Fundação Vanzolini

Apenas 30% dos e-commerces estão adequados à LGPD

7 de julho de 2021 | 2min de leitura
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A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor no Brasil desde o final de 2018. Mas, para que as empresas tivessem tempo para se organizar e se adequar à legislação sem prejuízos, foi estabelecido que a agosto de 2021 seria o prazo máximo para realizar as mudanças necessárias.A partir desta data as empresas que não cumprissem as regras seriam multadas. 

Três anos depois, atender às diretrizes previstas na LGPD parece estar bem longe da realidade da maioria dos e-commerces, segundo levantamento feito pelo site E-commerce Brasil em parceria com um escritório de advocacia. 

Os resultados mostram que apenas 30% das empresas seguem todos os requisitos previstos e mantêm uma equipe preparada em questões como privacidade, mapeamento de dados, criação de políticas, revisão de questões de segurança da informação e pessoas encarregadas da proteção de dados e treinamento das equipes.  Já 56% dos e-commerces afirmam que estão parcialmente adequados à LGPD ao terem políticas de privacidade e estarem em conformidade com as questões de segurança da informação. 

A pesquisa ainda mostrou que 33% dos colaboradores destas empresas sabem quais são os direitos envolvidos, mas que é algo que não afeta diretamente o trabalho deles, mesmo para aqueles que tratam diretamente com os dados pessoais, enquanto 15% sabem sobre a LGPD, mas não acreditam muito no rigor da Lei, por julgarem o vazamento de dados algo comum para os dias atuais. 

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