Como preparar o ambiente de trabalho para o retorno da sua empresa

Curadoria: Roberto Marx
Revisão: Luisa Pierson

Países que já conseguiram lidar com o novo Coronavírus estão voltando às suas atividades cotidianas. Por consequência, os empresários retornam com sua equipe total e lidam com a necessidade de preparar o ambiente de trabalho para o retorno da sua empresa após a pandemia.

São alterações no dia a dia, que podem ser, por exemplo, medição de temperatura, com scanning térmico, como já ocorre em alguns países.

No intuito de receber a equipe visando manter a responsabilidade, é preciso inserir algumas ações na nova rotina depois do isolamento social, portanto, é preciso se preparar.

Como preparar o ambiente de trabalho?

Como a ideia principal de que a prevenção é a melhor arma para combater doenças, as empresas devem retornam com medidas preventivas no ambiente de trabalho.

Potencializando práticas de higienização das mãos, como lavar periodicamente e usar álcool, surgem medidas como diminuir a quantidade de objetos nas mesas dos escritórios, por exemplo.

Mesas devem estar com objetos essenciais, e funcionários devem ter espaços específicos para guardar seus pertences. Além disso, as salas de reunião devem comportar menos pessoas e as salas que usam apenas divisórias devem aumentar a proteção entre cada um dos funcionários.

A maioria das pessoas, hoje possui conscientização sobre as ações de prevenção, porém, é importante manter os bons hábitos e reforçar isso junto à equipe.

Além disso, a comunicação com os funcionários é uma boa alternativa para amenizar a ansiedade em torno do recente término da pandemia, quando tudo voltar ao normal.

Há, inclusive, empresas em contato com arquiteto, a fim de estabelecer uma divisão mais espaçada entre os colaboradores. Somado a isso, a rotatividade entre os trabalhadores home office deve ajudar nessa distribuição de espaço, pois muitos desejam manter a prática de trabalho remoto após a pandemia.

Medidas alternativas para assegurar a saúde dos colaboradores da sua empresa

A tecnologia tem sido grande aliada em países como a China, Itália e Estados Unidos, nos quais a situação já está sob controle.

– Medidores térmicos;

– Jatos de fumaça para esterilizar estudantes;

– Demarcações para distanciamento;

– Etc.

Estes recursos vão desde aplicativos até ferramentas como os scanners térmicos.

O grupo financeiro internacional Goldman Sachs já manifestou que estuda a ideia de colocar termômetros corporais infravermelhos em alguns de seus escritórios. Tudo isso visa promover mais segurança no dia a dia, enquanto as atividades antes suspensas retornem, sem agravar a situação.

A ideia não é somente prevenir a Covid-19, mas estar preparado para quaisquer situações graves como essa, além de colaborar para diminuir a disseminação de outras doenças

É grande a importância de preparar o ambiente de trabalho para o retorno da sua empresa, pois a tendência é que as atividades e as pessoas não sejam as mesmas após a pandemia.

Esse tipo de crise mundial afeta a forma como lidamos a importância de atos simples, como lavar as mãos. Por isso, esteja preparado para receber sua equipe com todas as medidas de segurança.

Gostou? Temos mais conteúdos como este, entre em nosso site e veja!

 


Quer aprimorar o seu conhecimento e dar aquele salto na sua carreira profissional?

Clique aqui e saiba como!

Fundação Vanzolini – Mais de 50 anos Proporcionando Educação de Alto Nível!

Local:   Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone:  (11) 3145-3700

Whatsapp: (11) 97508-2809

Comentários