Fundação Vanzolini

Compartilhe:

Como tornar sua cidade inteligente?

Muito se fala sobre cidades inteligentes (smart cities, em inglês), mas o que isso significa na prática? Que tipo de transformações são necessárias para que uma cidade possa ser considerada inteligente? Qual o impacto dessas transformações nos serviços urbanos?

Evidentemente, não há uma solução de cidade inteligente que seja boa e efetiva em qualquer contexto. “Para que essas iniciativas de cidade inteligente melhorem a vida das pessoas, é fundamental que conheçamos a fundo a realidade das nossas cidades, que não são todas iguais entre si”, comentou Daniel Annenberg, um dos criadores do Poupatempo, ex-secretário de Inovação e Tecnologia do município de São Paulo e que, atualmente, é consultor FCAV e professor do curso Implementando Cidades Inteligentes e Humanas. Se conhecer a realidade de cada local é essencial para pensar a construção de uma tornar uma cidade inteligente, nada melhor do que a participação de cidadãos e cidadãs neste processo.

No curso Implementando Cidades Inteligentes e Humanas, que também conta com professores como Marianna Sampaio, ex-secretária adjunta de Inovação e Tecnologia em São Paulo, e outros especialistas da área, os alunos poderão discutir e desenvolver suas próprias estratégias para a construção de uma cidade inteligente. Também serão abordadas as ferramentas necessárias para que a discussão sobre cidades inteligentes possa ser feita em conjunto com a população de cada local.

É importante sempre ter em mente que a construção de uma cidade inteligente é uma tarefa de longo prazo. “Para atingir tudo isso, as cidades precisam ter autonomia, senso de prioridade, estratégias de desenvolvimento, planejamento de longo prazo e compromisso com a promoção de direitos para toda a população”, finalizou Annenberg.

Mesmo ciente de que o caminho a ser percorrido é longo, já há alguns exemplos de boas práticas no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, o Empreenda Fácil otimizou o tempo de abertura e fechamento de empresas de baixo risco. O DescomplicaSP e a central de atendimento SP156 melhoraram o atendimento ao cidadão e à cidadã, seguindo o emblemático exemplo do Poupatempo.

Esses e outros casos serão apresentados no webinar Implementando Cidades Inteligentes e Humanas, com Daniel Annenberg e Marianna Sampaio, que acontecerá no dia 9 de setembro.

Evento já realizado
Quando?
09/09 (Quinta-feira)
Qual horário?
19:00 - 20:00