Fundação Vanzolini

A cultura da Qualidade aplicada nas organizações

14 de abril de 2022 | 2min de leitura
Compartilhe:

A busca pela Qualidade é um assunto frequente no ambiente de trabalho. Empresas de todos os segmentos procuram alternativas para conseguir melhorar e otimizar seus Processos, e há um movimento cada vez mais claro em busca de um olhar amplo para todas as áreas do negócio.

Tal questão é defendida por estudiosos da área, como Maurício Sócio, que afirmou, durante o webinar ‘A gestão da Qualidade e a Gestão por Processos’, realizado pela Fundação Vanzolini no dia 06 de abril: “a Qualidade não é uma área, é uma função que está em todas as áreas”.

Segundo Maurício, para que uma empresa alcance as estratégias e metas, é necessário um sistema de gestão, que se entende por um “conjunto de elementos inter-relacionados, trabalhando em prol das gestões da Qualidade das partes interessadas”.

E, para desenvolver uma estratégia concisa, por exemplo, pode-se utilizar o famoso ciclo PDCA – Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Ações – uma ferramenta poderosa e que auxilia toda empresa a criar métricas e alcançar resultados.

Outro ponto fundamental defendido por Maurício, e necessário para o sucesso da estratégia, é a importância do uso da linguagem correta com as partes interessadas, além de uma estrutura departamental que questiona quais são os processos integrados e que traga procedimentos escritos por Processos, e não por áreas.

Segundo o professor, ter um processo segmentado por áreas pode afastar o ideal buscado.

Mercado de trabalho

Apesar de ser considerada por Maurício como a era da Qualidade, atualmente a quantidade de profissionais especializados no ramo é escassa: “faltam mais pessoas com conhecimento efetivo sobre Qualidade e Processo, com mais informação e instrumentos em relação à Qualidade de Processos”, comentou.

Neste cenário, a imagem do gestor se faz necessária. “É importante que ele (gestor) reserve mais tempo para fazer gestão, para planejar os objetivos, conversar com os colaboradores, discutir melhorias, utilizando o método PDCA.

Além disso, é preciso ter um mecanismo para valorização e reconhecimento da capacidade intelectual do colaborador”, finalizou o professor do curso de Gestão da Qualidade e Gestão por Processos da FCAV.

Para saber mais sobre os webinars organizados pela Fundação Vanzolini, acompanhe a página no Sympla.

Para receber mensalmente o Boletim Educação Vanzolini com conteúdo sobre carreira e mercado, inscreva-se aqui.

Posts Relacionados