Fundação Vanzolini

ISO 14001 aplicada à Saúde

Postado em Certificação | 10 de março de 2023 | 4min de leitura
Compartilhe:

Quando se fala em certificações para a área da saúde, a primeira que vem à mente é a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Mas, engana-se quem pensa que unidades hospitalares são restritas às certificações exclusivas de saúde. Um exemplo de certificação que pode ser aplicada neste ambiente é a ISO 14001, que tem como foco promover a gestão ambiental por meio do pensamento de risco e de ciclo de vida dos seus produtos, atividades e serviços, como a extração da matéria-prima até o destino pós-uso, assim como a redução das emissões de resíduos e correto aproveitamento, tratamento e disposição deles.

Segundo Carlos Ferreira, gestor de serviços das normas ISO 14001 e ISO 45001 na Fundação Vanzolini, a ISO 14001 permite que a unidade hospitalar identifique, priorize e controle os impactos ambientais das suas atividades, além de estabelecer os objetivos para melhoria do desempenho ambiental.

“O contexto atual obriga que todas as organizações estejam sensíveis e engajadas com a proteção do meio ambiente. A área da Saúde não pode ficar alheia a esta necessidade”, explicou Carlos.

Benefícios da ISO 14001

“A aplicação da ISO 14001 em uma instituição hospitalar tem muitos benefícios, como a melhoria do desempenho ambiental com seus respectivos benefícios financeiros, reconhecimento e melhoria da imagem da instituição perante à sociedade, além de redução de riscos”, mencionou Ferreira.

Por ser uma certificação com viés ambiental, é possível que seja associada com poucos benefícios financeiros e um gasto que pode não ser interessante para a instituição. Mas, a aplicação da ISO 14001 pode ser o fator principal para evitar multas ou penalidades de órgãos reguladores, além de incentivar a redução de muitos gastos diários.

“São vários os benefícios financeiros da implantação estruturada de um sistema de gestão ambiental. Eles vão desde a conscientização do uso racional de recursos, que reduz as despesas e desperdícios, até a redução de riscos de acidentes, que podem causar, além de prejuízo à vida, impactos financeiros significativos”, comentou Carlos.

Segundo o gestor, a instituição deve dissociar os investimentos, sendo que o valor mais significativo, normalmente, será para se adequar aos requisitos legais do que para implantar um sistema de gestão ambiental.

“Outro conselho é quantificar todos os benefícios incorporados pela organização por meio do SGA como, por exemplo, redução do consumo de energias e insumos, redução da geração de resíduos, identificação de oportunidades para reaproveitamento e venda de materiais. Isto vai demonstrar que a gestão ambiental apoia a sobrevivência da organização”, exemplificou Ferreira.

Como implementar a ISO 14001

Para implementar a certificação na unidade, segundo o gestor, existem duas possibilidades: contratar um serviço de consultoria especializada ou implementar um sistema de gestão com foco na ISO 14001 por conta própria, por meio da capacitação dos profissionais da organização com cursos de interpretação da norma, implantação e auditoria interna. Após a
escolha pelo melhor caminho para a instituição, é necessário contratar uma certificadora, como a Fundação Vanzolini, e iniciar o processo de certificação.

“A auditoria do processo de certificação acontece em duas etapas, sendo a primeira uma
auditoria para análise documental e planejamento, conhecida como Fase 1, e uma auditoria
para constatar a suficiência e eficácia do sistema de gestão, conhecida por Fase 2. Se tudo
correr bem, é feita a recomendação da certificação”, finalizou.

Antes das auditorias Fase 1 e Fase 2, a organização pode contratar uma pré-auditoria. Ela
não é obrigatória e não faz parte do processo de certificação, mas pode ajudar a
organização a identificar falhas na implantação que podem ser corrigidas antes das
auditorias de certificação.

Quer implementar a ISO 14001 no seu Hospital? Entre em contato com o certific@vanzolini.org.br e solicite sua proposta.