Uma solução que almeja alcançar uma gestão mais ágil e horizontal. Com o Management 3.0, o gerenciamento chega a sua terceira geração com uma nova visão de gestão, superando as complexidades de ambientes em constante evolução.
O foco do Management 3.0 é energizar as pessoas durante a gestão, a partir de noções que priorizam o relacionamento e o clima no ambiente de trabalho. Trata-se de um movimento inovador de liderança, que define o gerenciamento como responsabilidade de um grupo de pessoas.
O holandês Jurgen Appelo é quem criou o conceito de Management 3.0. Segundo seu livro, o método de gestão baseia-se em sua vivência na carreira como Agile Manager. Para ele, a equipe de uma empresa passa a ser entendida como uma rede social de trabalho, priorizando o crescimento consciente da organização.
O novo conceito consiste em dar mais liberdade para que os funcionários cultivem sua autonomia, cumprindo responsabilidades que condizem com sua expertise e adaptando os processos de acordo com suas preferências. Tudo isso ocorre em formato horizontal, em que todos têm o que ensinar e aprender.
Appelo sugere aplicar seis visões para o sucesso na gestão de equipes:
O engajamento é muito importante para se obter sucesso. A estratégia é engajar as pessoas e motivá-las a serem sempre criativas e fazerem o seu melhor.
Capacitar os colaboradores e criar equipes multidisciplinares é uma forma de estimular competências, o que contribui para o êxito de um projeto.
Auto-organização é uma palavra de ordem e, para tanto, as pessoas precisam de autorização e confiança da gestão.
Mesmo com os incentivos à autonomia, é fundamental estabelecer regras para que excessos não se tornem tóxicos para a empresa.
Incentiva-se o crescimento consciente do negócio, com foco na qualidade e na comunicação entre os times, facilitando sua interlocução.
Constantemente, a busca por melhorias e superação de erros deve ser enxergada como oportunidade de avanço na gestão. Com isso, é possível alavancar o negócio de forma sustentável.
As possibilidades são diversas quando o assunto é valorizar pessoas e times. O objetivo da aplicação do Management 3.0 é criar um ambiente onde todas as pessoas são responsáveis pelo sucesso do negócio.
Vale lembrar que o Management 3.0 é um conceito e não uma metodologia. Portanto, não se faz necessário aplicar todas as visões ao mesmo tempo.
Nesse processo, a equipe decide a forma como as tarefas são realizadas, reformulando a verticalidade do sistema de gestão. Para impulsionar a produtividade, pode-se elencar um guia de implementação simples e eficaz, baseado nas seis visões de Appelo, entre elas:
No Management 3.0, reconhecer esforços e valorizar pessoas deve ser um dos objetivos das novas formas de ver a gestão. Para Jurgen Appelo, funcionários valorizados estão mais propensos a alcançar altos níveis de produtividade.
Ao contrário dos modelos anteriores de gestão, o Management 3.0 permite uma comunicação horizontal, que valoriza a opinião de todos os colaboradores, sem distinção de cargo ou influência dentro da empresa.
Entre outros fatores positivos estão a integração das equipes, o bom clima organizacional, o fortalecimento do fit cultural – o alinhamento entre os valores da empresa e do candidato -, além da produtividade, uma vez que os conceitos do Management 3.0 enaltecem o papel de cada um para garantir o sucesso da empresa.
O engajamento dos funcionários, que trabalham mais motivados nesse novo cenário, resulta em entregas melhores. Dessa forma, a eficiência nos resultados ocorre por meio de processos mais ágeis. E com a transparência desse modelo de gestão, é possível saber quais estratégias estão funcionando de forma eficaz.
O curso Management 3.0 – Foundation da Fundação Vanzolini aborda os princípios, jogos, ferramentas e práticas do Management 3.0, com o objetivo de ajudar gestores a se tornarem melhores líderes, a aumentar a produtividade da equipe, nutrindo a inovação e motivando a mudança da cultura da organização, tornando-a mais ágil e aumentando a felicidade no trabalho.
Todos os módulos do curso apresentam ferramentas e jogos práticos, como Personal Maps, Delegation Poker, Moving Motivators, Team Competence Matrix, entre outros. O programa também contempla o uso de Lego® Serious Play® nas atividades práticas. Visite a página do curso Management 3.0 – Foundation e saiba mais.
Fontes:
FIA
Rock Content
Método Ágil
Este conteúdo foi útil pra você? A Fundação Vanzolini oferece um amplo conjunto de cursos, com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório sobre Gestão Ágil.