O que é e como aplicar a Gestão e a Melhoria dos Processos

Com informações da profa. dra Veridiana Rotondaro Pereira

A saúde dos processos afeta diretamente o desempenho das equipes de uma empresa, por isso buscar o aperfeiçoamento do trabalho através da gestão e da melhoria desta área tem sido o objetivo do trabalho de analistas e gerentes de processos.

“Organizar uma empresa em torno de funções, trabalhos em torno de tarefas num mundo competitivo como o atual não é mais adequado. É necessário que as atividades empresariais sejam vistas não em termos de funções, departamentos ou produtos, mas como processos-chave”, profa. dra.  Veridiana Rotondaro Pereira.

A ”Gestão por Processos, Melhoria de Processos” é o reparo dos métodos de atendimento às demandas de uma organização, que têm como objetivo garantir que os processos atendam às expectativas do negócio e dos clientes e, desta forma, tragam os melhores resultados esperados.

Para colocar em prática essa mudança, alguns pontos devem ser destacados:

  • Análise do processo atual para compreender como ele pode ser melhorado;

  • Montagem de um fluxo de trabalho do processo para que ele entregue valor ao cliente.

Sendo assim, é preciso considerar que a melhoria de processos utiliza uma abordagem disciplinada. Portanto, há diversas maneiras de fazer essas melhorias e dependendo da abordagem escolhida, ela pode exigir uma ferramenta diferente.

É importante ressaltar que melhoria de processos é diferente de automação de processos. As duas possibilidades podem coexistir, mas uma não depende da outra. É possível (ainda que não recomendado) automatizar os processos sem melhorá-los ou então melhorar os processos descartando a sua automação. Porém, vai depender das condições dos processos. 

Por que a gestão e a melhoria de processos são importantes? 

Elas são responsáveis por identificar os gargalos, as lacunas e as imperfeições nos processos, tornando-os mais produtivos e eficientes. Dessa forma, todos saem ganhando: a organização, os clientes e a sociedade.

Quais são os principais benefícios da gestão e melhoria dos processos?

  • Redução de Custos

  • Otimização de Tempo

  • Aumento de Resultados

Não há um passo a passo para fazer a gestão e a melhoria de processos, mas é preciso compreender que existem algumas etapas essenciais, como identificação, priorização, preparação, redesenho e implementação. 

Portanto, organizar uma companhia em torno de funções, trabalhos e tarefas, em um mundo competitivo como o atual não é mais adequado. É necessário que as atividades empresariais sejam vistas não em termos de funções, departamentos ou produtos, mas como processos-chave.

Esses e outros conhecimentos podem ser adquiridos de maneira prática no curso Gestão por Processos, Melhoria dos Processos EAD – ao vivo. Acesse o site e saiba mais sobre todo o programa do curso e o que você aprenderá para aplicar na sua empresa.

Fundação Vanzolini –  Mais de 50 anos proporcionando educação de alto nível!

Local:   Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone:  (11) 3145-3700 ou  WhatsApp

 

Textos por Luisa Pierson

Comentários