Notícia

Fundação Vanzolini lança livro em comemoração aos seus 50 anos de história

Fundação Vanzolini 50 anos - Livro

A industrialização no Brasil tem a participação decisiva da Engenharia de Produção. Essa disciplina foi introduzida no Brasil pelo professor Ruy Leme, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1955. Foi a Engenharia de produção que criou a chamada administração científica no país, uma vez que nas décadas de 30, 40 e 50, a administração industrial era empírica e sujeita a todo tipo de interferência na produtividade e na qualidade dos produtos. Como destaca o professor João Amato Neto, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Vanzolini, na aula magna proferida na primeira Semana de Engenharia de Produção, em 1965, “o professor Ruy Leme já definia o escopo da Engenharia de Produção e da Administração Industrial como os olhos no crescimento do país. A competência de projetar, melhorar e instalar sistemas integrados de homens máquinas e equipamentos haveria de sustentar nossa transição de uma economia primária subdesenvolvida ao desenvolvimento industrial maduro…”.

O professor Ruy Leme, à frente de um grupo de professores da Escola Politécnica da USP, criou A Fundação Vanzolini em 1967 como entidade pioneira na difusão dos conceitos de Engenharia de Produção no Brasil. Desde então seus cursos vêm atualizando gerações de engenheiros e administradores de empresas no país. Para contar essa história a Fundação Vanzolini está lançando o livro “Na Vanguarda da Produção e da Difusão do Conhecimento”. O livro destaca a figura do professor Carlos Alberto Vanzolini, engenheiro civil de formação e titular das disciplinas de Economia Política, Estatística Aplicada e Organizações Administrativas, como um precursor do que viria a ser a Engenharia de Produção no Brasil.

Dividido em cinco décadas o livro conta com depoimentos de professores e ex-presidentes da Fundação Vanzolini, sob a coordenação do professor João Amato Neto, a organização e o texto da jornalista Ana Paula Cardoso, baseada nos depoimentos e no projeto editorial publicados no hotsite 50anos.vanzolini.org.br

Confira a versão eletrônica da publicação:


2 comentários para “Fundação Vanzolini lança livro em comemoração aos seus 50 anos de história”


Eduardo Corrêa Yoshimura

Boa Tarde! Gostaria de receber ou retirar um exemplar impresso na sede da Instituição. Obrigado

Responder

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*