A ergonomia, como uma área do conhecimento voltada para o desenvolvimento de situações de trabalho e de produtos que respeitem as características humanas tem sido útil em projetos de engenharia. A partir de diferentes tipos de ações desenvolvidas junto às empresas e instituições, soluções são construídas para que se atinjam os objetivos da produção, para que os usuários tenham mais conforto e melhores resultados na utilização de diferentes tipos de artefatos e, sobretudo, para que se propiciem condições para que as pessoas possam desenvolver suas atividades em condições que garantam a sua segurança e promovam a sua saúde. No caso das atividades profissionais é importante também que as condições permitam às pessoas o desenvolvimento profissional.

Para tanto, conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelas pessoas é um pressuposto fundamental para os projetos onde haja contribuições da ergonomia. Assim pode-se melhorar o conteúdo das tarefas, a maneira como o trabalho é dividido, facilitar a troca de experiências, projetar produtos que tenham melhores atributos de usabilidade, uso mais fácil e confortável.

SOLUÇÕES BENEFÍCIOS
Análise Ergonômica do Trabalho
  • Entendimento da atividade de trabalho e a relação entre atividade individual e coletiva como referência para projetos de produção.
Análise da atividade voltada para a usabilidade de sistemas informatizados
  • Entendimento da atividade em situações de uso de sistemas informatizados no trabalho.
Contribuições da Ergonomia para projetos de engenharia
  • A partir de análises da atividade, projetar sistemas de trabalho e produtos que considerem a sua adaptação às características humanas, incluindo aspectos fisiológicos, cognitivos e sociais.
Sensibilização para a Ergonomia
  • Palestras visando à sensibilização de gestores e outros trabalhadores com relação à necessidade e às possibilidades que se descortinam com as contribuições da ergonomia.
Implantação de comitês de melhoria
  • Implantar dispositivos nas empresas que permitam a construção de soluções de longo prazo baseadas em uma perspectiva estratégica incluindo a ergonomia.

Psicodinâmica do Trabalho

A discussão relativa aos aspectos da saúde mental no trabalho ganhou vulto nas últimas décadas. A partir da implantação de novos sistemas de organização do trabalho, principalmente calcados em avaliações individuais de desempenho, houve uma mudança significativa nas empresas, principalmente no que diz respeito às relações entre os trabalhadores e com a hierarquia. Muito tem sido discutido sobre as consequências para a saúde e, também para os resultados da produção. A psicodinâmica do trabalho tem se mostrado muito útil para o entendimento das questões da subjetividade e para as questões da relação entre sofrimento e prazer nas situações de produção, a sua abordagem tem sido útil para que haja efetivas transformações visando um aprimoramento das instituições e do trabalho.

Palestras
  • Sensibilização em temas ligados à psicodinâmica do trabalho voltada para gestores, responsáveis pelos projetos das tarefas e organização do trabalho, representantes sindicais e do Estado.
Ações em psicodinâmica do trabalho
  • Entendimento das da relação entre saúde mental de trabalho.
  • Desenvolvimento de dispositivos internos às empresas e às instituições visando à criação de espaços de discussão e de deliberação.
  • Transformação da organização do trabalho e dos sistemas de avaliação de desempenho.
  • Desenvolvimento de uma perspectiva de construção da saúde e do desenvolvimento profissional.

Desenvolvemos soluções personalizadas para as necessidades de cada empresa.

Consulte-nos: (11) 3024-2262 – projetos@vanzolini.org.br / cursosincompany@vanzolini.org.br