Fundação Vanzolini

7ª edição do PMBOK® é fundamental para fazer o exame PMP

30 de junho de 2022 | 4min de leitura
Compartilhe:

Webinar da Fundação Vanzolini fala sobre a 7ª edição do PMBOK® e traz orientações para quem quer ser aprovado no exame PMP.

Uma aula sobre como a 7ª edição do Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK®) impactou o exame Project Management Professional (PMP) e importantes orientações sobre os caminhos para que os candidatos sejam aprovados na prova foram transmitidos pelo professor da Fundação Vanzolini, André Ricardi, durante o webinar Easy PMP – Dicas para Certificação PMI.

“Apesar da 7ª edição do guia PMBOK® ainda não ser uma referência oficial para o exame PMP, a mentalidade que está por trás da prova é a da mais recente edição. Há um ano e meio estamos trabalhando com essa interpretação e os alunos estão sendo aprovados. A maneira que estruturamos o ensino tem facilitado o entendimento dos candidatos, por exemplo, para saberem identificar quais questões abordam o mundo ágil, híbrido ou preditivo”, salienta Ricardi.

De acordo com o professor, as mudanças entre 6ª e 7ª edições dos guias foram radicais. “O mundo do PMI hoje é mais holístico, flexível, abrangente e adaptável e isso tudo reflete no exame PMP”, explica Ricardi.

Esses materiais são elaborados pelo Project Management Institute (PMI), organização criada em 1984 e que emite a certificação PMP − uma das credenciais mais reconhecidas e respeitadas na área de gestão de projetos no mundo.

Durante o webinar, o professor apresentou uma pequena evolução histórica dos Guias PMBOK®. A primeira versão surgiu em 1996 e evoluiu até culminar na 7ª edição, de 2021. A última versão, segundo ele, traz profundas alterações que foram necessárias para que os guias permanecessem relevantes às necessidades dos clientes e da comunidade profissional.

Um dos exemplos mais importantes dessa mudança é que, até a 6ª edição, o guia não trazia de forma clara o Tailoring (adaptação dos modelos de frameworks) para que os profissionais pudessem fazer o uso adequado de todos os conjuntos de ferramentas e aplicassem nos projetos, empresas ou áreas de negócios.

Segundo o professor, na 7ª edição, o Tailoring é abordado em seção específica. Apresenta, entre outras coisas, que é necessário selecionar a abordagem de desenvolvimento mais apropriada para o ambiente ou segmento de mercado no qual o profissional está executando o projeto.

Com relação aos caminhos para aprovação na prova, Ricardi abordou a distribuição dos assuntos, competências avaliadas nos candidatos, pré-requisitos, projetos simultâneos, preço do exame, procedimentos para o teste online e o roteiro de estudos.

Certificação PMP

O padrão ouro da gestão de projetos é a certificação PMP. Reconhecida e exigida por organizações em todo o mundo, valida a competência do profissional para desempenhar o papel de gestor de projeto, liderando e dirigindo equipes. O gerente do projeto é quem faz o planejamento e a coordenação das atividades de uma empresa, inspirando os colaboradores e conduzindo o trabalho de forma integrada.

Hoje são mais de um milhão de pessoas que possuem a certificação PMP no mundo. Uma valorização e uma comprovação de que a certificação é muito respeitada no mercado. “Mesmo com tanta abordagem ágil sendo falada, a certificação ainda é valorizada e reconhecida, porque temos hoje aproximadamente 50% da prova de questões voltadas às abordagens ágeis ou híbridas e não somente com questões preditivas”, pontua Ricardi.

Saiba mais sobre a certificação PMP®: assista ao webinar Easy PMP – Dicas para Certificação PMI, com o Prof. André Ricardi e promovido pela Fundação Vanzolini.

» Desejamos sucesso na sua carreira! Entre em contato com a Fundação Vanzolini e invista no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

» Confira os webinars da Fundação Vanzolini.

Posts Relacionados