Fundação Vanzolini

Gestão da Inovação e Gestão Ágil: conheça as vantagens de uma formação executiva online e híbrida

7 de julho de 2025 | 7min de leitura
Compartilhe:

Globalização, avanço tecnológico exponencial e novas demandas dos consumidores têm provocado mudanças constantes nos cenários organizacionais e com uma velocidade nunca antes experimentada.

Está tudo tão diferente e as empresas que não internalizam a inovação como um pilar estratégico correm o risco de ficar obsoletas, perdendo relevância e competitividade em um ambiente de transformações a cada piscar de olhos.

Dessa forma, a Gestão da Inovação e uma Gestão Ágil se tornam essenciais para antecipar tendências, adaptar modelos de negócio e implementar soluções criativas – verdadeiros pilares para sustentabilidade e o crescimento a longo prazo nessa nova era.

Para isso, é preciso contar com profissionais capacitados, e um dos caminhos é a formação executiva (online e híbrida), capaz de preparar pessoas para as mudanças.

Acompanhe nosso artigo e veja como se tornar um profissional especializado em gestão da inovação e gestão ágil.

Como a inovação e a agilidade são diferenciais competitivos na gestão da nova era?

Inovação e agilidade formam a dupla de sucesso da gestão moderna, que transcende as abordagens tradicionais e é capaz de liderar de acordo com o contexto e demandas atuais.

A Gestão da Inovação pode ser definida como o conjunto de processos e estratégias que visam fomentar a cultura da criatividade, identificar oportunidades, desenvolver novas ideias e implementar soluções que gerem valor para a organização.

Dados de um estudo da Universidade de Oxford, em parceria com a empresa de telecomunicações BT, revelaram que trabalhadores felizes são 13% mais produtivos. Segundo o levantamento, que acompanhou os funcionários da BT por seis meses, colaboradores mais felizes trabalham mais rápido, realizam mais chamadas e convertem mais vendas.

O resultado do estudo é um indicativo importante da relação entre aumento da produtividade e inovação.

Por outro lado, a Gestão Ágil preconiza a flexibilidade, a adaptabilidade e a resposta rápida às mudanças.

Por meio de metodologias iterativas e tecnologias disruptivas, busca otimizar processos, promover a colaboração multidisciplinar e entregar valor de forma contínua, com ciclos de feedback curtos, que permitem ajustes rápidos de rota.

A pesquisa global “How Possible Happens”, realizada pela Infor, com a participação de 3,6 mil organizações em 15 países, mostra que 74% das companhias esperam aumentar sua produtividade em mais de 20% nos próximos três a cinco anos.

Esse mesmo levantamento identificou quatro pilares que sustentam empresas de alta performance:

  • Processos e sistemas;
  • Agilidade e preparação para o futuro;
  • Cultura de dados;
  • Foco no cliente.

Sendo assim, a sinergia entre as duas abordagens – Gestão da Inovação e Gestão Ágil – é a chave-mestra para que as organizações não apenas inovem, mas também implementem essas inovações de maneira eficiente, estratégica e alinhada às demandas do mercado.

Com isso, o impacto direto dessas abordagens nos resultados organizacionais se manifesta em maior eficiência operacional, redução de custos, aumento da receita por meio de novos produtos e serviços, melhoria da satisfação do cliente e fortalecimento da marca como referência em inovação.

Quais os desafios enfrentados por líderes e organizações no cenário atual?

O mundo não está para amadores e no quesito organizacional menos ainda. Diante do cenário empresarial atual – de dinamismo, tecnologias a mil e mudanças num piscar de olhos -, líderes e organizações enfrentam uma série de desafios complexos e interconectados.

