A Inteligência Artificial é uma das marcas da quarta revolução industrial. Revolução pela qual passamos no momento presente e pela qual as empresas têm se modernizado em ritmo acelerado.
Hoje, a Inteligência Artificial não é mais coisa de cinema, ela é a própria realidade experimentada por pessoas e organizações.
Por meio de sistemas computacionais capazes de executar tarefas que, normalmente, precisam da inteligência humana, como aprender, resolver problemas e tomar decisões, a Inteligência Artificial tem revolucionado empresas modernas, gerando benefícios fundamentais para a competitividade e sustentabilidade dos negócios.
Para saber mais sobre como a IA pode colaborar com as organizações, acompanhe a leitura deste artigo.
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia capaz de permitir que computadores e máquinas desempenhem funções que, normalmente, dependem da inteligência humana e da capacidade de resolução de problemas.
Como exemplos da IA presentes no nosso cotidiano, podemos destacar: as assistentes digitais, a orientação por GPS, os veículos autônomos e as ferramentas generativas de IA (como o Chat GPT).
A Inteligência Artificial é uma das protagonistas da transformação digital e do mundo atual, no qual impera a conectividade. Assim, as empresas têm investido nessa tecnologia e se tornado cada vez mais competitivas, modernas e sustentáveis em razão dos benefícios concretos gerados pela IA.
De acordo com os dados da pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey, em 2024, 72% das empresas do mundo já adotaram essa tecnologia, um avanço significativo comparado aos 55% em 2023.
Seguindo a tendência de investimento das empresas, a IA generativa (Gen IA) também acompanhou esse movimento, indo de 33% em 2023 para uma presença de 65% neste ano.
Para compor o cenário positivo de uso da IA nos negócios, uma pesquisa encomendada pela IBM, com dados de 2022, mostrou que 41% das empresas no Brasil já implementaram a IA em alguns setores. Na América Latina, a mesma pesquisa indicou que a IA é usada principalmente:
Segundo estudo da Randstad, atualmente 65% dos negócios ampliaram seus orçamentos em IA. O estudo revelou que as áreas de energia, material e tecnologia são as que mais recebem aportes em IA, cerca de 20% do investimento destinado pelas empresas. Por outro lado, os setores de indústrias avançadas e bens de consumo e varejo são os que recebem uma parcela menor do orçamento digital das companhias.
Entre os benefícios da AI citados pelas pessoas ouvidas no estudo estão:
Além desses benefícios apontados no levantamento, podemos destacar ainda:
Como vimos, a Inteligência Artificial não é uma promessa, mas sim uma realidade com resultados palpáveis. Dessa maneira, como implementar a IA na sua empresa e obter os benefícios dessa tecnologia?
Uma forma é integrar os princípios da metodologia do Lean Seis Sigma com as tecnologias avançadas de Inteligência Artificial. Assim, sua empresa terá a possibilidade de identificar e eliminar desperdícios, aprimorar a qualidade e acelerar a tomada de decisões.
Vale destacar que o Lean Seis Sigma é uma metodologia que visa a redução de erros/defeitos em processos empresariais, além da eliminação dos desperdícios associados, com consequente melhoria dos resultados do negócio, associada ao aumento da produtividade.
Desse modo, sua integração com os sistemas de IA geram maior robustez, maior conectividade e maior capacidade de impactos imediatos nos negócios.
Como exemplos de empresas que já fazem uso da IA e colhem seus resultados positivos, podemos destacar o caso da construtora MRV Engenharia.
Por lá, a tecnologia está presente desde o primeiro atendimento ao consumidor até o processo de compra de materiais. A experiência com a IA começa no site, quando o cliente se interessa por um imóvel e clica no botão “chat 24 horas”.
Segundo a construtora, com o chatbot, a porcentagem de pessoas que passam para a próxima fase do atendimento inicial dobrou, passando de 30% para 60%.
Outro exemplo é a BIA, a Inteligência Artificial do Banco Bradesco, que funciona como uma assistente pessoal para os clientes. A IA permite, por exemplo, a execução de atividades como transferências e pagamentos, por meio da identificação por voz. A assistente virtual do banco é amplamente treinada e pode responder cerca de 300 mil perguntas por mês, com uma taxa de precisão de 95%.
O chatbot com Inteligência Artificial também está no aplicativo de mobilidade da Uber. Nesse caso, a IA responde a 30 mil mensagens por semana, com índice de satisfação maior que 95%, segundo a empresa.
No entanto, mesmo diante dos muitos benefícios da IA para os negócios, no Brasil, a tecnologia ainda enfrenta resistências.
Entre os principais desafios temos questões culturais que incluem: medo da substituição de empregos, falta de confiança, compreensão, habilidades e conhecimentos técnicos, além do receio de mudanças.
Por isso, quando uma empresa opta por implantar a IA em seus processos, ela precisa entender que a mudança ultrapassa o simples aprendizado de um software novo, por exemplo, e inclui uma mudança de cultura.
É preciso lembrar que as pessoas continuam sendo essenciais às organizações, e as habilidades humanas, o pensamento crítico e estratégico seguem fazendo a diferença nos negócios.
Segundo a pesquisa global “AI for Business Study”, que traz dados sobre a adoção da Inteligência Artificial e seu impacto nos negócios, quase 70% dos líderes na América Latina acreditam que a criatividade humana e o pensamento estratégico continuarão a ser uma vantagem competitiva das empresas, algo que as máquinas não conseguem reproduzir.
Desse modo, os profissionais não devem temer a IA, mas, sim, se aproximar dela, investir em cursos e treinamentos para ter domínio sobre a tecnologia e então poder usufruir de seus benefícios em prol da carreira e dos negócios. Quer saber como? Veja a seguir!
Para tornar a Inteligência Artificial uma aliada, é essencial que as organizações e os profissionais invistam em educação e capacitação contínua.
Para isso, há workshops, cursos online e programas de certificação sobre IA e empresas que contribuem para crescimento e aprendizado.
Entre eles está o curso de AI Sigma Belt, da Fundação Vanzolini, que integra os princípios do Lean Seis Sigma com as tecnologias avançadas de Inteligência Artificial, possibilitando que o profissional passe a identificar e eliminar desperdícios, aprimore a qualidade e acelere a tomada de decisões.
Por meio do curso, que foca no Aprendizado de Máquina, o aluno será capaz de desenvolver e implementar soluções de melhoria de processos, utilizando a metodologia AI Sigma com ferramentas de Inteligência Artificial.
Dessa forma, o conteúdo da formação AI Sigma Belt contempla:
Direcionado aos profissionais que trabalham com melhoria de processos e desejam um maior aprofundamento em ferramentas para análise de dados, o curso de AI Sigma Belt da Fundação Vanzolini, é coordenado e ministrado pelo prof. Alberto Ramos, que também ministra aulas na USP e é Diretor da Productiva Engenharia.
A formação é na modalidade EAD, com carga horária de 40 horas, dividida em 10 semanas.
Quer saber mais e dar mais um passo em busca da excelência em sua jornada profissional? Então, entre em contato com a Fundação Vanzolini e se inscreva!
Até o próximo!
Fontes: