Fundação Vanzolini

A importância do Design Thinking durante a pandemia

19 de julho de 2021 | 2min de leitura
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Palavras como empatia, reinventar, adaptar, redescobrir e sinônimos delas ganharam novos significados desde o início da pandemia da Covid-19, que pegou todos de surpresa e fez com que a rotina, o modo de trabalho e de viver se transformassem. 

Nas empresas, se adaptar às mudanças e buscar soluções eficazes e rápidas para os problemas se tornou fundamental e a aplicação de metodologias ágeis foi um ótimo aliado nesse quesito. “Eu costumo dizer que a pandemia, de fato, não mudou nada na nossa maneira de viver e de trabalhar. Ela acelerou um processo que estava à caminho”, comentou a professora do curso de Design Thinking e Design Sprint da Fundação Vanzolini, Ticiana Calipe, durante o webinar sobre o tema.

Mas, engana-se quem acredita que a aplicação de metodologias ágeis são relacionadas ao tempo e a velocidade com que são executadas. “Quando eu falo agilidade não significa rapidez nas atividades, mas uma inteligência do ato. Em como podemos criar soluções, projetos e cenários de uma forma mais inteligente, e não ficar focado em calendário, hora e prazo”, explicou a docente, que acrescentou:

“Design Thinking é uma metodologia baseada em criar projetos humanizados para as pessoas e de se colocar no lugar do outro.”

“O Design Thinking pode até ser uma metodologia ágil, um passo a passo que qualquer pessoa pode fazer. Mas se você não tiver o mínimo de capacidade ou interesse de se colocar no lugar do outro e entender o que de fato o outro precisa, você terá dificuldade em fazer o Design Thinking acontecer. Porque a ideia dele é entregar coisas importantes e viáveis para outras pessoas, e não para nós”, finalizou Ticiana. 

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