Entre eles, podemos destacar:

  • Pressão por resultados rápidos: exigindo agilidade na tomada de decisões e na implementação de estratégias, muitas vezes, em detrimento de planejamentos de longo prazo mais elaborados.
  • Mudança de comportamento dos consumidores: cada vez mais informados, exigentes e com novas preferências, os consumidores obrigam as empresas a repensarem suas ofertas, canais de comunicação e modelos de negócio e de engajamento.
  • Necessidade de digitalização: a demanda permeia todas as áreas da organização, desde a otimização de processos internos até a criação de novos produtos e serviços digitais, exigindo investimentos em tecnologia e a requalificação de equipes.
  • Retenção de talentos: em um mercado de trabalho competitivo e com a escassez de profissionais com habilidades digitais e criativas, a construção de uma cultura de inovação é essencial para a manutenção de pessoas e para o exercício da aprendizagem contínua.

Formação executiva: por que investir na capacitação profissional?

Diante desse panorama desafiador, a formação executiva emerge como um investimento estratégico fundamental para líderes e organizações que buscam se manter relevantes e competitivas.

A importância da atualização contínua se torna clara em um mundo no qual o conhecimento e as tecnologias evoluem em ritmo acelerado.

Dessa forma, programas de formação executiva oferecem a oportunidade de adquirir novas habilidades, atualizar conhecimentos, trocar experiências com outros líderes e desenvolver uma visão estratégica mais abrangente.

E, quando se trata de formação executiva, empresas e lideranças podem contar com a experiência da Fundação Vanzolini em ensino corporativo e organizacional.

Entre seus cursos está o MBA em Gestão Ágil, Inovação e Liderança da Fundação Vanzolini, que oferece diferenciais significativos ao proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências específicas para liderar em ambientes complexos e dinâmicos – como os atuais -, aplicando metodologias ágeis para impulsionar a inovação e a transformação das empresas.

Capacitação profissional online e híbrida: a solução em aprendizado para a nova era

Acompanhando as mudanças do mundo e as necessidades de inovação, agilidade e flexibilização, o ensino corporativo também se coloca nesse lugar de transformação, oferecendo novos caminhos e formatos para o aprendizado.

Assim, cursos de formação executiva no formato online e híbrido apresentam vantagens consideráveis para profissionais modernos e em atuação no mercado.

A flexibilidade de horários permite conciliar os estudos com as demandas do trabalho e da vida pessoal, eliminando barreiras geográficas e otimizando o tempo dedicado ao aprendizado.

Já a possibilidade de aplicação imediata dos conhecimentos no ambiente corporativo torna o aprendizado mais significativo e eficaz, gerando resultados tangíveis para as organizações.

Além disso, o acesso a especialistas e networking com outros líderes proporciona uma rica troca de experiências e a construção de uma rede de contatos valiosa para o desenvolvimento profissional.

Fundação Vanzolini prepara líderes do agora e do futuro

Como aliada de empresas e profissionais para enfrentar os desafios da era digital, a Fundação Vanzolini oferece cursos executivos e MBAs, que abordam as mais recentes tendências em gestão, inovação e agilidade.

Por meio de metodologias de ensino inovadoras, professores qualificados e com vivência de mercado e conteúdo relevante e atualizado, a Vanzolini capacita os alunos a desenvolver as habilidades e a mentalidade necessárias para liderar com sucesso hoje e no futuro.

Os MBAs da Fundação Vanzolini, por exemplo, podem oferecer detalhes específicos sobre metodologias ágeis, design thinking, gestão de projetos inovadores, liderança de equipes de alta performance e estratégias de transformação digital.

Vale reforçar a importância de se preparar para liderar com inovação e agilidade, desenvolvendo a capacidade de inspirar equipes, fomentar a criatividade, tomar decisões rápidas e se adaptar às mudanças.

Então, convidamos você a conhecer nossos cursos executivos e a investir em seu desenvolvimento profissional para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da nova era da gestão.

Para mais informações:

ENTRE EM CONTATO

Fontes:

Profissional de inovação ganha protagonismo nas estratégias de crescimento das empresas

Tecnologia é a chave para empresas brasileiras aumentarem produtividade, diz pesquisa

Colaboradores felizes podem alcançar resultados excepcionais

Posts Relacionados