Fundação Vanzolini

Gestão de Projetos: mercado e opções de carreira

7 de fevereiro de 2024 | 8min de leitura
Compartilhe:

A área de Gestão de Projetos passou por mudanças significativas nos últimos anos. Devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e a rapidez no compartilhamento de dados alcançados pela globalização, o planejamento e a execução de estratégias corporativas se tornaram mais dinâmicos. 

Assim, o mercado de trabalho começou a perceber que abordagens tradicionais de gestão de projetos nem sempre atingiam a eficácia necessária, por serem rígidas e bem definidas, não acompanhando a flexibilidade necessária em determinadas situações do atual cenário. 

O resultado da insistência na utilização de métodos tradicionais, quando não aplicáveis, é bem crítico, como atrasos nas entregas, despesas adicionais e até produtos fora de conformidade com as necessidades ou expectativas dos clientes. 

Atualmente, temos uma abordagem mais flexível e dinâmica, a Agilidade ou Agile. Uma inovadora metodologia de gestão, em consonância com o comportamento da sociedade. 

Hoje, a demanda por gerentes de projeto ágeis está aumentando rapidamente, oferecendo amplas oportunidades de crescimento profissional, em um campo dinâmico e em constante evolução. 

Veja, a seguir, as projeções e expectativas do mercado de trabalho para os próximos anos, além de conhecer diferentes cargos de atuação para investir seus conhecimentos!

O que faz um Gestor de Projetos?

Os gerentes de projetos são agentes de mudanças que precisam inspirar um sentimento de propósito nas pessoas, de acordo com o PMI (Project Management Institute) – uma das maiores e mais reconhecidas associações para profissionais de gerenciamento de projetos no mundo. 

Esses profissionais são responsáveis pelo acompanhamento de demandas específicas ou contínuas, do começo ao fim. Possuem um comportamento estratégico, organizando o planejamento e certificando-se de que todas as partes envolvidas estão executando suas ações, para que no final os objetivos estabelecidos sejam alcançados dentro do prazo, escopo e orçamento definidos.

Um Gestor de Projetos Ágil tem como base o PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), um guia que descreve práticas recomendadas, diretrizes aceitas e até terminologias padronizadas no setor de gestão de projetos. 

O profissional atua diretamente com equipes multidisciplinares e multifuncionais, onde este contato refletirá em uma visão macro para gerenciar recursos. Sendo capaz de tomar boas decisões para eventuais falhas ou alterações de processo que demandem adaptações. 

Atualmente, a Gestão de Projetos é vista como uma das principais profissões do futuro, sendo suas habilidades cada vez mais valiosas, em um mercado onde as empresas precisam ser flexíveis, mantendo a eficiência para sobreviver.

Gestor de Projetos: um profissional altamente requisitado

Conforme citamos anteriormente, as empresas têm visto a posição como imprescindível para a sobrevivência organizacional. 

Por isso, conforme os dados do estudo “Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs and Global Implications”, publicado pelo Project Management Institute (PMI) em 2021, 2,3 milhões de pessoas serão necessárias, por ano, para preencher posições de gestão de projetos que são esperadas para abrir até 2030, o equivalente à 25 milhões de novos profissionais em 10 anos. 

Ainda de acordo com o Instituto, até 2027 o mundo contará com 87,7 milhões de profissionais trabalhando com gestão de projetos, uma crescente de 33% da área.

Em um mercado com números tão altos de profissionais atuantes, você pode estar se perguntando se ainda há espaço para novos talentos. A resposta é sim! 

Tendo um cenário econômico global turbulento, com empresas alcançando crescimentos abaixo do projetado, o Gestor de Projetos é visto como uma alternativa para evitar maiores perdas nas empresas. Para, assim, manterem o seu espaço no mercado e continuarem competitivas em relação à concorrência.

Além disso, com o aumento das metodologias ágeis, os gerentes de projeto não estão mais limitados a indústrias como construção e manufatura. Segundo informações divulgadas no relatório “Tendências Globais de Emprego – Gestão de Projetos 2023”, realizado pelo PMI, confira os principais setores em ascensão no mundo, os locais com maiores demandas para Gestores de Projetos:

  • Ásia-Pacífico:
    • Setor de Energia;
    • Saúde;
    • Serviços Financeiros.
  • China:
    • Setor de Infraestrutura e Construção;
    • Serviços Financeiros.
  • Europa:
    • Setor de Energia;
    • Tecnologia da Informação;
    • Turismo.
  • América Latina:
    • Setor de Tecnologia;
    • Manufatura;
    • Serviços Financeiros.
  • Oriente Médio e Norte da África:
    • Setor de Energia;
    • Construção;
    • Turismo.
  • América do Norte:
    • Setor de Serviços Financeiros;
    • Saúde;
    • Tecnologia.
  • Sul Asiático:
    • Setor de Tecnologia da Informação;
    • Serviços Educacionais;
    • Saúde;
    • Governo.
  • África Subsaariana:
    • Setor de Energia;
    • Tecnologia da Informação;
    • Construção.

