Descubra como a Inteligência Artificial está moldando o futuro dos negócios, promovendo modernização, eficiência e vantagem competitiva para as empresas que abraçam a transformação digital
O mundo mudou e a transformação digital é um dos principais motores dessa nova engrenagem. As novas tecnologias têm transformado a forma como vivemos, nos relacionamos e trabalhamos. Entre as inovações, a Inteligência Artificial é uma das que mais impactam os negócios.
A IA desempenha um papel crucial nas empresas, permitindo que elas se adaptem às rápidas mudanças do mercado e se tornem cada vez mais competitivas.
Com foco na abordagem sobre os impactos da Inteligência Artificial no mundo dos negócios, preparamos este artigo que explora como o módulo “Impactos da transformação digital”, do novo MBA em Estratégia e Inovação com Aplicação de IA, da Fundação Vanzolini, pode preparar os alunos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem com a modernização tecnológica nos negócios.
Acompanhe a leitura!
O conceito de transformação digital está relacionado aos processos que integram o uso da tecnologia digital para melhor desempenho, otimização de resultados e mudanças de processos nas mais diversas esferas da sociedade.
No mundo dos negócios, a transformação digital incorpora novas tecnologias com o propósito de melhorar o desempenho da empresa e agregar valor aos seus produtos e resultados.
Assim, por meio das ferramentas da transformação digital e das mudanças provocadas por ela, as empresas tendem a se tornar mais modernas, competitivas e alinhadas com as demandas e expectativas dos consumidores do mundo atual, altamente conectados e digitais.
Vale ressaltar ainda que a transformação digital envolve muito mais do que tecnologias inovadoras, ela convida também para uma atualização do comportamento e modo de pensar corporativo, envolvendo e convocando pessoas para práticas alinhadas a esse novo tempo.
Dentro do conceito de transformação digital está a Inteligência Artificial, um elemento crucial para a modernização dos negócios, e que tem causado impactos positivos nos negócios.
A IA é capaz de colaborar com a redução de custos, automatização de atendimentos e otimização de estratégias de vendas, entre outros, tornando as empresas mais competitivas.
Além disso, a inovação também colabora com ações sustentáveis e ambientais, posicionando melhor as marcas dentro e fora do país.
De acordo com o estudo Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, divulgado no ano passado, mais de 75% das empresas pretendem incorporar a IA em seus negócios nos próximos anos.
Na prática, a IA pode atuar na modernização de várias áreas da empresa, transformando a forma como interagem, comunicam e operam. Veja só:
Com recursos da IA, é possível fazer uso dos chamados chatbots, tecnologia capaz de simular uma conversação, fornecendo respostas rápidas e precisas às perguntas mais comuns dos clientes. O uso da IA para o atendimento ao cliente torna o serviço mais ágil, dinâmico e permite triagens e encaminhamentos para departamentos apropriados.
Como exemplo, temos o Rock in Rio que, nas últimas edições, contou com o chatbot Roque, que trabalhou em tempo real, respondendo a 3 milhões de mensagens e ajudando as pessoas a acessarem todas as informações sobre o evento.
No caso de vendas e marketing, a IA pode ser usada para prever comportamentos, personalizar campanhas e analisar dados do consumidor. Outra forma de modernização por meio da IA é a capacidade de gerenciar a cadeia de suprimentos, evitando excessos, faltas e reduzindo desperdícios.
Quando se tratam de operações nos negócios, a IA pode ser usada para otimizar a cadeia de suprimentos, prever e prevenir falhas em equipamentos, melhorar a eficiência energética e reduzir custos. Como exemplo prático, temos a empresa Caterpillar, fabricante de equipamentos de construção e mineração, que digitaliza todos os seus produtos.
Assim, ela recebe alertas antecipados de problemas e consegue prever quando uma máquina vai quebrar, antecipando soluções para os clientes.
Já na área de finanças, a IA pode ser uma aliada importante para análises de investimentos, identificação de fraudes e riscos e previsão de desempenho financeiro futuro.
Para se beneficiar da IA e ou outras inovações que fazem parte da transformação digital nos negócios, é essencial estar preparado.
Líderes, gestores e profissionais devem estar capacitados e com domínio das habilidades necessárias para lidar com as ferramentas e mudanças de postura e pensamento da era digital.
As habilidades digitais são importantes, mas as habilidades interpessoais e comportamentais também fazem parte da lista de requisitos para uma boa performance nos dias de hoje.
Vale lembrar que as novas tecnologias só alcançam seus méritos se, por trás delas, houver pessoas com capacidade de pensar e atuar estrategicamente e também de maneira ética. Na Terceira Revolução Industrial – ou Revolução Informacional -, a máquina não substitui o ser humano, mas atua em sintonia com ele.
Por essa razão, a Fundação Vanzolini conta com o módulo “Impactos da transformação digital” em seu curso de MBA em Estratégia e Inovação com Aplicação de IA, que tem como foco o desenvolvimento de habilidades dos alunos, para que possam conduzir a transformação digital nos espaços organizacionais que ocupam.
Diante das rápidas mudanças no mundo todo na forma de produzir, gerir e consumir, é fundamental que os profissionais de agora – sejam eles fundadores, gestores ou executivos, interessados em tecnologia e inovação – desenvolvam habilidades em estratégia digital e IA para aplicar em suas empresas e carreiras.
O MBA da Fundação Vanzolini em Estratégia e Inovação com Aplicação de IA capacita o profissional para enfrentar os desafios atuais do mercado com uma abordagem prática, moderna e orientada para a inovação.
Com o diferencial de uma formação voltada para IA e seus impactos nos negócios, o curso é projetado para que o aluno domine as estratégias atuais, desenvolvendo uma visão inovadora para criar e liderar soluções em um mundo cada vez mais competitivo.
Desse modo, a formação capacita e prepara os profissionais para que, por meio da IA, possam realizar transformações digitais em seus negócios, modernizando, potencializando e automatizando as atividades para obterem um melhor desempenho no mercado.
Por fim, para gestores, líderes, executivos e pessoas interessadas em inovação, é essencial compreender a importância de estar preparado para as mudanças tecnológicas que atravessam e afetam os negócios nesta era digital.
Se você deseja fazer parte desse momento de transformação digital e liderar equipe e projetos por meio dos mais avançados recursos tecnológicos e estratégicos, saiba mais sobre o MBA em Estratégia e Inovação com Aplicação de IA, da Fundação Vanzolini.
Até o próximo!
Fontes: