Fundação Vanzolini

Fundação Vanzolini inicia projeto de saneamento básico nos municípios paulistas

Postado em Pesquisa | 4 de fevereiro de 2022 | 2min de leitura
Compartilhe:

No dia 17 de janeiro, a Fundação Vanzolini recebeu membros da Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde em São Paulo (Suest/SP), de universidades e demais autoridades com foco em saneamento básico para dar início ao Projeto Estratégia Territorializada de Atuação Governamental.

Com a parceria entre a FCAV e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), o objetivo do Projeto é fazer um levantamento da situação do saneamento rural nas 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) que abrangem os municípios paulistas. A princípio, serão promovidos 16 eventos de apresentação das atividades contratadas para o apoio à gestão em saneamento rural e os levantamentos técnicos preliminares para o diagnóstico da atual situação do saneamento rural em todos os 645 municípios do Estado.

“Essa reunião tem como objetivo promover um intercâmbio entre a Funasa, membros do setor privado e do meio acadêmico para criar soluções que atenderão às necessidades de saneamento nas áreas rurais do estado de São Paulo”, comentou Ronaldo S. Camargo, superintendente estadual da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que apresentou os desafios de gestão na Suest/SP e o que é preciso para avançar na questão de saneamento em São Paulo.

Encontro deu start na parceria entre a FCAV e a Funasa Foto: Lucca Decia – Funasa

Chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) da Suest/SP, Adam Pinto apresentou o Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR), o cronograma do projeto em todos os municípios paulistas e comentou sobre a importância desse trabalho: “mostrar que a Funasa está presente e é parceira dos municípios. Apresentamos o trabalho, as recomendações necessárias e a Vanzolini nos ajuda na intermediação”

“Queria agradecer a confiança que Funasa depositou em nós. Nossa ideia é, justamente, podermos, independente do fórum, melhorar o serviço de saneamento junto aos colaboradores da área”, ressaltou Caio Fontana, representante da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, sobre a interação entre entidades no evento desta tarde.

As primeiras visitas do projeto foram iniciadas em 27 de janeiro e devem continuar até o dia 11 de março. Com elas, espera-se que nove produtos sejam apresentados, com as necessidades e as soluções desenvolvidas para cada região demarcada.

Notícias Relacionadas