Currículos de engenharia terão teoria, prática e competências

Fonte: https://noticias.portaldaindustria.com.br/entrevistas/mudancas-nos-curriculos-de-engenharia-trarao-teoria-pratica-e-competencias-diz-presidente-da-abenge/

Após dois anos de debates entre várias instituições foi definido o que alterar no currículo dos cursos, para melhorar a formação dos engenheiros nas universidades brasileiras. As mudanças foram homologadas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2019 e os cursos terão prazo de três anos para se adequarem.

Em entrevista à Agência CNI de Notícias, o presidente da Abenge, Vanderli Fava de Oliveira explicou quais são as principais mudanças na nova base curricular dos cursos de engenharia. 

A alteração surgiu da necessidade das empresas, onde não basta saber cálculo, tem que saber resolver os problemas do dia a dia e precisam ser profissionais mais próximos das expectativas da sociedade. O mercado de trabalho exige um profissional inovador, empreendedor e que aprenda constantemente, sendo assim o engenheiro precisa estar sempre se atualizando. 

A nova base curricular vai incentivar a troca de aulas tradicionais por ambientes de aprendizagem, com atividade para formar competências englobando teoria, prática e competências. Os alunos irão participar mais do processo e trabalhar em ambientes que integrem teoria, prática e contexto de aplicação. A formação tem que pressupor desenvolvimento de habilidades atitudinais: o profissional precisa saber se relacionar bem com as pessoas, trabalhar em equipe, com as mídias e saber escrever, sem esquecer a preocupação com a sustentabilidade: responsabilidade social e compromisso com o ambiente.

Os países que se desenvolveram tecnologicamente, tiveram pessoas da área tecnológica em cargos de decisão. A formação em engenharia, deve levar o engenheiro a pensar que tem responsabilidade no destino do país. 

SAIBA MAIS – Conheça as novas diretrizes para os cursos de engenharia no documento do Ministério da Educação (MEC).

Aprofunde ainda mais seu conhecimento!
Inscreva-se no próximo webinar da série Líderes Inspiradores com o tema: Formação e Prática do Engenheiro, dia 26/10 às 19h

Comentários