Principais funções de um Product Owner

Profissionais qualificados para ocupar o cargo de Product Owner têm sido cada vez mais procurados pelo mercado. Somente no Linkedin, em uma pesquisa rápida, é possível encontrar mais de 1.000 vagas anunciadas para todo o Brasil. 

Para entrar em uma destas vagas, extremamente disputadas, um dos requisitos é ter uma certificação em Product Owner reconhecida por uma instituição internacional, As principais são a Exin, Scrum Org, Scrum Alliance.

Mas você sabe o que um Product Owner faz? 

A Framework   Scrum tem  três papéis: Product Owner, Scrum Master e equipe de desenvolvimento. De acordo com o Guia  Scrum o Product Owner é definido como o responsável por aumentar o valor do produto ou serviço – que consequentemente é resultado do trabalho da equipe de desenvolvimento. Além disso, o profissional também precisa ter uma visão do cenário global da empresa e suas estratégias, conhecendo muito bem clientes, produtos e obviamente o modelo do negócio.

É preciso enfatizar que o Product Owner tem que entender qual é o objetivo do produto ou serviço, suas funcionalidades, seus principais usos e qual a vantagem competitiva, o que provavelmente definirá o sucesso do projeto.

O que faz um Product Owner?

Agora que você já sabe o que é um Product Owner, conheça quais são as responsabilidades desse profissional. Veja a seguir as 9 principais atribuições:

  1. Participação ativa no processo de criação de ideias para o produto e suas funcionalidades;

  2. Cobrança de todos os itens do Backlog do produto para atingir as metas do projeto;

  3. Gerenciamento da lista de pendências de produto;

  4. Otimização do valor de trabalho que a equipe de desenvolvimento realiza, esclarecendo todas as dúvidas e informando sobre todas as necessidades;

  5. Priorização das necessidades, conciliando escopo, orçamento e tempo;

  6. Antecipação das necessidades dos clientes;

  7. Supervisão das etapas do desenvolvimento do produto;

  8. Facilitar e apoiar o relacionamento com as partes interessadas;

  9. Garantir que a Backlog do produto esteja sempre visível, transparente e clara para que todos saibam quais são as suas atribuições e responsabilidades no projeto;

Para aqueles que desejam dar um upgrade na carreira ou migrar de cargo para PO (Product Owner), começar a estudar é sempre o melhor caminho! Principalmente quando é possível viver na prática situações que se assemelham ao dia a dia de trabalho, como é oferecido no curso EAD ao vivo Agile Scrum – Product Owner, da Fundação Vanzolini

Clique aqui e saiba mais!

Fundação Vanzolini – Mais de 50 anos proporcionando educação de alto nível!

Local:   Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone:  (11) 3145-3700 ou  WhatsApp

Comentários