Fundação Vanzolini

Compartilhe:

Vanzolini e APM promovem encontros virtuais para gestores

Como inovar na gestão municipal é o objetivo de webinares que discutirão com prefeitos soluções e práticas para a vida nas cidades

Disseminar soluções já implementadas pelo setor público e que podem ser desenvolvidas por gestores municipais na área de Desenvolvimento e Assistência Social é o objetivo da terceira edição da série de webinares “Como inovar na gestão municipal?”. Os encontros mensais promovidos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) e Associação Paulista de Municípios (APM) reúnem gestores, prefeitos, secretários e parlamentares para trocar experiências sobre ações que podem melhorar a vida dos cidadãos.

A edição de 29 de julho, que debaterá o tema O Desenvolvimento Social transforma vidas, terá a participação da Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e membro do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social, Célia Parnes; do sociólogo, ex-Deputado Federal e ex-Secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Floriano Pesaro; e da cientista política, doutora em Serviço Social e ex-Secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant de Carvalho.

Especialistas que conhecem a realidade das cidades paulistas e vão relatar ações que podem reduzir a vulnerabilidade social e apoiar os mais pobres durante a pandemia.
A população de rua na cidade de São Paulo, por exemplo, saltou de 15.905, em 2015, para 24.344 em 2019 – um aumento de 53%, segundo censo realizado pela Prefeitura. E esse número vem crescendo durante a pandemia. “Essa população precisa de acolhimento. Uma das nossas missões é articular, mediar as oportunidades que possam existir no município, na sua região, oportunidades de integração à educação, de acesso aos serviços de saúde, moradia, ao emprego, à inclusão produtiva”, afirma Maria do Carmo Brant de Carvalho.

Com o aumento do número de pessoas em situação de risco, cresce também a preocupação com a infância, um dos pilares da atuação de Floriano Pesaro quando foi Secretário Municipal. Ele é um dos criadores do programa São Paulo Protege, que tirou três mil crianças das ruas entre 2005 e 2008. “Precisamos romper com o ciclo de miséria e pobreza. O trabalho infantil rouba o que a criança tem de mais precioso: o direito de ser e de viver como criança!”

Na esfera do governo estadual, a Secretária Célia Parnes irá mostrar ações como o programa Acolhe São Paulo, lançado recentemente. “Famílias que fazem parte do cadastro único, com renda de até três salários mínimos e que perderam algum parente vítima da Covid-19, podem receber o auxílio de 1.800 reais em seis parcelas, a partir de julho.”

A mediação da webinar será do presidente da APM, Fred Guidoni, e do consultor da FCAV, Daniel Annenberg, dois nomes com passagens por administrações públicas que trazem contribuições ao debate.

Serviço
Webinar “Como inovar na gestão municipal?”
Tema: O Desenvolvimento Social transforma vidas
Data: 29/07/2021
Horário: 10:00 às 11:30 h
Onde: ZOOM (participantes inscritos), e no Youtube e Facebook da APM.
Inscriçãowww.apaulista.org.br

Evento já realizado
Quando?
29/07 (Quinta-feira)
Qual horário?
10:00 - 11:30