Fundação Vanzolini

Fundação Vanzolini apoia plataforma gratuita de formação profissional

Postado em Soluções | 24 de agosto de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

Portal Cate oferece cursos e conteúdos em cinco eixos temáticos, de gastronomia a economia criativa

Um hub que trata a política de emprego e renda de forma transversal, inspirando aquela ou aquele que ainda não enxerga o seu lugar no mundo do trabalho; oferecendo qualificação e também crescimento pessoal. É assim que o Portal Cate, Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, pode ser definido.

A plataforma foi uma iniciativa da Secretária Aline Cardoso, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo. Atualmente, oferece 115 cursos gratuitos e certificados, além de conteúdos e dicas para contribuir para a geração de renda da população e aumentar as chances de todas as pessoas que procuram uma vaga ou desejam crescer no mercado de trabalho. Basta fazer um cadastro!

Desde 2019, o Portal Cate conta com o apoio da área de Gestão em Tecnologias da Educação (GTE), da Fundação Vanzolini, responsável desde a concepção da plataforma, passando pela produção dos conteúdos, monitoramentos dos resultados, até a interação com os usuários.

Além disso, 25 cursos foram produzidos pela GTE exclusivamente para o portal. O impacto dessa parceria pode ser comprovado pelo número de certificados emitidos, cerca 172 mil, um reflexo do envolvimento do público com os materiais oferecidos.

Emprego e renda

“Com o desemprego sendo uma das pautas mais em voga e desafiadoras para as políticas públicas atualmente, o Portal Cate se torna ainda mais relevante, oferecendo três possibilidades de geração de renda: o emprego formal, o empreendedorismo e o cooperativismo/associativismo”, comenta Beatriz Ferraz, uma das gestoras responsáveis pelo projeto na GTE, sobre os materiais disponíveis para os usuários na plataforma.

Fora os cursos, as pessoas também podem encontrar dicas sobre o processo de abertura de uma empresa, informações sobre taxas e impostos ou como se tornar um artesão para participar de feiras e vender artigos em espaços públicos. Tudo para fomentar a veia empreendedora da população e a geração de renda.

Apesar de a taxa de desemprego no Brasil ter recuado de 11,1% para 9,3% no segundo trimestre de 2022, de acordo com dados do IBGE, 10,1 milhões de brasileiros seguem sem uma vaga formal no mercado de trabalho. Buscar caminhos para reverter esse cenário é urgente.

Cursos mais buscados

Os cursos ofertados pelo Portal Cate contemplam uma grande diversidade de temas, divididos em seis áreas de cobertura consideradas atuais e com demanda no mercado, seja para aqueles que querem abrir um negócio ou que buscam um emprego formal. São elas:

  • Gestão, empreendedorismo e trabalho;
  • Economia criativa;
  • Saúde e bem-estar;
  • Meio ambiente e sustentabilidade;
  • Tecnologia;
  • Gastronomia.

Quando o assunto é formação, os cursos que mais atraem inscritos são:

  • Assistente administrativo;
  • Técnicas de expressão;
  • Excel 2010;
  • Preciso trabalhar, e agora?;
  • Prevenção de perdas;
  • Princípios básicos da gastronomia.

“Os cursos são livres, autoinstrucionais e gratuitos. Apesar de serem voltados para os munícipes de São Paulo, qualquer um pode acessar, basta realizar um cadastro no Portal Cate”, conta Lais Schalch, uma das gestoras responsáveis pelo projeto. Sobre integrar o time que pensa e atua na iniciativa, ela completa: “É enriquecedor poder fazer parte deste trabalho, que proporciona tudo isso para a população mais vulnerável e que mais necessita desses serviços”.

O entusiasmo com as oportunidades que esse trabalho em conjunto tem gerado para a população também é compartilhado pela SMDET. “Temos a satisfação de realizar projetos que, com certeza, impactam de alguma forma a vida de muitos moradores da capital, e esperamos no futuro impactar ainda mais. Agradecemos a FCAV por essa cooperação e celebramos seus frutos com muito orgulho, na expectativa de conquistarmos ainda mais”, ressalta Felipe Henrique, assessor técnico de Gabinete da SMDET, e Lucas Ambrósio, assistente de Gestão de Políticas Públicas.

Quer saber mais sobre os cursos e conteúdos oferecidos? Acesse https://cate.prefeitura.sp.gov.br/