Get 10% extra OFF on Porto Summer Sale - Use PORTOSUMMER coupon - Shop Now!

Gestão Portuária: como desenvolver operações nos portos

Pontos de chegadas e partidas, pontos de recebimento e envio de produtos. Os portos são uma infraestrutura de fundamental importância para a economia brasileira, já que são responsáveis pelo escoamento de mais de 90% do comércio exterior, segundo dados de 2019 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Diante da representatividade do setor portuário para a indústria nacional e da carência de profissionais na área, a Fundação Vanzolini oferece o Curso de Gestão de Operações Portuárias, que trata de aspectos fundamentais da administração de portos, oferecendo competências capazes de reconhecer projetos e estruturas portuárias, além de analisar e desenvolver operações nos terminais.

Assim, a gestão portuária envolve uma importante articulação entre as diversas atividades que compreendem as operações relacionadas ao transporte e à logística, tanto dentro quanto fora dos portos.

Nesse sentido, esses pontos de chegadas e partidas formam um complexo sistema de processos, que demandam um modelo de gestão também complexo, variado e integrado.

Então, para saber mais sobre o que é gestão portuária, o que faz um profissional da área e quais as possibilidades de atuação na carreira, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

 

O que é gestão portuária?

Para começar, vamos compreender o que é a gestão portuária e o que ela engloba.

A gestão portuária pode ser compreendida como uma área profissional ligada ao gerenciamento de diversas atividades que compõem um porto ou terminal de carga. Entre essas atividades, podemos destacar:

  • Operações de logística;
  • Manuseio de mercadorias;
  • Gestão e controle do fluxo de passageiros;
  • Comércio exterior (exportação e importação);
  • Administração dos serviços portuários;
  • Mediação com as empresas de transportes fluviais e agências marítimas.

Como podemos ver, a gestão portuária é uma atividade com campo amplo e que demanda profissionais capacitados e especializados em segmentos diversos. Há, portanto, uma pluralidade nos serviços e responsabilidades, o que exige um conhecimento aprofundado, diante de uma visão macro.

O cenário dos portos no Brasil vem se transformando e, a partir das resoluções do governo e de iniciativas pública e privada, nos últimos anos, o setor portuário vem crescendo de forma significativa, como veremos a seguir.

 

Portos em expansão no Brasil

É fato que portos eficientes reduzem os custos das importações e exportações, favorecendo o crescimento das empresas nacionais. O Brasil tem, atualmente, 36 portos públicos organizados, que são administrados pela União, no caso das Companhias Docas, ou delegado a municípios, estados ou consórcios públicos.

Segundo os dados do Anuário Estatístico, produzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ, 2019), transita pelo setor portuário, em volume, cerca de 95% da corrente de comércio exterior do país. Além disso, no vai e vem de passageiros e produtos nos portos e terminais, são movimentados, em média, 293 bilhões de reais anualmente, cerca de 14,2% do PIB brasileiro.

Em outubro deste ano, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) divulgou o balanço atualizado da movimentação dos portos brasileiros e, segundo o Painel Estatístico da Agência, o setor portuário registrou 799,7 milhões de toneladas movimentadas em 2022. A navegação interior teve crescimento de 10,6% no saldo acumulado do ano e a movimentação de carga geral aumentou 15,4%, entre julho e agosto.

Nesse mesmo período, os portos públicos registraram crescimento de 10,3%, com destaque para o Porto de Santarém/PA (+105%), Suape/PE (+25%), Rio de Janeiro/RJ (+24,1%) e Santos/SP (+23,3%).

No entanto, para que o setor portuário possa, de fato, expandir com robustez e contribuir ainda mais com a economia nacional, ele precisa contar com profissionais capacitados em gestão portuária. E o que faz um gestor portuário? Bem, falaremos mais logo abaixo. Continue a leitura.

 

O que faz um gestor portuário?

Figura estratégica, o gestor portuário é o profissional responsável por desempenhar atividades plurais, que envolvem tanto a gestão de pessoas como o conhecimento e habilidades voltados para projetos, estrutura e comunicação entre mercados nacionais e internacionais.

Trata-se, então, de uma atuação bastante ampla, que está ligada a atividades-chave como logística, legislação, segurança e recursos humanos.

Como falamos anteriormente, há uma carência desses profissionais no Brasil e a capacitação e a formação específicas garantem os recursos para uma atuação capaz de suprir as necessidades atuais, que envolvem a modernização da gestão e da infraestrutura portuária, além de possibilitar o trabalho com a elaboração de novas estratégias para atração de mais investimentos para este setor.

Dessa maneira, no mercado de trabalho, um profissional de gestão portuária pode atuar em lugares como: empresas detentoras de autorizações para terminais portuários privados; em empresas arrendatárias nos portos públicos; em empresas que realizam a operação portuária; em organizações de transporte hidroviário, marítimo ou intermodal.

 

Curso de Gestão de Operações Portuárias da Fundação Vanzolini

Por fim, se você tem interesse em se aperfeiçoar como gestor portuário e ingressar em um mercado em alta, busque por uma formação completa, como a oferecida pelo curso de Gestão de Operações Portuárias da Fundação Vanzolini, que irá tratar dos aspectos fundamentais da gestão portuária, ministrando competências que visam reconhecer projetos e estruturas portuárias, análise e desenvolvimento de projetos e operações de terminais portuários.

Durante o curso, voltado para arquitetos, engenheiros, gestores ambientais e logísticos e outras pessoas interessadas nas atividades portuárias, os alunos vão aprender a:

  • Reconhecer projetos e estruturas portuárias, analisar projetos e operações de terminais portuários.
  • Desenvolver habilidade para identificar e compreender um sistema portuário, entender e avaliar alternativas de soluções de estruturas portuárias e gerenciar fatores determinísticos para a operação de projetos portuários.

Para isso, o conteúdo do curso engloba os seguintes módulos:

  1. Introdução aos Sistemas Portuários;
  2. Apresentação do problema da gestão portuária (níveis estratégico, tático e operacional) com destaque aos problemas de interface;
  3. Redes Logísticas e o papel do sistema portuário;
  4. Apresentação dos módulos do curso e suas ligações com o problema da gestão portuária;
  5. Histórico, com ênfase na unitização da carga e na especialização dos portos;
  6. O papel do porto nas economias globais, regionais e locais;
  7. Transportes Marítimos e Fluviais;
  8. Infraestrutura Portuária;
  9. Gestão portuária.

Então, se você quer navegar pelas rotas de entregas e envios do Brasil, acesse o site e conheça o curso de Gestão de Operações Portuárias da Fundação Vanzolini.

Até mais!

Fontes:

Infraestrutura Portuária
Agência Brasil
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
Gestão portuária no Brasil: Uma abordagem sociotécnica

Para mais informações sobre o curso de Gestão e Operações Portuárias da Fundação Vanzolini:
ENTRE EM CONTATO

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


chat icone

Posso
ajudar?

You've just added this product to the cart:

×