Metodologia DISC: como aplicar e entender seu perfil comportamental?

Curadoria: Roberto Marx
Revisado: Luisa Pierson

A Metodologia DISC é utilizada, principalmente, por profissionais especializados em gestão de pessoas e no desenvolvimento humano dentro das empresas. Este método é capaz de identificar quais são os comportamentos dominantes das personalidades dos funcionários.

O seu uso nos ambientes de trabalho permite uma avaliação mais justa do desempenho dos colaboradores. Além disso, a metodologia DISC permite reconhecer os pontos fortes dos integrantes da equipe e, assim, aproveitar melhor suas qualidades.

Essa metodologia de análise comportamental foi desenvolvida no final da década de 1920, pelo PhD em Psicologia Willian Marston.

Em seu livro “Emotion of Normal People”, ele tenta explicar as emoções humanas baseado em quatro tipos de comportamentos. São eles: a Dominância, a Influência, a Cautela e a Estabilidade.

Atualmente, a metodologia DISC é usada nos ambientes de trabalho para a melhoria do desenvolvimento dos funcionários, o que leva a um aumento da produtividade, tanto dos profissionais como o da empresa.

Tipos comportamentais

Como dissemos, existem quatro tipos diferentes de tipos comportamentais. Cada um deles tem seus pontos fortes e fracos, nenhum é melhor que o outro. A questão é encontrar aquele que se adequa a determinadas situações do dia a dia da empresa.

É importante lembrar que todas as pessoas possuem os quatro tipos de comportamento, entretanto, apenas um ou dois são predominantes dentro da personalidade de cada um. A metodologia DISC busca identificar quais são os comportamentos predominantes.

Dominância

Profissionais que têm a Dominância como característica predominante são focados nos resultados e na rapidez com que podem realizar alguma atividade. São pessoas extremamente ativas e dinâmicas.

Além disso, são autoconfiantes, têm um posicionamento forte, não têm medo de assumir risco e nem de lutar pelos seus pontos de vista. São determinados e possuem grande força de vontade para alcançar seus objetivos.

Entretanto, pessoas com perfil Dominante são impulsivas e não pensam antes de agir. Sua força de vontade pode ser entendida como autoritarismos e inflexibilidade. Preferem ter autonomia para trabalhar e podem passar por cima de colegas ou de pequenos detalhes para executar um projeto.

Influência

Esse tipo comportamental é voltado para a conexão entre as pessoas. São profissionais com facilidade de comunicação e de se relacionar com os demais membros da equipe.

Têm a capacidade de persuadir seus colegas, já que são bons argumentadores. São ativos, extrovertidos e se dão bem com todos, possuem facilidade de se adaptar a novas situações e adoram novidades.

Entretanto, são pessoas que podem perder o foco rapidamente e que demandam mais atenção e reconhecimento, por parte dos outros membros da equipe.

Estabilidade

Profissionais com esse tipo comportamental predominante gostam de se sentir seguros nas suas atividades. Por isso são calmos, prudentes e possuem uma grande capacidade de autocontrole.

Tem como qualidades mais marcantes o pensamento estratégico e a elaboração de planos. São bons observadores do ambiente, não perdem o bom senso, nem sob pressão, e são muito disciplinados.

Entretanto, podem ser pouco criativos e fechados. A sua necessidade por segurança pode atrapalhar o desenvolvimento das atividades, sendo assim, precisa ser estimulado regularmente.

Cautela

Pessoas com a predominância da Cautela são focadas em realizar todas as etapas do processo da melhor forma possível. Por isso, são extremamente detalhistas e perfeccionistas.

Apesar de serem profissionais discretos, calados e não externarem seus sentimentos com facilidade, são muito sensíveis. Gostam de aprender coisas novas constantemente e são bons observadores.

Como pontos negativos, vemos a inflexibilidade, principalmente diante do novo, e o pessimismo. Além disso, pode se perder em detalhes menos importantes, o que compromete o andamento do projeto.

Aplicações da metodologia DISC

Dentro do ambiente empresarial e de gestão de pessoas, a metodologia DISC pode ser aplicada em diferentes situações. A seguir, iremos listar algumas delas:

Recrutamento e seleção de novos funcionários

A utilização mais comum dessa metodologia é durante o processo de Recrutamento e Seleção de novos profissionais pela empresa.

Através da aplicação desse método, pode-se fazer um mapeamento do perfil comportamental de cada candidato e, assim, selecionar aqueles que mais se adequam a vaga.

Isso também agiliza todo o processo de contratação. Testes da metodologia DISC podem ser realizados online. Com isso, apenas os candidatos que estiverem de acordo com o perfil comportamental da vaga passariam para a fase de entrevistas.

Além disso, as entrevistas podem ser elaboradas de maneira mais direcionada e que aborde os temas mais relevantes para o preenchimento da vaga.

Desenvolvimento Individual

Esse tipo de metodologia trabalha com a valorização dos pontos fortes de cada indivíduo e sua melhor compreensão. Ela também permite uma análise das características que podem ser melhoradas.

Dessa forma, o indivíduo pode procurar maneiras de trabalhar os demais perfis comportamentais, melhorando suas habilidades no âmbito profissional e pessoal.

É importante que essas melhorias sejam feitas de uma forma natural, sem serem impostas ao profissional. Caso contrário, o indivíduo ficaria desconfortável, chegando até a perder alguma de suas outras características.

Lideranças

Relatórios criados a partir da metodologia DISC são usados pelos líderes da empresa para fazer uma gestão de pessoas eficiente de seus colaboradores.

Com os mapas comportamentais detalhados de cada funcionário, os chefes têm a capacidade de compreender melhor os integrantes da sua equipe. Assim, podem estimulá-los de maneira mais eficiente e cobrá-los de forma mais assertiva.

Além disso, os relatórios do perfil comportamental facilitam a adequação dos profissionais em funções nas quais suas características predominantes podem se sobressair e serem vantajosas para a empresa.

Melhorias no treinamento

A metodologia DISC também pode ser aplicada para a elaboração dos treinamentos oferecidos aos profissionais da empresa. Cada perfil de comportamento predominante aprende de uma forma, assim, pode-se adequar os treinamentos a esses determinados perfis.

Por exemplos, pessoas com um perfil de Dominância preferem aprender através de atividades de cunho prático e com instrutores que sejam objetivos e diretos. Já os que têm a Cautela como predominância, a preferem conteúdos ricos e detalhados, além de atividades mais sérias e pouco criativas.

Através da metodologia DISC aumenta-se a capacidade de aprendizado, o que garante que o conteúdo seja absorvido pelos participantes.

Baixe nosso e-book sobre Team Building e aprenda como gerir uma equipe de sucesso!


Quer aprimorar o seu conhecimento e dar aquele salto na sua carreira profissional?

Clique aqui e saiba como!

Fundação Vanzolini – Mais de 50 anos Proporcionando Educação de Alto Nível!

Local:   Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone:  (11) 3145-3700

Whatsapp: (11) 97508-2809

Comentários