Fundação Vanzolini

O que é liderança situacional e como praticá-la

14 de agosto de 2024 | 7min de leitura
Compartilhe:

Liderança situacional: o que é, quais são os benefícios e como aplicá-la

Não há como ter colaboradores competentes e motivados sem uma liderança eficaz, portanto, a equipe é o espelho da gestão. Nesse contexto, a liderança situacional é um modelo de gestão elaborado para ser eficiente em todas as situações e perfis de profissionais possíveis.

Ao entender a variedade de circunstâncias e de estilos de equipe, surge a necessidade de adaptar o estilo de liderança às diferentes situações e necessidades dos colaboradores.

Neste artigo, para efetivar a adaptação e, com ela, seus proveitos, apresentamos todos os detalhes sobre o tipo de gestão situacional capaz de aumentar a competência e os resultados da instituição.

O que é liderança situacional?

Esse modelo de liderança tem aspectos específicos que o caracterizam. Para entendê-lo melhor, conheça os três principais:

Flexibilidade

O líder adapta seu estilo de liderança conforme as necessidades da situação institucional e as características dos colaboradores. A soma da situação mais o perfil dos liderados resulta em um ajuste de liderança capaz de beneficiar a empresa, tornando a liderança mais eficaz.

Estilos de liderança variáveis

Aliderança em questão envolve quatro estilos principais de influência:

  • Direção (diretiva): alta direção e baixa relação. Usada quando os membros da equipe são inexperientes ou inseguros e, por isso, o líder os direciona para o melhor desenvolvimento das atividades;
  • Treinamento (coaching): alta direção e alta relação. Aplicada quando os liderados têm competências para exercer as atividades, mas ainda necessitam de certa orientação e incentivo;
  • Apoio (apoiante): baixa direção e alta relação. Utilizada quando os colaboradores são competentes, mas por motivos específicos, podem precisar de suporte emocional ou motivacional para cumprir as tarefas e aumentar a produtividade;
  • Delegação (delegativo): baixa direção e baixa relação. Ideal quando os membros da equipe são altamente competentes e motivados, não sendo necessária a ação vigorosa do líder.

Foco na maturidade dos liderados

A maturidade dos liderados é avaliada com base em suas habilidades profissionais e disposição (confiança e motivação) e, juntas, tais qualidades levam à produtividade para realizar as tarefas ordenadas.

Quais são os benefícios da liderança situacional?

Como um modelo de gestão, a liderança situacional tem suas vantagens, sendo benéfica tanto à equipe quanto à empresa. Abaixo, conheça as razões pelas quais os líderes devem considerá-la.

Aumento da eficiência

Adaptando o estilo de liderança conforme a situação, as tarefas são realizadas de maneira mais eficaz, pois a adequação torna o exercício das atividades mais otimizado, ágil, direcionado e focado nos objetivos e em resultados.

Desenvolvimento da equipe

Ajuda no desenvolvimento profissional dos colaboradores, já que o líder fornece o nível adequado de suporte e desafio. Para cada tipo de liderança, o responsável pela equipe proporciona os conhecimentos e o suporte adequados aos profissionais. Assim, eles se desenvolvem à medida de suas necessidades.

Melhoria da motivação

Ainda em relação ao tópico anterior, ao responder às necessidades dos membros da equipe, o líder aumenta a motivação, o engajamento e a eficiência dos liderados, assim, leva-os a serem melhores colaboradores, o que resulta em pontos positivos para a empresa.

Flexibilidade organizacional

Tudo o que envolve ajustes e transformações promove uma cultura de adaptabilidade na organização, ou seja, prepara a equipe para enfrentar mudanças e desafios. Essa característica é indispensável em um time resiliente, que foca nos resultados e não nos obstáculos, alcançando, assim, os efeitos desejados.

Como implementar esse tipo de liderança? Seis passos práticos

Após conhecer os benefícios da liderança situacional, saiba como aplicá-la, a partir dos seis passos a seguir!

Avalie a competência e comprometimento dos membros da equipe

Identifique o nível de competência e motivação dos membros da equipe para cada tarefa específica, afinal, é um modelo de gestão baseado nesses dois tópicos.

Isso pode ser feito via feedbacks, avaliações de desempenho e conversas individuais ou em equipe, desde que de forma respeitosa, quando se tratar de características do time e não do indivíduo.

Adapte o estilo de liderança conforme necessário

Ao reconhecer a competência e o comprometimento dos funcionários, use o estilo de liderança que melhor se adapte a eles, seguindo a seguinte lógica:

  • Se a equipe é inexperiente, adote um estilo mais diretivo, no qual o líder tem maior controle;
  • Se a equipe tem alguma experiência, mas precisa de encorajamento e confiança, opte pelo coaching, para promover a disposição e a confiabilidade;
  • Se a equipe é competente, mas precisa de apoio, utilize um estilo de apoio e motivação;
  • Se a equipe é altamente competente e motivada, delegue as responsabilidades, pois eles as farão com maestria.

Comunicação clara e frequente

Mantenha canais de comunicação abertos, democráticos e a escuta ativa, para entender as necessidades dos membros da equipe e ajustar o estilo de liderança quando necessário.

A comunicação do líder é um dos pilares do bom funcionamento de todos os aspectos da equipe.

Veja mais: Storytelling e oratória: o valor da comunicação na carreira

Desenvolva as habilidades dos liderados

Proporcione treinamentos e oportunidades de desenvolvimento para aumentar a competência e a confiança dos membros da equipe.

O modelo de liderança situacional prioriza o desenvolvimento contínuo dos profissionais e, por essa razão, promover a aquisição de novas habilidades, assim como aprimorar as já existentes, é muito importante.

Monitore e avalie continuamente

Realize revisões periódicas para avaliar a eficácia do estilo de liderança adotado e faça ajustes conforme necessário. Por se tratar de uma gestão dinâmica e em constante adaptação, ela demanda ajustes contínuos, sendo assim, a avaliação não deve ser esquecida.

Seja adaptável

Diferentemente do modelo tradicional de liderança, os líderes situacionais devem, por obrigação, estar preparados para mudar o estilo de liderança à medida que os membros da equipe desenvolvem suas habilidades e conforme a empresa necessita.

A liderança situacional é uma opção de gestão para quem compreende as necessidades dos colaboradores e da instituição, permitindo a adaptação ao seu estilo de autoridade. Como resultado, os líderes promovem um ambiente de trabalho mais produtivo, motivador e competente.

Capacitação contínua para líderes de sucesso

Assim como os colaboradores devem desenvolver habilidades, o MBA em Gestão Ágil, Inovação e Liderança fornece os conhecimentos necessários para os líderes tornarem-se gestores situacionais hábeis em qualquer situação.

O curso ainda promove competências de liderança voltadas para a inovação digital, ferramentas práticas e conhecimentos em áreas essenciais, como métodos ágeis, gestão de produtos digitais, gestão da inovação e transformação digital e desenvolvimento de equipes.

Caso você tenha interesse em treinamentos mais curtos, conheça os cursos da Fundação Vanzolini focados em Gestão de Pessoas e Soft Skills.

Capacite-se para capacitar liderados capazes de alcançar todos os objetivos da empresa!

ENTRE EM CONTATO

Fontes:

beneficios.ifood.com.br/acrescenta/artigos/o-que-e-lideranca-situacional?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwsuSzBhCLARIsAIcdLm6jI5-dBO_g42IMQYamQaOdR-yvE6T5xvFgUa4cOCR6Zr5AsP87yUgaApl6EALw_wcB

g4educacao.com/portal/lideranca-situacional

tangerino.com.br/blog/lideranca-situacional