Principais dicas para manter a certificação PMP®

O mercado busca profissionais certificados e é preciso entender como agir e quais são os caminhos para sustentar a certificação

Como preservar o reconhecimento do mercado quando uma certificação passa a ser procurada por milhares de profissionais, sem correr o risco de que aqueles que a conquistaram se esqueçam da responsabilidade deste certificado? Como uma certificação conquista o respeito do mercado? Por que os profissionais de uma determinada área se interessam por uma certificação? Por que as empresas se interessam por profissionais certificados, e por que confiam nesta certificação? Todas essas perguntas são importantes para entendermos a crescente procura por profissionais certificados como Project Management Professional (PMP®). No ano de 2020, no Brasil havia aproximadamente 17 mil PMPs, e no mundo por volta de 1 milhão de profissionais certificados.

Mas, se você já é PMP®, pergunte-se: será que eu tenho agido de acordo com a proposta desta certificação? Se você ainda não é, e pretende ser, pergunte-se: Por que eu gostaria de ser PMP®? Talvez a pergunta mais importante de todas seja: como sustentar esta certificação considerada uma das mais respeitadas do mercado?

A seguir, serão apresentadas considerações que poderão te ajudar a responder estas perguntas, ou pelo menos ajudarão a refletir a respeito. 

Por meio dos resultados que os profissionais certificados atingem no trabalho, as empresas começam a compreender a importância da certificação e a diferença que ela faz no desempenho do colaborador, uma vez que não  há como comprar o respeito do mercado em relação à uma certificação profissional, mesmo que a organização que a concede tenha muito respeito e credibilidade, como é o caso do PMI® – Project Management Institute

A imagem da organização que concede esta certificação facilita e tem forte influência na conquista deste respeito, mas não a torna sustentável. É possível que exista uma procura inicial significativa, porém, sem resultados consistentes, conquistados pelos profissionais certificados, a chance de se manter em evidência é pequena.

Empresas se interessam por profissionais certificados e confiam nesta certificação?

Os profissionais certificados fazem a diferença. Quando as organizações não percebem isso em seus próprios colaboradores, começam a perder espaço para os concorrentes, que apostam e investem na contratação de profissionais qualificados com a certificação.

Entretanto, é evidente que estes resultados precisam ser sustentáveis e duradouros, por mais que os projetos sejam empreendimentos temporários. Um gerente de projetos precisa lembrar-se que é importante apresentar desempenho suficiente para ser convidado a gerenciar os próximos desafios, e não apenas para terminar o que ele está gerenciando no momento.

A certificação pode representar o diferencial para ser contratado ou não, mas apesar de abrir as portas para quem a detém, ela não garante que o profissional continuará contratado. Para isso, é preciso provar que de fato a pessoa certificada PMP® faz a diferença.

Profissionais que já são PMP® precisam avaliar se têm agido de acordo com a proposta desta certificação

O Código de Ética e Conduta Profissional do PMI® é uma oportunidade de compartilhar e compreender valores e princípios da certificação, que precisam estar alinhados com o profissional. É essencial lembrar que alguém pode perceber que você não tem se comportado de forma adequada, e perder a certificação pode ser um meio doloroso de voltar a valorizá-la.

Infelizmente muitos procuram a certificação PMP® somente para aumentar a possibilidade de reconhecimento do mercado, servindo de instrumento para a sua contratação como gerente de projetos ou alguma função correlata. Se você não é PMP®, por que você gostaria de ser?

Certificar-se como PMP® para aumentar sua empregabilidade é uma excelente alternativa, porém provavelmente você já percebeu que apenas isso não garantirá o seu futuro. É importante respeitar a proposta básica da certificação, além da dedicação e esforço para crescer e se desenvolver profissionalmente, assim contribuindo para que o mercado continue respeitando e valorizando os PMPs. 

Se você está iniciando a preparação, ou já está engajado em consegui-la há algum tempo, leia e reflita sobre a real proposta desta certificação. Ao tornar-se PMP® você é corresponsável por manter a credibilidade da certificação.

A importância de sustentar uma das certificações mais respeitadas do mercado

O caminho para manter uma certificação ou qualquer outro reconhecimento é ser primeiramente um bom profissional, independentemente de títulos.

Ser ético, apresentar bom desempenho e respeitar os outros colaboradores envolvidos é o primeiro passo para uma trajetória de sucesso. Não é preciso utilizar-se de estratégias questionáveis para ter sucesso profissional, mesmo que o ambiente o leve a acreditar nisso.

Invista na sua carreira e aproveite a oportunidade dos cursos preparatórios, como o Easy PMP® – Preparatório para a Certificação do PMI® | EAD ao vivo da Fundação Vanzolini. Aprenda como ser um profissional respeitado e não apenas um profissional certificado. Faça parte do time dos que valorizam e respeitam esta certificação, pois assim ela se manterá sustentável no futuro. Clique aqui e saiba mais!

Fundação Vanzolini – Mais de 50 anos proporcionando educação de alto nível!

Local:   Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone:  (11) 3145-3700 ou  WhatsApp 

Comentários