Fundação Vanzolini

Gestão Portuária: como desenvolver operações nos portos

2 de dezembro de 2022 | 5min de leitura
Compartilhe:

Pontos de chegadas e partidas, pontos de recebimento e envio de produtos. Os portos são uma infraestrutura de fundamental importância para a economia brasileira, já que são responsáveis pelo escoamento de mais de 90% do comércio exterior, segundo dados de 2019 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Diante da representatividade do setor portuário para a indústria nacional, que trata de aspectos fundamentais da administração de portos, faz-se necessário competências capazes de reconhecer projetos e estruturas portuárias, além de analisar e desenvolver operações nos terminais.

A gestão portuária envolve uma importante articulação entre as diversas atividades que compreendem as operações relacionadas ao transporte e à logística, tanto dentro quanto fora dos portos.

Nesse sentido, esses pontos de chegadas e partidas formam um complexo sistema de processos, que demandam um modelo de gestão também complexo, variado e integrado.

Então, para saber mais sobre o que é gestão portuária, o que faz um profissional da área e quais as possibilidades de atuação na carreira, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

O que é gestão portuária?

Para começar, vamos compreender o que é a gestão portuária e o que ela engloba.

A gestão portuária pode ser compreendida como uma área profissional ligada ao gerenciamento de diversas atividades que compõem um porto ou terminal de carga. Entre essas atividades, podemos destacar:

  • Operações de logística;
  • Manuseio de mercadorias;
  • Gestão e controle do fluxo de passageiros;
  • Comércio exterior (exportação e importação);
  • Administração dos serviços portuários;
  • Mediação com as empresas de transportes fluviais e agências marítimas.

Como podemos ver, a gestão portuária é uma atividade com campo amplo e que demanda profissionais capacitados e especializados em segmentos diversos. Há, portanto, uma pluralidade nos serviços e responsabilidades, o que exige um conhecimento aprofundado, diante de uma visão macro.

O cenário dos portos no Brasil vem se transformando e, a partir das resoluções do governo e de iniciativas pública e privada, nos últimos anos, o setor portuário vem crescendo de forma significativa, como veremos a seguir.

Portos em expansão no Brasil

É fato que portos eficientes reduzem os custos das importações e exportações, favorecendo o crescimento das empresas nacionais. O Brasil tem, atualmente, 36 portos públicos organizados, que são administrados pela União, no caso das Companhias Docas, ou delegado a municípios, estados ou consórcios públicos.

Segundo os dados do Anuário Estatístico, produzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ, 2019), transita pelo setor portuário, em volume, cerca de 95% da corrente de comércio exterior do país. Além disso, no vai e vem de passageiros e produtos nos portos e terminais, são movimentados, em média, 293 bilhões de reais anualmente, cerca de 14,2% do PIB brasileiro.

Em outubro deste ano, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) divulgou o balanço atualizado da movimentação dos portos brasileiros e, segundo o Painel Estatístico da Agência, o setor portuário registrou 799,7 milhões de toneladas movimentadas em 2022. A navegação interior teve crescimento de 10,6% no saldo acumulado do ano e a movimentação de carga geral aumentou 15,4%, entre julho e agosto.

Nesse mesmo período, os portos públicos registraram crescimento de 10,3%, com destaque para o Porto de Santarém/PA (+105%), Suape/PE (+25%), Rio de Janeiro/RJ (+24,1%) e Santos/SP (+23,3%).

No entanto, para que o setor portuário possa, de fato, expandir com robustez e contribuir ainda mais com a economia nacional, ele precisa contar com profissionais capacitados em gestão portuária. E o que faz um gestor portuário? Bem, falaremos mais logo abaixo. Continue a leitura.

O que faz um gestor portuário?

Figura estratégica, o gestor portuário é o profissional responsável por desempenhar atividades plurais, que envolvem tanto a gestão de pessoas como o conhecimento e habilidades voltados para projetos, estrutura e comunicação entre mercados nacionais e internacionais.

Trata-se, então, de uma atuação bastante ampla, que está ligada a atividades-chave como logística, legislação, segurança e recursos humanos.

Como falamos anteriormente, há uma carência desses profissionais no Brasil e a capacitação e a formação específicas garantem os recursos para uma atuação capaz de suprir as necessidades atuais, que envolvem a modernização da gestão e da infraestrutura portuária, além de possibilitar o trabalho com a elaboração de novas estratégias para atração de mais investimentos para este setor.

Dessa maneira, no mercado de trabalho, um profissional de gestão portuária pode atuar em lugares como: empresas detentoras de autorizações para terminais portuários privados; em empresas arrendatárias nos portos públicos; em empresas que realizam a operação portuária; em organizações de transporte hidroviário, marítimo ou intermodal.

Até mais!

Fontes:

Infraestrutura Portuária
Agência Brasil
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
Gestão portuária no Brasil: Uma abordagem sociotécnica

Posts Relacionados