Fundação Vanzolini

AQUA-HQE está alinhado ao conceito ESG e contribui com metas da ONU para desenvolvimento sustentável

24 de setembro de 2021 | 4min de leitura
Compartilhe:

A aplicação de boas práticas ambientais nas empresas é algo que ganha cada vez mais espaço e adesão. Porém, contar apenas com as atividades voltadas para a sustentabilidade é algo que ficou no passado com a popularização de termos como ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, em inglês) e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que contam com especificações presentes na certificação AQUA-HQE, voltada para construção de alta qualidade ambiental e aplicada exclusivamente pela Fundação Vanzolini no Brasil.

AQUA-HQE e as metas do ESG

Sigla de Environmental, Social And Governance, o termo ESG surgiu em 2005 no relatório Who Cares Wins (Ganha quem se importa, em tradução livre), após iniciativa da ONU com instituições financeiras para que fossem criadas orientações e recomendações sobre a inclusão de questões ligadas ao meio ambiente, sociedade e governança na gestão de ativos. Entretanto, o termo ganhou destaque em 2021, após a publicação da carta anual de Larry Fink, diretor-executivo da maior gestora financeira do mundo, a BlackRock. Nela, Fink afirmava que a sustentabilidade seria critério para as decisões de investimentos da gestora e que empresas sem comprometimento com o tema estavam sujeitas a ficarem sem capital.

Sistemas que possibilitam a economia de água são alguns dos pontos que a certificação AQUA contribui com o ESG

No que diz respeito ao aspecto ambiental do ESG, o AQUA contribui em pontos que abrangem todo o ciclo de vida do edifício, como a aceitação de sistemas que possibilitam a economia de água, energia e outros recursos com gestão de resíduos, ao adaptar e flexibilizar o uso do prédio no atendimento às demandas futuras, como as necessidades de manutenção e reformas. A análise dos impactos ambientais que o empreendimento pode trazer ao entorno e as formas de minimizar possíveis efeitos negativos, ao incentivar programas de diminuição do uso de matéria-prima e recursos no canteiro de obras, onde os agentes buscam metas de menor geração de resíduos, com a escolha consciente de matéria-prima, levando em conta a origem e o processo produtivo do insumo.

Já no aspecto social do ESG, a certificação pode contribuir de maneira eficaz ao determinar que a edificação assegure um ambiente saudável às pessoas que ali frequentam, considerando a qualidade do ar, da água e dos espaços. Além disso, ela deve proporcionar ao usuário conforto térmico, visual, de luminosidade e olfativo. Outro aspecto que deve ser observado é a preocupação das empresas com questões ambientais e trabalhistas em torno da formalidade na cadeia produtiva. Esse cuidado deve ser comunicado e repassado a todos os agentes da cadeia produtiva como fornecedores, colaboradores e prestadores.

Quando se trata do quesito governança, o AQUA-HQE propõe um sistema de gestão do empreendimento que garante um planejamento e controle, começando na concepção do produto imobiliário. Esse sistema de gestão segue os referenciais baseados em normas internacionais como a ISO 9001 e a ISO 14001.

AQUA-HQE e os ODS da ONU

Já os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e metas globais da ONU são 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Para que a Agenda 2030 seja cumprida, todos os 14 tópicos a serem conquistados pelo empreendimento certificado AQUA são correlacionados com um ou mais objetivos da ONU.

Os 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável fazem parte das ações da Agenda 2030