A educação, tanto em nível básico quanto superior, tem sofrido fortemente o impacto das novas tecnologias, não apenas na redefinição de processos administrativos, mas principalmente nas relações de ensino e aprendizagem que estão na própria razão de ser dos negócios educacionais.

Se até alguns anos atrás bastava às instituições de ensino montar laboratórios de informática e contratar um profissional para que os alunos tivessem uma experiência digital, hoje enfrentamos uma realidade na qual as crianças e adolescentes que chegam às salas de aula já carregam, através de smartphones, tablets, notebooks e outros devices, esta experiência digital em tempo integral, forçando uma redefinição dos papéis de professores à uma metodologia de ensino mais ativa e propositiva e exigindo das escolas e universidades a criação de uma infraestrutura de rede potente e segura, além da adoção de ferramentas que tornam possível acompanhar as tendências que vão impulsionar mudanças educacionais importantes no segmento.

Mesclar o que há de mais potente do ensino presencial com aquilo que é proporcionado pelas novas tecnologias, utilizando um conjunto de ferramentas gratuitas e comprovadamente eficazes oferecidas através da plataforma Google for Education podem contribuir para melhorar o posicionamento estratégico de instituições de ensino e qualificar docentes para um mercado em permanente mudança.

Baixe o Programa do Curso

Local: Centro de Treinamento - Av. Paulista

  • Conhecer o contexto educacional atual e as perspectivas oferecidas pelas novas tecnologias de informação e comunicação;
  • Entender como as novas tecnologias podem potencializar o aprendizado;
  • Identificar os Recursos Educacionais Abertos disponíveis para os diferentes segmentos educacionais;
  • Aprender a usar as ferramentas Google for Education;
  • Integrar as ferramentas do Google for Education aos processos de ensino e aprendizagem;
  • Promover a integração entre a aprendizagem formal e informal;
  • Desenvolver mecanismos eficientes para a personalização do ensino a partir do uso potente das TIC’s;
  • Repensar o papel dos professores diante dos novos desafios educacionais;
  • Contribuir para a promoção de aprendizagens significativas e para o desenvolvimento da autonomia intelectual dos estudantes;
  • Valorizar o papel ativo dos estudantes em seu desenvolvimento intelectual, para que sejam capazes de aprender a aprender.
  1. Novas tecnologias e educação: tendências e expectativas;
  2. Horizon Report 2018 2;
  3. Inovação disruptiva em Educação;
  4. Padrão de inovação disruptiva em educação;
  5. Mobile Learning; Aprendizagem Centrada no Estudante;
  6. BYOD (BringYour Own Device);
  7. Blended Learning; OER (Open Educational Resources);
  8. Gamificação;
  9. Ferramentas online para ensino e aprendizagem virtual;
  10. Ferramenta de apresentação; Ferramenta de edição de textos;
  11. Ferramenta de elaboração de planilhas eletrônicas;
  12. Ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas (Meet, Hangout, Gmail);
  13. Construtor de sites;
  14. Google Classroom;
  15. Ferramenta de elaboração de questionários para pesquisas e avaliações de aprendizagem (Forms).

Além de uma atividade de treinamento nas ferramentas do Google for Education, o curso tem por finalidade oferecer um contexto mais amplo de discussão acerca do papel das novas tecnologias da informação e comunicação, propiciando ao participante conhecimentos e habilidades que o qualificarão para os novos desafios da profissão docente.

  • Professores de Educação Básica e Ensino Superior  e estudantes que procuram atualização no assunto e  que estão em busca de novos desafios e querem obter maior aprendizado sobre o uso das ferramentas do Google for Education nas escolas em que trabalham.
  • Gestores educacionais que desejam conhecer ferramentas de tecnologias educacionais pedagogicamente potentes e economicamente acessíveis para modernizar suas instituições de ensino.

O corpo docente é formado por professores do Departamento de Engenharia de Produção e de outras unidades da USP e por especialistas e profissionais associados à Fundação Vanzolini, com notório saber nesta área.

COORDENADOR

Prof. João Amato Neto

Livre-docente pela POLI-USP, Pós-doutor em Economia e Administração de Empresas pela Università Ca Foscari di Venezia (Itália), Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela POLI-USP, Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini.

DOCENTES

André Dalphorno

Especialista com certificação internacional em Infraestrutura e Segurança da informação, foi responsável pelo desenvolvimento de projetos internacionais atuando como Arquiteto de soluções em uma das maiores empresas de segurança da informação do mundo. Implantou ferramentas Google for Education e G Suite em diversas instituições de ensino (básico e superior), além de promover a capacitação de professores de nível básico e superior para o uso da tecnologia em sala de aula. No âmbito da segurança da informação, desenvolve e implementa projetos de DATA CENTER que garantem a segurança dos alunos na rede e a integridade dos dados institucionais.

Eduardo de Oliveira

Atua há 12 anos ensinando e capacitando pessoas, especialmente professores, para o uso de tecnologias na educação. Desenvolve projetos de implementação das ferramentas Google for Education para instituições de Ensino. Professor certificado pela Google para o uso de Novas Tecnologias em sala de aula.

Certificado de Atualização emitido pela Fundação Vanzolini

R$1.100,00

1x no boleto ou até 6x no cartão de crédito.

  • Aulas expositivas
  • Estudos de caso
  • ABP – aprendizagem baseada em problemas
  • Atividades práticas e dinâmicas  – mão na massa.

Turma 01 – 18, 19, 20, 21 e 22/03.