto de Psicologia da UFBA (2022-2024). Ex-Coordenadora do Grupo de Trabalho “Cultura Organizacional e Saúde no Trabalho” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) (Biênio 2022-2024). Dedica-se à pesquisa sobre as temáticas: psicologia positiva, bem-estar do trabalhador, recursos e demandas do trabalho, vínculos com a organização e com o trabalho, e comportamentos pró-sociais. Líder do Laboratório de Psicologia Positiva (LAPP).Possui experiência nas áreas de orientação profissional, avaliação psicológica, consultoria de gestão de pessoas e consultoria em análise de comportamento do consumidor.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2426862049324046
Liliam Deisy Ghizoni
Professora
Professora no Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, com trajetória pela Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela UnB com Estágio Sanduíche na Université Catholique de Louvain la Neuve – Bélgica.
Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense. Pós-Doutorado no Laboratório Fator Humano -Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Mestre em Educação (área de Educação e Trabalho) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Saúde Mental pela FIOCRUZ. Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí, graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Itajaí. No CNPQ, é líder do Grupo de Pesquisa Trabalho e Emancipação (UFT), é também membro do Grupo de Pesquisa ESCOPO (UFF). Membro do GT Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação. Desde 2016, é Editora Geral da Revista Trabalho (En)Cena.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9903452459296489
Daniela Campos Bahia Moscon
Professora
Com 29 anos de experiência em gestão de pessoas, colaborou em projetos para organizações como Ford, Bosch, Petrobras, Walmart, Sebrae e ONU/ACNUR.
Doutora e mestre em Administração pela UFBA, graduada em Psicologia pela mesma instituição, onde é professora adjunta da Escola de Administração (EAUFBA). Coordena o Mestrado Profissional em Administração e o curso de Especialização em Gestão de Pessoas com Ênfase em Gestão por Competências (UAB-CAPES). Integra o colegiado de programas de pós-graduação e o Núcleo Docente Estruturante do bacharelado em Administração, além de atuar como docente em cursos de especialização, como o de Gestão Pública no Insper (SP). Foi chefe de departamento e lecionou na UNIFACS, onde atuou no Mestrado em Administração e na Graduação em Psicologia.
Participa do grupo de pesquisa “Indivíduo, Organizações e Trabalho: processos psicossociais” e do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social, além de integrar o corpo docente do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA. É editora associada da Revista Psicologia Organizações e Trabalho e membro de grupos de trabalho na ANPEPP e na ANPAD, tendo contribuído no comitê científico da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/1174416466970947
Bruno Chapadeiro Ribeiro
Professor
Graduado em Psicologia e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, possui doutorado em Educação pela Unicamp com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Sorbonne) em Paris, e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela EPM-Unifesp.
Atualmente é professor adjunto da UFF e integra os Grupos de Pesquisa CNPq Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS/Unicamp) e o Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Organizações, Saúde, Trabalho e Educação.
É membro da gestão da Associação Brasileira de Ergonomia, onde coordena o Comitê Técnico de Saúde Mental e Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho (CT SMRPRTs). Também atua nos GTs “Saúde do Trabalhador” da ABRASCO, “Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas” da ANPEPP, e “Trabalho, Gestão e Saúde Psicossocial” do Conselho Federal de Psicologia. Sua contribuição inclui envolvimento com o Observatório Nacional de Saúde Mental e Trabalho.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/7999166003053604
Roberto Moraes Cruz
Professor
Psicólogo, especialista em avaliação psicológica, ergonomia e psicologia ocupacional, doutor em engenharia de produção, pós-doutorado em Métodos e Diagnóstico em Psicologia e em Saúde Coletiva. Professor e pesquisador do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.
Líder do Laboratório Fator Humano (UFSC) epesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neuropsicologia em Saúde (Hospital Universitário-UFSC). Linhas de pesquisa: 1) construção e adaptação de métodos einstrumentos de avaliação de processos psicofisiológicos, psicológicos e psicossociais;
2) avaliação de aspectos clínicos e epidemiológicos em saúde notrabalho; avaliação de fatores humanos em ambientes isolados, confinados e extremos (ICE). Consultor em programas de saúde e segurança no trabalho, perito psicólogo na área civil e trabalhista.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/8057719972797248
Maria Nivalda de Carvalho-Freitas
Professora
Atua como docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da UFSJ. Possui mestrado em Educação pela PUC-RJ, doutorado em Administração pela UFMG e pós-doutorado em Psicologia pela University of Greenwich, Inglaterra. Foi professora titular aposentada do Departamento de Psicologia da UFSJ, pesquisadora de Produtividade 2 do CNPq e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia.
Possui experiência prática na área de Recursos Humanos, com 11 anos de atuação, e tem contribuído como revisora e consultora de revistas científicas nacionais e avaliadora de artigos em congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG na área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, além de presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE), suas pesquisas abrangem Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco em temas como diversidade nas organizações, inclusão e gestão do trabalho de pessoas com deficiência, satisfação no trabalho e socialização organizacional.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9726167396041575
Luciana Mourão Cerqueira e Silva
Professora
Doutora em Psicologia (UnB, 2004), Mestre em Administração(UFMG, 1996), graduada em Comunicação Social (UFMG, 1993), em Administração (FAAC, 2009) e em Psicologia (Universo, 2022) e pós-graduada em Comunicação Organizacional (USP, 1997). Estágio pós-doutoral realizado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL,2013).
Atualmente é professora titular do Mestrado e do Doutorado em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO e professora visitante da UERJ. Pesquisadora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Trajetória e Desenvolvimento Profissional -APRIMORA. É bolsista produtividade do CNPq e Cientista do Estado do RJ pela FAPERJ. Orientadora de doutorado.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2558400549506524
Júlia Gonçalves
Professora
Doutora em Psicologia pela UFSC, com ênfase em Psicologia das Organizações e do Trabalho e período sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona. Mestre em Psicologia da Saúde pela UFSM (2014) e especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Gestão de Pessoas e Marketing.
Graduada em Psicologia pela UFN, atua como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, docente na Pós-Graduação e na Graduação em Psicologia na ATITUS Educação, Campus Passo Fundo/RS.
É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Psicossociais nas Organizações e no Trabalho (GePot) e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho. Membro do GT Cultura Organizacional e Saúde no Trabalho da ANPEPP e da Diretoria da SBPOT, suas contribuições abrangem tanto a pesquisa acadêmica quanto a prática profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2807226543002625
Sônia Maria Guedes Gondim
Professora
Possui mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho e doutorado em Psicologia pela UFRJ, além de estágios pós-doutorais na Universidade Complutense de Madri e Cambridge, UK e na Espanha.
Foi professora titular aposentada do Instituto de Psicologia da UFBA, onde também atuou na pós-graduação em Psicologia e no Centro de Estudos Interdisciplinares de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS).
É membro do subcomitê de Psicologia do comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social (CA-PS). Foi vice-diretora do Instituto de Psicologia da UFBA, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), e Secretária Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
Coordena o grupo de pesquisa Emoções, Sentimentos e Afetos em Contextos de Trabalho, onde desenvolve estudos sobre trabalho emocional, regulação emocional, bem-estar no trabalho, competências socioemocionais, criatividade e inovação organizacional.
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9725833775313298
Inscrições Encerradas