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Lean para gestão da Saúde: pacientes no centro do cuidado

8 de novembro de 2022 | 4min de leitura
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Instituições da área de Saúde devem estar sempre atentas a cada processo, de forma a preservar e proteger a vida dos pacientes e conquistar a excelência no atendimento.

O Lean, ou mentalidade enxuta, é uma das metodologias disponíveis para redução de custo, melhoria da experiência dos pacientes, redução do tempo de espera, entre outras melhorias de processos para aumento da performance, qualidade e segurança.

Conheça mais sobre o Lean neste texto. Tenha uma boa leitura!

Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing (originalmente proposto para as indústrias) tem princípios e ideias enxutas, ou seja, tem por objetivo minimizar o desperdício em cada processo, procedimento e tarefa por meio de um sistema de melhoria contínua.

Os setes tipos de desperdícios em uma operação são: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

Esse trabalho requer o engajamento de todos os membros da organização, para isso, deve-se instaurar e incentivar uma cultura organizacional, mobilizando os colaboradores a identificarem áreas de desperdício e eliminar qualquer processo que não agregue valor para o paciente.

Com isso, além de reduzir custos, os processos ficam somente voltados à saúde, conforto e satisfação dos pacientes, bem como à qualidade do atendimento.

Como implementar a Gestão Lean em uma instituição de Saúde

  1. Aja tendo em vista o benefício para o paciente.
    Os hospitais precisam ter uma cultura centrada no paciente e, para isso, as mudanças e melhorias precisam se concentrar nos benefícios para o paciente. Os benefícios para o paciente podem, por sua vez, se traduzir em maior eficiência e redução de custos.
  2. A abordagem tradicional para conseguir melhorar processos deve seguir os passos: “pronto, mira, fogo”.
    Dessa forma, uma equipe de melhoria planeja um projeto piloto (pronto), executa o piloto (fogo controlado), faz ajustes (mira) e implanta em todo o sistema (fogo). Essa abordagem permite que os líderes aprendam mais sobre a cultura do hospital, ou sobre alguma área específica, antes de instaurar uma mudança em toda a organização.
  3. Ao trabalhar com médicos visando melhorias, os líderes precisam planejar encontros com antecedência para que os médicos não enxerguem o projeto Lean como uma intrusão no atendimento ao paciente.Em uma equipe industrial os membros podem estar prontamente disponíveis para projetos de melhoria, no entanto, os profissionais de saúde podem precisar de mais atenção antes de começarem a participar de um método como o Lean.

Benefícios da Gestão Lean

De acordo com matéria publicada no site do Ibes, destacamos mais alguns benefícios ao gerir um modelo Lean:

  • Reduzir o tempo de espera / ociosidade;
  • Minimizar estoques;
  • Erradicar os defeitos para melhorar a qualidade do atendimento e aumentar o reembolso;
  • Transporte – Diminuir o movimento de pacientes, suprimentos e equipamentos para melhorar o transporte do fluxo do paciente;
  • Evitar lesões e economizar tempo reduzindo o movimento;
  • Maximizar os recursos, minimizando a superprodução de cuidados de saúde;
  • Remover os resíduos do processamento excessivo;
  • Entender como o desperdício de saúde leva ao potencial humano inexplorado.

Quer saber mais sobre a metodologia Lean e como aplicar os conceitos para reduzir custos, desperdícios e melhorar a qualidade do atendimento em instituições de Saúde?

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Fonte:
Ibes

 

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