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Management 3.0: um conceito para valorizar pessoas e times

22 de dezembro de 2022 | 5min de leitura
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Uma solução que almeja alcançar uma gestão mais ágil e horizontal. Com o Management 3.0, o gerenciamento chega a sua terceira geração com uma nova visão de gestão, superando as complexidades de ambientes em constante evolução.

O foco do Management 3.0 é energizar as pessoas durante a gestão, a partir de noções que priorizam o relacionamento e o clima no ambiente de trabalho. Trata-se de um movimento inovador de liderança, que define o gerenciamento como responsabilidade de um grupo de pessoas.

O holandês Jurgen Appelo é quem criou o conceito de Management 3.0. Segundo seu livro, o método de gestão baseia-se em sua vivência na carreira como Agile Manager. Para ele, a equipe de uma empresa passa a ser entendida como uma rede social de trabalho, priorizando o crescimento consciente da organização.

 

Princípios do Management 3.0

O novo conceito consiste em dar mais liberdade para que os funcionários cultivem sua autonomia, cumprindo responsabilidades que condizem com sua expertise e adaptando os processos de acordo com suas preferências. Tudo isso ocorre em formato horizontal, em que todos têm o que ensinar e aprender.

Appelo sugere aplicar seis visões para o sucesso na gestão de equipes:

 

Energizar pessoas

O engajamento é muito importante para se obter sucesso. A estratégia é engajar as pessoas e motivá-las a serem sempre criativas e fazerem o seu melhor.

Desenvolver competências

Capacitar os colaboradores e criar equipes multidisciplinares é uma forma de estimular competências, o que contribui para o êxito de um projeto.

Empoderar pessoas

Auto-organização é uma palavra de ordem e, para tanto, as pessoas precisam de autorização e confiança da gestão.

Alinhar restrições

Mesmo com os incentivos à autonomia, é fundamental estabelecer regras para que excessos não se tornem tóxicos para a empresa.

Aumentar as estruturas

Incentiva-se o crescimento consciente do negócio, com foco na qualidade e na comunicação entre os times, facilitando sua interlocução.

Melhorar tudo

Constantemente, a busca por melhorias e superação de erros deve ser enxergada como oportunidade de avanço na gestão. Com isso, é possível alavancar o negócio de forma sustentável.

 

Como iniciar a aplicação do Management 3.0?

As possibilidades são diversas quando o assunto é valorizar pessoas e times. O objetivo da aplicação do Management 3.0 é criar um ambiente onde todas as pessoas são responsáveis pelo sucesso do negócio.

Vale lembrar que o Management 3.0 é um conceito e não uma metodologia. Portanto, não se faz necessário aplicar todas as visões ao mesmo tempo.

Nesse processo, a equipe decide a forma como as tarefas são realizadas, reformulando a verticalidade do sistema de gestão. Para impulsionar a produtividade, pode-se elencar um guia de implementação simples e eficaz, baseado nas seis visões de Appelo, entre elas:

  • Estimular uma cultura de trabalho propicia a contribuições;
  • Recompensar o bom desempenho e reconhecer as conquistas;
  • Alinhar periodicamente as expectativas de cada um;
  • Flexibilizar a hierarquia em situações de geração de ideias;
  • Criar times interdisciplinares e autônomos.

No Management 3.0, reconhecer esforços e valorizar pessoas deve ser um dos objetivos das novas formas de ver a gestão. Para Jurgen Appelo, funcionários valorizados estão mais propensos a alcançar altos níveis de produtividade.

 

O que as empresas ganham?

Ao contrário dos modelos anteriores de gestão, o Management 3.0 permite uma comunicação horizontal, que valoriza a opinião de todos os colaboradores, sem distinção de cargo ou influência dentro da empresa.

Entre outros fatores positivos estão a integração das equipes, o bom clima organizacional, o fortalecimento do fit cultural – o alinhamento entre os valores da empresa e do candidato -, além da produtividade, uma vez que os conceitos do Management 3.0 enaltecem o papel de cada um para garantir o sucesso da empresa.

O engajamento dos funcionários, que trabalham mais motivados nesse novo cenário, resulta em entregas melhores. Dessa forma, a eficiência nos resultados ocorre por meio de processos mais ágeis. E com a transparência desse modelo de gestão, é possível saber quais estratégias estão funcionando de forma eficaz.

 

Como obter um certificado internacional em Management 3.0?

O curso Management 3.0 – Foundation da Fundação Vanzolini aborda os princípios, jogos, ferramentas e práticas do Management 3.0, com o objetivo de ajudar gestores a se tornarem melhores líderes, a aumentar a produtividade da equipe, nutrindo a inovação e motivando a mudança da cultura da organização, tornando-a mais ágil e aumentando a felicidade no trabalho.

Todos os módulos do curso apresentam ferramentas e jogos práticos, como Personal Maps, Delegation Poker, Moving Motivators, Team Competence Matrix, entre outros. O programa também contempla o uso de Lego® Serious Play® nas atividades práticas. Visite a página do curso Management 3.0 – Foundation e saiba mais.

Fontes:
FIA
Rock Content
Método Ágil

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