Fundação Vanzolini

Gestão da Qualidade e Engenharia da Qualidade, qual a diferença?

23 de outubro de 2024 | 7min de leitura
Compartilhe:

A Gestão da Qualidade e a Engenharia da Qualidade são áreas complementares e essenciais para garantir produtos e processos eficientes, e também para atender às expectativas de clientes e normas do setor.

No entanto, elas se diferenciam em suas abordagens e responsabilidades. Enquanto a Gestão da Qualidade trata de uma abordagem mais macro, ampla e de nível organizacional, a Engenharia da Qualidade tem um olhar mais direto, focado na melhoria dos processos operacionais.

Sendo assim, quando as duas caminham juntas e em sinergia, elas garantem que a organização não apenas cumpra as normas de qualidade, mas também entregue produtos com excelência e eficiência, melhorando a competitividade no mercado.

Quer saber mais sobre as diferenças e pontos de contato entre Gestão da Qualidade e Engenharia da Qualidade, para melhorias na sua empresa ou atividade profissional? Então siga com a leitura!

O que é Gestão da Qualidade?

A Gestão da Qualidade é uma área focada em criar e implementar sistemas e processos, capazes de garantir que produtos e serviços atendam às normas regulatórias, padrões de fabricação e requisitos dos clientes.

Desse modo, a Gestão da Qualidade ocupa-se da criação de processos e políticas, objetivos e planos estratégicos para melhorar a qualidade geral da empresa.

Para isso, os profissionais de Gestão de Qualidade, hoje em dia, utilizam ferramentas inovadoras como Six Sigma, Kaizen e TQM (Total Quality Management) para monitorar e melhorar continuamente os processos.

Vale destacar, ainda, que a Gestão da Qualidade envolve a liderança e a prática de programas de treinamento, auditorias internas, análise de feedback dos clientes e o compromisso de que uma cultura de qualidade seja disseminada em toda a organização.

O que é Engenharia da Qualidade?

A Engenharia da Qualidade, por sua vez, é uma área mais técnica, com foco nos aspectos práticos da produção e desenvolvimento de produtos. Assim, os profissionais que atuam na Engenharia da Qualidade trabalham diretamente com o design de produtos, materiais, fabricação e testes, para garantir que os produtos atendam às especificações desejadas.

Com o auxílio de ferramentas e técnicas como FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) e SPC (Statistical Process Control), eles conseguem identificar e corrigir problemas potenciais antes que o produto chegue ao cliente.

Além disso, a Engenharia da Qualidade também engloba a criação de métodos de teste, inspeção e validação dos processos de fabricação.

Quais as diferenças entre Gestão da Qualidade e Engenharia da Qualidade?

Agora que entendemos o que é cada uma das áreas, vamos às diferenças entre elas.

A Gestão da Qualidade pode ser vista como um campo mais amplo e estratégico dentro de uma empresa, voltado para o desenvolvimento e manutenção de um sistema que assegure a qualidade em todas as etapas do negócio.  

Sendo assim, a Gestão da Qualidade abrange a implementação de políticas, normas e procedimentos com o objetivo de garantir a conformidade nos processos produtivos e os padrões de qualidade estabelecidos.

A Gestão da Qualidade é como um drone, que olha do alto e sobrevoa toda a empresa, criando uma cultura organizacional focada na melhoria contínua, utilizando ferramentas como a ISO 9001, auditorias internas e o monitoramento de KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho).  

Diante disso, a Gestão da Qualidade envolve todos os departamentos, sendo presença integral, e tem como meta principal atender às normas e aos requisitos dos clientes de forma eficiente e sustentável.

Já a Engenharia da Qualidade, como dissemos, é mais técnica, prática e focada em aspectos específicos do processo produtivo. A área se concentra nas especificidades dos processos usados ​​para criar um produto, projetando testes, identificando defeitos e analisando os resultados para afinar o processo de produção.

Portanto, podemos entender que a diferença entre elas está no modo como operam. Se por um lado a Engenharia de Qualidade trata do “como”, a Gestão da Qualidade trata de “o quê” e “porquê”.  

As duas são fundamentais para que as empresas desenvolvam e entreguem produtos e serviços de alta qualidade, comprometidos com os padrões, normas e especificidades dos clientes.

A Engenharia de Qualidade e a Gestão da Qualidade formam uma dupla poderosa, que une forças em prol de um processo produtivo mais eficiente, sustentável e de alto nível de competitividade. 

Formação em Engenharia da Qualidade para profissionais de futuro

Como área essencial para o crescimento e consolidação de uma empresa, a Engenharia da Qualidade demanda por profissionais qualificados e prontos para atender às exigências do mercado. Entre as tendências para quem atua na Engenharia da Qualidade estão:

  • Especialização em áreas como auditoria de qualidade, melhoria contínua ou gestão de riscos;
  • Atualizações com as últimas tendências de qualidade, testes e análises;
  • Adaptação às mudanças nas regulamentações;
  • Adaptação às inovações.

Assim, a carreira de Engenheiro de Qualidade está entre as profissões consideradas como do “futuro”, pelo Mapa do Trabalho elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para os profissionais que desejam investir na carreira, a Fundação Vanzolini oferece o MBA em Engenharia da Qualidade, curso que tem como objetivo oferecer aos participantes uma abordagem integrada de métodos e ferramentas de qualidade, visando a melhoria contínua dos processos e ao encantamento dos clientes.

Os desafios da gestão moderna, como a sobrevivência, o crescimento, a perenização e as consolidações da marca, exigem qualidade nas entregas e melhorias na produtividade.

Além disso, na formação da Fundação Vanzolini, o aluno terá contato com as normas de qualidade, como a ISO 9001 e ISO 9004, os processos de auditoria associados e as metodologias de análise e solução de problemas.

Por fim, no formato híbrido, composto por aulas em EaD ao vivo e em EaD gravado, o curso vai oferecer aos participantes os seguintes conteúdos:

EaD ao Vivo:

  • Por que Engenharia da Qualidade? Introdução (3h).
  • Programas e métodos para a qualidade (27h).
  • Gestão da Qualidade Total (TQM) (24h).
  • Economia circular – Ciclo de vida (12h).
  • Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade (18h).
  • Inteligência Artificial e tecnologias emergentes para a gestão de negócios (15h).
  • Programa de qualidade: uma visão prática (12h).
  • Projeto prático aplicado – Business Case (40h).

EaD Gravado:

  • Gerenciamento de riscos (18h).
  • Estatística aplicada (12h).
  • ESG: conceitos, indicadores e aplicações (18h).
  • Métricas ágeis: da produtividade ao impacto no negócio (20h).
  • Sistema de gestão, auditorias e certificação (18h).
  • Análise de dados aplicada (18h).
  • Cultura, soft skills e motivação para a qualidade (18h).
  • Customer experience e gestão da qualidade (15h).
  • Transformação digital na qualidade (12h).
  • Metodologia científica (60h).

Então, se você deseja estar preparado para atuar em um mercado cada vez mais exigente, atingir resultados e garantir uma gestão de sucesso, conheça nosso MBA em Engenharia da Qualidade e invista na sua carreira!

ENTRE EM CONTATO

Fonte:

Profissões do futuro: quais carreiras serão tendências nos próximos anos

Posts Relacionados