Prevenção na área da saúde da COVID-19 com ONA

O ano de 2020 foi marcado pela instalação da pandemia do coronavírus. Trata-se de uma situação sem precedentes na história contemporânea e as complicações decorrentes da doença têm provocado desdobramentos trágicos em escala global.

As organizações de saúde, por serem consideradas um sistema complexo com estruturas e processos interligados, abrem espaço para a aplicação de conceitos e ferramentas de Gestão da Qualidade.

Um sistema de gestão planejado provê diretrizes para condutas seguras e eficazes, num momento de crise.

O processo de Acreditação pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as organizações de saúde na avaliação dos seus processos e na identificação de melhorias nos cuidados e no atendimento de seus pacientes. Essa tarefa consiste numa abordagem sistêmica, utilizada pela Fundação Vanzolini, que de forma objetiva e mensurável, efetua a verificação do atendimento aos princípios do padrão normativo.

Contamos com a participação de duas instituições parceiras, para nos relatar quais foram os benefícios de ter a instituição certificada pela Fundação Vanzolini para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“É valioso nesse momento ter um Sistema de Gestão da Qualidade implantado e o envolvimento de todos os profissionais responsáveis por ele. Em meio às incertezas, aqueles que possuem processos definidos e compromisso com a qualidade, encontram-se à frente dos demais. Tomar decisões assertivas, torna-se mais fácil quando se tem posse de um bom sistema de gestão”, explicou Rita de Cassia Catini, administradora da Progastro Serviços Médicos.

Para setor de Qualidade do Hospital Unimed Campos dos Goytacazes, “a Acreditação ONA aumentou a credibilidade e confiabilidade dos nossos clientes, que demonstram maior satisfação com os tratamentos e procedimentos realizados. O mesmo efeito é nítido nos funcionários, cooperados e stakeholders, os quais, mesmo diante de mudanças e adequações na rotina de trabalho, permaneceram seguros e comprometidos em manter a qualidade e segurança na assistência prestada”.

Leia os comentários das representantes na íntegra

PROGASTRO SERVIÇOS MÉDICOS

Rita de Cassia Catini – Administradora

Perante aos desafios encontrados, frente à nova realidade pandêmica em que o País e o Mundo se encontram e com o agravamento da pandemia no Brasil, ser acreditado pela ONA junto a Fundação Carlos Alberto Vanzolini nos trouxe um pouco mais de tranquilidade.

 Já tínhamos um trabalho de qualidade e segurança validado pela ONA, porém, com a pandemia, novas normas foram impostas com o objetivo de garantir maior eficácia na segurança dos colaboradores e dos pacientes.

Por já possuirmos um sistema de gestão de qualidade, foi possível acompanhar todas as etapas do processo de cuidados durante a pandemia, com medidas de higiene mais rigorosas, treinamento de colaboradores e, desta forma, garantirmos as boas práticas na gestão, qualidade e segurança de nossos atendimentos e assistência à saúde.

É valioso nesse momento ter um Sistema de Gestão da Qualidade implantado e o envolvimento de todos os profissionais responsáveis por ele. Em meio às incertezas, aqueles que possuem processos definidos e compromisso com a qualidade, encontram-se à frente dos demais. Tomar decisões assertivas torna-se mais fácil quando se tem posse de um bom sistema de gestão.

Além disso, avaliação de riscos, definição de medidas preventivas e de controle, planejamento das atividades, treinamentos, procedimentos rigorosos de limpeza e desinfecção, higiene pessoal, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desenvolvimento de planos de emergência e realização de monitoramento periódico das medidas adotadas também fizeram parte das ações tomadas neste momento e nos deixaram seguros. Conseguimos não disseminar a doença dentro da clínica. Alguns casos positivos de médicos que se contaminaram em UTI’s foram isolados e não atingiram os colaboradores.

 

UNIMED – CAMPOS DOS GOYTACAZES

Setor de Qualidade

Com a acreditação do Hospital Unimed Campos, recomendada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, foi possível estabelecer processos de trabalho bem definidos, melhoria na estrutura física, aumento do parque tecnológico e mudança de cultura com o foco na segurança e qualidade da assistência.

Foi perceptível o engajamento dos funcionários em entender e cumprir com os processos definidos, assim como, contar com a participação dos cooperados e terceirizados que, em meio ao enfrentamento da pandemia da COVID- 19, encontraram-se fortalecidos pela cultura de segurança e qualidade da assistência, aumentando assim a credibilidade e a confiança do cliente.

A Acreditação ONA agregou ao Hospital Unimed Campos o aumento da credibilidade e confiabilidade junto aos clientes, que demonstram maior satisfação com os tratamentos e procedimentos realizados. O mesmo efeito é nítido aos funcionários, cooperados e stakeholders,  os quais, mesmo diante de mudanças e adequações na rotina de trabalho, permaneceram seguros e comprometidos em manter a qualidade e segurança na assistência prestada. Desta forma, percebemos o fortalecimento por meio da integração entre os setores e a possibilidade de desenvolvimento individual, gerando qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho.

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