Fundação Vanzolini

Saiba a importância da prática do Supply Chain nas empresas!

16 de junho de 2021 | 3min de leitura
Compartilhe:

Informações por: Prof. Daniel Mota

Antes de iniciarmos esse assunto, acreditamos que é importante primeiro entender o que é esse termo em inglês Supply Chain. Termo traduzido como “Cadeia de Suprimentos” ou “Cadeia Logística” é um processo complexo que envolve as operações de uma empresa da compra da matéria-prima, até a fabricação e entrega ao cliente final.

Um exemplo bem claro do dia a dia é ir até um supermercado ou loja para comprar um produto específico que você estava procurando e não ter no local. 

Já passou por essa situação? Deixou de consumir naquele lugar?

Geralmente quando acontece essa questão, pode ter certeza, que houve um problema de Supply Chain. Parece “algo simples”, mas vai além destas ocorrências que tornam os erros como esses destruidores para o negócio. 

Vamos apresentar neste artigo a importância dessa gestão. Vamos lá! 

A gestão da cadeia de suprimentos requer uma série de decisões que envolvem não somente questões técnicas, mas também mercadológicas, sociais, culturais e econômicas. Para lidar com tamanha complexidade é de fundamental importância uma visão compreensiva não somente das técnicas que cercam o Supply Chain, mas também o entendimento de como todas as áreas interagem. Neste sentido, o aprendizado para ganho de eficiência nesta área deve ser uma junção de aspectos teóricos e conceituais com a prática e vivência da experiência de anos de mercado.

Importante ressaltar que logística e Supply Chain não são a mesma coisa. Atribui-se à logística a responsabilidade pelo transporte de mercadorias, segurança e tecnologias de monitoramento para garantir a entrega de maneira correta. Enquanto o Supply Chain abrange tanto a logística como todos os processos, desde a retirada da matéria-prima até a chegada do produto pronto ao consumidor final.

Desta forma, as ações relacionadas ao Supply Chain envolvem não somente as decisões estratégicas de negócio, mas também de estoque, vendas, entregas e capacidade de produção.

Conheça a chave do sucesso para a entrega das metas de negócios da empresa, com a implementação Supply Chain Management. Confira:

  1. Aprimorar equipes que têm foco em clientes estratégicos, com a principal finalidade de torná-los atrativos para as variedades deste público;
  2. Proporcionar o contato único para todos os clientes, para atender de modo eficiente a suas requisições;
  3. Reconhecer, compilar e atualizar os dados de demanda, com o foco de equilibrar a oferta x demanda;
  4. Atender as necessidades dos consumidores sem erros e sempre no prazo de entrega combinado;
  5. Melhorar os sistemas de produção para capacitar entregas ágeis com as constantes mudanças do mercado;
  6. Realizar a gestão estratégica entre empresa x fornecedores para garantir retorno rápido e melhorar o desempenho.

E a sua empresa aplica Supply Chain de maneira eficiente? 

» Para saber mais sobre os cursos ou tirar dúvidas, envie uma mensagem via Whatsapp para o Comercial da  Fundação Vanzolini.

» Para receber mensalmente o boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.