A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CERTIFICADA PARA O AUDITOR INTERNO – ISO 9001

Com informações de: Prof. José Joaquim do Amaral Ferreira

Participar de um processo de implantação e certificação ISO 9001 de um sistema de gestão  em uma organização e sua posterior manutenção é um grande passo na carreira de qualquer profissional, uma vez que a norma tem reconhecimento internacional e evidencia o compromisso da empresa com a  qualidade  dos seus processos, produtos e serviços . A ISO 9001 reúne o conhecimento mundial em Sistemas de Gestão da Qualidade propiciando uma melhor gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, leva a um maior desenvolvimento dos colaboradores, gerencia a busca pela qualidade, levando a maior competitividade no mercado, otimização de processos e a redução de custos. 

“É fundamental ter auditores internos que passaram por um processo de qualificação certificado em uma instituição reconhecida, para que a implantação, manutenção e certificação do Sistema de Gestão da Qualidade nas organizações obtenha sucesso. ” Prof. José Joaquim do Amaral Ferreira

A correta implantação, operação e manutenção de um sistema de gestão depende de uma avaliação criteriosa entre o que está sendo executado na empresa, o que foi projetado e os requisitos da norma ISO 9001. 

A coleta de informações sobre a implantação, operação e manutenção do sistema de gestão é realizada por meio de auditorias internas.

Seu principal objetivo é monitorizar e verificar a conformidade e o funcionamento do sistema de gestão implantado dentro da organização. Os auditores internos têm um papel fundamental neste processo, desde a entrevista com os colaboradores e verificação de registros, até a análise dos procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade que estão sendo praticados.

Importante ressaltar que os desvios identificados são registrados e, após a auditoria, são apresentadas em um relatório, para a definição do plano de ações a serem adotados para corrigir as falhas e eliminar as causas das não conformidades encontradas. A ISO 9001 exige a realização de auditorias internas e o tratamento dos apontamentos de auditoria.

Com o Gestão da Qualidade: Formação de auditor interno – ISO 9001 curso com acreditação (RAC/Abendi) , você poderá prover treinamento profissional nos princípios e práticas da auditoria de Sistemas da Qualidade, com base na ISO 9001:2015, para a capacitação na realização de auditorias internas e de fornecedores – CLIQUE AQUI e saiba como!

Fundação Vanzolini – Tecnologia de gestão para mudar o Brasil

Para entrar em contato com a Fundação Vanzolini,  ligue:  (11) 3913-7100 ou envie um e-mail para certific@vanzolinicert.com.br

Acesse o site e conheça a área da Certificação: https://vanzolini.org.br/certificacao/

Texto por: Claudia Shirano

Comentários