A ergonomia, como uma área do conhecimento voltada para o desenvolvimento de situações de trabalho e de produtos que respeitem as características humanas tem sido útil em projetos de engenharia. A partir de diferentes tipos de ações desenvolvidas junto às empresas e instituições, soluções são construídas para que os objetivos da produção sejam atingidos; para que os usuários tenham mais conforto e melhores resultados na utilização de diferentes tipos de artefatos; e, sobretudo, para que as pessoas possam desenvolver suas atividades em condições que garantam a sua segurança e promovam a sua saúde. No caso das atividades profissionais, é importante também que as condições permitam às pessoas o desenvolvimento profissional.

Para tanto, conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelas pessoas é um pressuposto fundamental para os projetos em que haja contribuições da ergonomia. Assim, pode-se melhorar o conteúdo das tarefas, a maneira como o trabalho é dividido, facilitar a troca de experiências e projetar produtos que tenham melhores atributos de usabilidade e uso mais fácil e confortável.

SOLUÇÕES BENEFÍCIOS
Análise Ergonômica do Trabalho
  • Compreender a atividade de trabalho e a relação entre atividade individual e coletiva como referências para projetos de produção.
  • Construir com os atores sociais das empresas/instituições transformações que propiciem resultados positivos para a organização e, ao mesmo tempo, para os trabalhadores (conforto, segurança, desenvolvimento profissional e construção da saúde).
Análise da atividade voltada para a usabilidade de sistemas informatizados
  • Entender a atividade em situações em que há predominância do uso de sistemas informatizados no trabalho, com especial atenção para o uso mais efetivo, melhorando a usabilidade e a navegabilidade
Contribuições da Ergonomia para projetos de engenharia
  • Projetar sistemas de trabalho e produtos, a partir de análises da atividade, que considerem a sua adaptação às características humanas, incluindo aspectos fisiológicos, cognitivos e sociais
Ações em psicodinâmica do trabalho
  • Desenvolver ações nas empresas/instituições visando o entendimento da relação entre saúde mental e trabalho.
  • Desenvolver dispositivos internos às empresas e às instituições visando a criação de espaços de discussão e de deliberação.
  • Apoiar a transformação da organização do trabalho e dos sistemas de avaliação de desempenho.
  • Apoiar a elaboração de uma abordagem de construção da saúde e do desenvolvimento profissional.
Implantação de comitês de melhoria
  • Apoiar a concepção e a implantação de dispositivos organizacionais que permitam a construção de soluções de longo prazo baseadas em uma perspectiva estratégica incluindo os pressupostos da ergonomia e da psicodinâmica do trabalho, entre outras disciplinas.
Supervisão em ergonomia       
  • Promover encontros periódicos com profissionais experientes possibilitando aos ergonomistas das organizações o aprimoramento em ergonomia e temas correlatos, o acompanhamento de casos e o compartilhamento de experiências.

Desenvolvemos soluções personalizadas para as necessidades de cada empresa.
Consulte-nos: (11) 3024-2262 – projetos@vanzolini.org.br / cursosincompany@vanzolini.org.br