Notícia

FUNDAÇÃO VANZOLINI É PARCEIRA DE CENTRO DE MÍDIAS DE SP, PREMIADO PELO BID

No início deste mês, o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, apareceu de surpresa na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EFAPE) para parabenizar o time do Centro de Mídias de São Paulo, após o projeto ter sido premiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), como ideia inovadora de gestão pública em meio à crise do novo coronavírus.

A Fundação Vanzolini tem uma parceria de quase duas décadas com a Secretaria da Educação focada na formação de profissionais da educação pública do estado de São Paulo, desde professores até gestores. Além de oferecer a formação, a área de Gestão de Tecnologias em Educação da FCAV também atua na implementação de Soluções que operacionalizam a gestão e a modelagem dos cursos profissionalizantes.

Por isso, quando a pandemia impôs mais um grande desafio para a educação pública estadual, a Fundação Vanzolini foi acionada para ampliar, ajustar, implementar e acompanhar todo o processo de estruturação e suporte da tecnologia do novo Centro de Mídias de SP. 

O projeto deu tão certo, a ponto de o Centro de Mídias ter sido o único representante brasileiro entre os vencedores do prêmio do BID, que avalia critérios como impacto social, sustentabilidade, inovação e replicabilidade. Em sua sétima edição, o concurso “Govenarte 2020: A Arte do Bom Governo” selecionou seis projetos de administrações estaduais e municipais entre 127 iniciativas de 12 países da América Latina e Caribe. 

Para agradecer esse sucesso, o secretário Rossieli foi à sede da EFAPE e entrou, sem avisar, em um dos estúdios de transmissão onde estavam sendo gravadas as aulas online para os profissionais de educação do Estado. Emocionada, a equipe de filmagem que trabalhava no local recebeu uma placa como reconhecimento da iniciativa. Na visita surpresa, o secretário pode observar de perto o resultado de um longo trabalho de engenharia de produção e logística, que tornou realidade a estrutura necessária para gravar e transmitir conhecimento, de forma ágil e com qualidade.

A Fundação Vanzolini também foi responsável pelo planejamento, roteiro e material das aulas, além da integração de todo esse sistema, da origem até o público final, que recebeu o treinamento pelo YouTube ou por meio do aplicativo do Centro de Mídias de SP. A operação foi coordenada pela Profª Dra. Beatriz Scavazza, que define o prêmio como um reconhecimento do empenho de dezenas de profissionais da Fundação Vanzolini que, mesmo com suas rotinas profundamente impactadas, não mediram esforços para apoiar a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em um contexto tão desafiador.

“O Centro de Mídias também é o principal canal e instrumento para que os profissionais da educação possam não só dar aulas, como também participar de ações de formação para seu aperfeiçoamento profissional, em segurança e com saúde”, completa Beatriz.

Segundo ela, em 2021, a Fundação Vanzolini continuará seguindo seu propósito e seus valores, em todos os serviços que visam o fortalecimento da educação pública. “Creio que deixamos um legado para o Estado de São Paulo, inaugurando uma nova era na educação pública, ao mostrar que é possível estar distante e presente, ao mesmo tempo”, conclui. 


Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*