Outro ponto que podemos destacar é que os Gestores de Projetos estão conquistando ótimas remunerações, por conta da alta demanda de vagas e a baixa oferta de profissionais qualificados. 

Dessa forma, a capacitação e desenvolvimento contínuo de conhecimento têm sido importantes para o setor. Segundo a pesquisa realizada pelo PMI sobre salários, profissionais que têm o certificado de PMP® (Project Management Professional) do PMI ganham 16% a mais, em comparação com aqueles que não têm.

As carreiras que um Gestor de Projetos pode seguir

Agile Scrum Master

O Scrum Master é o responsável por gerenciar o projeto de acordo com a metodologia Scrum. 

Sua função é garantir que todos da equipe estão seguindo os padrões ágeis em suas tarefas, que os processos estão atendendo aos objetivos definidos, de acordo com cada uma das partes (ex. clientes, empresa, funcionários) e que cada membro do time entenda suas responsabilidades dentro do todo. 

Costuma ser um profissional com ótima comunicação, visão analítica, escuta ativa, facilitador e agente de mudanças.  

Product Owner

O Product Owner é conhecido como “a voz do cliente” dentro do time. É responsável por transformar ideias em produtos tangíveis e, posteriormente, garantir a qualidade nas entregas, de acordo com o que foi definido para o projeto. 

Em sua rotina de gestão, utiliza o Scrum para organizar as demandas e obter o melhor resultado possível, com o menor tempo e custo. 

Além disso, é responsável por administrar o Product Backlog, o local onde novas funcionalidades, bugs ou melhorias são listadas e priorizadas, conforme a importância da função para os usuários, o tempo de desenvolvimento e outras dependências.

Agile Coach

O Agile Coach tem a responsabilidade de otimizar processos e agilizar a melhoria dos produtos em desenvolvimento, pensando no que, de fato, vai ao encontro dos objetivos e necessidades do cliente. 

Sua atuação independe do tamanho do time ou do segmento da organização. Contudo, apesar de sua função parecer similar à do Scrum Master, seu papel não está atrelado ao Scrum e a nenhum outro framework

O Agile Coach reúne conhecimento de diversas metodologias e frameworks. Dentre suas principais responsabilidades estão a organização de prazos, estimativas e previsões, o apoio às pessoas que se encontram em cargos de liderança e o acompanhamento completo de todos, para que o progresso da equipe e ou empresa seja contínuo, seguindo um fluxo de trabalho sem interrupções de projeto. 

Tendo habilidades tão amplas e importantes, o profissional desempenha um papel de coaching, prestando consultoria com análise de toda a empresa, para entregar treinamentos que ensinem a organização na aderência de práticas ágeis.

Soft Skills essenciais para um Gestor de Projetos

Além do conhecimento técnico sobre a gestão de um projeto (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento) e também sobre processos ágeis, o Gestor de Projetos deve desenvolver algumas habilidades comportamentais, ou soft skills, para um maior êxito em suas interações.

  • Comunicação eficaz: a capacidade de se expressar e transmitir informações de maneira clara e precisa. Evitando, assim, ruídos e distorções na comunicação, que possam resultar em entregas diferentes dos objetivos;
  • Resolução de problemas: diante de cenários com constantes mudanças, é preciso ter calma e pensamento estratégico para escolher a melhor alternativa a ser seguida pela equipe. Esta é uma habilidade chave para o sucesso do projeto a ser entregue;
  • Organização: ao lidar com equipes multidisciplinares e com diversas entregas simultâneas, é extremamente necessário ter processos, locais de armazenamento e datas muito bem definidas, para evitar descontrole e desordem;
  • Liderança: uma habilidade que está atrelada a outras soft skills: empatia, compreensão, escuta ativa e influência. Com elas, o Gestor saberá como coordenar as pessoas que fazem parte do projeto para alcançarem, juntas, o objetivo final.

Este conteúdo foi útil para você? Aprenda mais sobre o assunto: a Fundação Vanzolini oferece cursos com especialistas na área, para você ampliar o seu repertório e transformar a sua carreira.

ENTRE EM CONTATO

Até o próximo! 

Quer saber mais? Assista ao VanzoliniCast IA na Gestão de Projetos: o que se espera dos novos especialistas? com especialistas da Fundação Vanzolini.

Posts Relacionados