A Inteligência Artificial chegou à mesa da diretoria e os executivos de alto escalão enfrentam agora o desafio de liderar a transformação digital e lidar com os impactos da inovação nos negócios.
A IA passou de novidade à ferramenta essencial para decisões estratégicas, e, por esse motivo, os profissionais C-Level têm sentido cada vez mais a necessidade de incluir o aprendizado tecnológico em suas prioridades.
Como resposta a essas novas demandas, o MBA em Estratégia e Inovação com Aplicação de IA, da Fundação Vanzolini, foi desenvolvido para capacitar gestores a enfrentar os desafios atuais do mercado, com uma abordagem prática, moderna e orientada para a inovação.
Quer saber como? Siga a leitura deste artigo!
Segundo uma pesquisa realizada pela Logicalis, com 246 executivos, em cinco países da América Latina – Argentina, Chile, Colômbia, México e Brasil (sendo a maioria,125, só no Brasil) -, 73% dos entrevistados afirmam que as organizações não têm profissionais especializados em IA.
Ainda de acordo com o levantamento, no Brasil, 36% dos executivos apontam que a cultura organizacional atual e a resistência à mudança são inibidores da implementação da tecnologia, empatado com um orçamento limitado. A pesquisa foi publicada no jornal Valor Econômico.
A partir dela, é possível olhar para os principais entraves na adoção da IA no C-Level:
Um MBA voltado para inovação faz toda diferença na formação de profissionais capacitados, oferecendo ferramentas e estratégias, além de promover uma visão diferenciada para criar e liderar soluções em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.
Mudar a forma de atuar não é simples, e um dos principais desafios da transformação digital é superar receios e resistências em relação às tecnologias. Para tratar dessa questão, o MBA da Fundação Vanzolini conta com módulos focados em gestão de mudanças e letramento em IA, como facilitação da mudança organizacional, inovação e responsabilidade corporativa.
O orçamento para implementar as ferramentas de inovação como a IA pode ser um obstáculo para as empresas. Assim, é fundamental contar com conhecimento e argumentos para estruturar e justificar projetos de IA.
Nesse caso, o MBA oferece recursos para que profissionais C-Level possam desempenhar uma gestão estratégica, capaz de permitir que o investimento em inovação reflita em mais produtividade, lucratividade e competitividade.
Ninguém nasce sabendo, assim, diante da velocidade com que a tecnologia vem sendo aprimorada, o conhecimento e a atualização constante são chaves para abrir portas no mercado e no mundo do trabalho.
Dessa forma, as lideranças da era digital precisam dominar conceitos básicos e estratégicos de IA para que possam, então, promover uma cultura organizacional orientada a dados. E o caminho para isso é uma formação específica, voltada para o desenvolvimento de líderes antenados com as demandas da atualidade.
Para entender como a IA vem transformando as organizações e exigindo dos executivos mais investimento e atenção, destacamos o exemplo do Magalu.
De acordo com o diretor de inteligência artificial, Caio Gomes, seu cargo é algo novo, recentemente criado para liderar o desafio de centralizar e acelerar o desenvolvimento do que foi batizado de ‘cérebro da Lu’ – nome da inteligência artificial generativa da marca -, que vai transformar a forma como os clientes interagem com a empresa, antes, durante e após as compras.
Gomes acredita que a IA é importante para o Magalu por conta das possibilidades de otimização de estoques e automação de operações, como atendimento via chatbots, processamento de pedidos e gestão de preços. “Além de análises para decisões de negócio e identificação de tendências de consumo”, diz.
Outro exemplo de IA na prática vem da Vivo e da sua plataforma chamada de Vivo.IA, finalizada no ano passado e que “embarca” todos os sistemas da categoria. “Ela garante o reuso de aplicações e permite criar uma base de conhecimento sobre os processos de negócios”, explica a diretora de dados e IA da operadora, Adriana Lika.
Ela afirma ainda que, além da gestão da mão de obra e do alinhamento estratégico com os objetivos da companhia, as lideranças do setor não podem ignorar o peso da cultura organizacional no avanço da nova tecnologia. “[É preciso] fomentar uma cultura orientada a dados, capacitando as equipes para a adoção da IA, e com o letramento de executivos, incluindo os do C-Level”, alerta.
Dessa forma, podemos ver a aplicação da IA em diferentes setores e a importância de executivos antenados e prontos para liderar a inovação nas organizações.
Os exemplos citados acima são alguns casos de sucesso de aplicação da IA. No entanto, como falamos anteriormente, ainda há resistência e desafios para que a inovação seja, de fato, incorporada nas empresas.
De acordo com a pesquisa da Logicalis, entre os principais obstáculos para viabilizar a integração da IA nas organizações está a capacidade de avaliar projetos em termos de retorno e benefícios, indicado por 36% das lideranças no Brasil, e obter orçamentos para bancar os trabalhos (26%).
Sendo assim, é fundamental que os executivos compreendam as especificidades do mercado brasileiro para que possam, então, encontrar soluções sob medida para suas demandas.
No MBA em Estratégia e Inovação com Aplicação de IA são abordadas essas nuances de contextos, cenários e perspectivas nacionais, para que as ferramentas sejam aplicadas de acordo com a realidade do Brasil.
A formação da Fundação Vanzolini para C-Level foca na necessidade de formar líderes capazes de adaptar soluções globais para a realidade local.
Projetado para que você domine as ferramentas e as estratégias com uso da IA, o curso promove uma visão diferenciada para executivos criarem e liderarem soluções inovadoras em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.
Então, se você quer estar preparado para liderar o futuro com IA, conheça nosso MBA em Estratégia e Inovação com Aplicação de IA e transforme desafios em oportunidades de negócios. O sucesso tecnológico espera por você!
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Fontes: