Fundação Vanzolini

Projetos e operações em terminais portuários

7 de fevereiro de 2023 | 7min de leitura
Compartilhe:

O setor portuário fomenta a economia internacional, principalmente com o auge da globalização. E o desenvolvimento de projetos portuários e as operações portuárias são os grandes responsáveis pela manutenção desse segmento.

Tal é sua força que, segundo dados do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), foram movimentadas mais de 1,2 bilhão de toneladas de cargas, em 2021.

Mas, para que recordes como esse aconteçam com frequência, é necessário muito trabalho e experiência, aplicados em conjunto. Aí entra a importância de se elaborar planos de operações portuárias eficazes.

Neste artigo, você entenderá melhor como funcionam esses planejamentos para desenvolvimento de projetos e atividades estratégicas, e quem são os profissionais por trás dessas ações. Acompanhe até o final. Boa leitura!

 

O que são sistemas portuários

Antes de entender como funciona um sistema portuário, é necessário saber o que é isso. Basicamente, se trata do conjunto de recursos e instalações para o bom funcionamento de portos.

Isso inclui, entre outros:

  • Infraestrutura física: Como cais, berços, equipamentos de movimentação e transporte de carga, instalações de armazenamento;
  • Sistemas de informação: Para gerenciamento de operações, tráfego marítimo, cadeia de suprimentos e segurança, etc.;
  • Serviços em geral: Como o atendimento a navios, manutenção de equipamentos e serviços de segurança.

Ou seja, tudo aquilo que torna um porto o mais eficiente possível.

O responsável pela operação desses sistemas é o gestor portuário. Ele administra e coordena as atividades cotidianas para garantir o correto manuseio dos recursos e setores de um sistema aquaviário.

 

Importância da gestão portuária

O curso ajuda a gestão portuária na formação de profissionais capazes de planejar e administrar as operações de um sistema portuário, por meio do desenvolvimento de projetos portuários para fluxos de informações, pessoas e produtos.

A gestão portuária é muito importante para a economia aquaviária, pois garante a máxima eficiência de logística e funcionamento das organizações portuárias, sendo a porta de entrada e saída para o comércio internacional.

Além disso, é graças a ela que os portos apresentam grande segurança e controle sobre as cargas, evitando possíveis atrasos ou problemas para os exportadores e importadores.

 

Entendendo o que é um gestor portuário

Um gestor portuário é capacitado para gerenciar o funcionamento de um sistema ou terminal portuário. Ele atua no planejamento e desenvolvimento de projetos portuários e operações desses lugares.

Vale destacar que, ainda que seja um cargo muito importante, profissionais qualificados estão um pouco raros no mercado. Fato esse que torna os atuantes muito valiosos para as instituições portuárias.

Assim como sua área de atuação, o gestor portuário apresenta uma ampla diversidade no que diz respeito às atividades e funções que ele pode exercer. Confira!

 

Operações de logística

Esse gestor pode atuar na logística dos portos, gerenciando e coordenando todas as atividades necessárias para o transporte otimizado e seguro de cargas, como as operações de carregamento, transporte e distribuição.

Nesse setor, ele pode influenciar diretamente na efetividade do posicionamento da empresa no mercado. Já que, um porto, com uma logística bem-conceituada, pode se destacar pela sua eficiência.

 

Gestão e controle de fluxos

Já esse gestor pode, também, se responsabilizar pelo controle de fluxos de passageiros e produtos em um terminal portuário. Assim, ele monitora a capacidade de carga e comanda as atividades internas.

A importância dessa função está, justamente, na eliminação de equívocos e sobrecargas no processo, além de fazer com que os fluxos portuários ocorram de maneira saudável para as organizações responsáveis.

 

Administração dos serviços portuários

Dentro de terminais portuários, as opções de serviços operacionais e administrativos podem incluir:

  • Carregamento e descarregamento de navios;
  • Armazenagem de mercadorias;
  • Manuseio de cargas especiais;
  • Serviços de reparação e manutenção.

E o gestor portuário pode administrar todos eles, firmando o comprometimento dos sistemas portuários e assumindo a responsabilidade de gestor geral, para acompanhar, de perto, cada etapa das operações portuárias.

 

Negociações comerciais

Atuar nas negociações comerciais, sejam elas nacionais ou internacionais, tanto de importações quanto de exportações, pode ser outro papel do gestor portuário. Ele pode estabelecer e manter trocas com vários parceiros comerciais.

Relações com empresas de transportes fluviais, agências marítimas, embarcadores, transportadores, e outros envolvidos neste setor podem ser importantes rotas para garantir a gestão e autonomia de um porto.

 

Gerenciamento de Projetos

Tanto o planejamento, quanto o desenvolvimento de projetos de operações portuárias são tarefas desse profissional. Ele pode usar todos os seus conhecimentos técnicos e gerenciais para traçar as melhores estratégias de desempenho.

Assim, ele certifica seu papel de gestor e administrador, proporcionando muita qualidade nos serviços do terminal portuário. Afinal, qualquer otimização nesse setor pode significar altas taxas de lucro.

 

Garantia da segurança

A segurança das mercadorias, dos outros trabalhadores e até do meio ambiente são outras preocupações de um gestor portuário. Ele precisa garantir que o porto esteja zelando pela seguridade de todos.

Dessa forma, ele deve analisar e gerenciar todos os tipos de riscos, sejam eles físicos ou jurídicos, para estabelecer a integridade do terminal portuário, seus colaboradores e da natureza.

 

Papel da logística nos sistemas portuários

Logística é o manejo de instrumentos e instalações para que um sistema tenha a maior eficácia possível, isto é, garantir que os recursos estejam no lugar certo, na hora certa.

Nos sistemas portuários, a logística das operações envolve, entre outros serviços, o fluxo, armazenamento e transporte de mercadorias, bem como os processos de recebimento e envio de cargas internacionais.

Sua importância é inquestionável, uma vez que, quando bem aplicada, uma logística eficiente pode melhorar o escoamento de produtos e garantir a boa atuação de um terminal portuário no mercado.

Como já mencionado, uma boa logística pode destacar um sistema portuário pela objetividade e precisão de suas atividades. Além de enfatizar a autonomia e capacidade dos profissionais daquela gestão.

 

Como aprender mais sobre desenvolvimento de projetos e operações portuárias?

Agora você entende melhor sobre o funcionamento dos terminais portuários, como ocorre e quem realiza o desenvolvimento de projetos portuários e operações portuárias. Mas isso é apenas a ponta do iceberg.

Se você realmente quer aprender mais sobre este assunto para se destacar no mercado, é importante ter uma excelente base de estudos. Então, você pode contar com a Fundação Vanzolini.

Com o curso de Gestão de Operações Portuárias da Vanzolini, você será capacitado por especialistas que trabalham com profissionalização há mais de 50 anos para se tornar um grande gestor. Não fique para trás!

 

Cursos na área de Operações da Fundação Vanzolini

ENTRE EM CONTATO

 

Fontes:

Setor portuário bate recorde e movimenta mais de 1,2 bilhão de toneladas em 2021

Logística portuária: tudo que você precisa saber sobre o funcionamento dos portos

Gestão portuária no Brasil: Uma abordagem sociotécnica

Portos