Você sabe o que são indicadores de desempenho? Também chamados de KPI (Key Performance Indicators), os indicadores de desempenho são métricas que mensuram a performance e os resultados de uma empresa, de acordo com seus objetivos organizacionais.
Com isso, é possível entender, por exemplo, os motivos da organização não estar atingindo os resultados esperados, fazer a gestão da qualidade, melhorar processos e entregas, bem como conhecer melhor sobre a atuação e performance da empresa em todas as suas atividades, tornando possível a gestão de negócios.
Vamos abordar o assunto mais a fundo. Tenha uma boa leitura!
Para que os indicadores de desempenho contribuam de forma relevante e positiva na gestão da empresa, primeiramente é necessário possuir e saber interpretar o planejamento estratégico, bem como ter objetivos claros na definição das metas que devem ser alcançadas.
Dessa forma, a elaboração e a gestão dos indicadores de desempenho podem ser utilizadas para o monitoramento dos resultados da organização, servindo também como base para o processo de tomada de decisão e para a criação de estratégias de melhorias.
Existem vários tipos de indicadores de desempenho que podem ser aplicados em quase todos os tipos de organizações. Seguem alguns deles:
Avaliam a performance e eficiência de cada colaborador a partir de sua produtividade em relação às entregas, ou, então, o desempenho de um grupo de colaboradores, de uma operação ou partes dela etc.
Esse tipo de indicador pode ser utilizado para mensurar a contribuição de cada indivíduo para etapas de um projeto, ou mesmo em suas atividades diárias, por exemplo: o número de ligações que um integrante de uma equipe de vendas realiza por dia.
Contemplam desvios ou não conformidades ocorridos durante um processo produtivo. Devem ser analisados sempre em conjunto aos indicadores de produtividade. Um exemplo de um indicador desse tipo pode ser a quantidade de feedbacks negativos que um produto ou serviço recebeu durante certo período de tempo.
Para que esse indicador funcione, é importante comparar com o nível de aceitação obtido pelo mesmo produto ou serviço, bem como entender o motivo das reclamações, dessa forma, a qualidade do que está sendo oferecido aumenta, por meio de tomadas de decisões e ações corretivas.
Mensuram a capacidade de entrega gerada por um processo específico. Exemplo: A disponibilidade de um maquinário de produzir, ou seja, o tempo útil que ele está disponível para trabalhar, subtraindo períodos de reparos, preparação etc.
Fornecem uma visão da situação atual da empresa em relação aos objetivos que foram estabelecidos no planejamento estratégico. Com isso, é possível traçar caminhos, metas, definir prioridades e direcionar a empresa rumo ao que ela almeja se tornar. Exemplo: as formas e os valores que os consumidores associam a uma determinada marca.
Mensuram, por exemplo, o lucro dividido pelo quanto foi investido (ROI – Return on Investment ou Retorno sobre Investimento). Exemplo simples: Você vendeu R$ 100.000,00 em produtos e conquistou um lucro de R$ 10.000,00. Portanto, seu ROI na operação foi de 10%.
Relação entre o valor percebido pelo cliente, portanto, o quanto ele está disposto a pagar, por exemplo, e o valor efetivamente despendido pela empresa na produção, entrega do produto, entre outros custos. Isso tem relação direta com a decisão do cliente de adquirir, ou não, um determinado produto ou serviço.
Calculam o tempo médio de permanência de cada colaborador na empresa. Isso é importante de ser analisado, pois pode ter correlação com o nível de satisfação dos colaboradores, podendo demonstrar o quão satisfeitos esses colaboradores estão em termos de benefícios, tempo de trabalho, cultura organizacional, desafios propostos, confiança na organização etc.
Percebeu como a gestão dos indicadores consegue mostrar os caminhos, ajudar sua organização e tornar sua carreira mais bem sucedida?
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Até mais!
Fonte:
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