O financeiro em momentos de crise. Confira 10 dicas para organizar o seu futuro!

Curadoria: Roberto Marx
Revisão: Luisa Pierson

O lado financeiro é sempre afetado de maneira muito grave em momentos de crise. Seja em uma crise interna dentro de uma empresa, ou até uma crise global, como tem sido a pandemia da Covid-19.

É claro que existem diversas prioridades que devem ser levadas em consideração, porém, o financeiro também deve ser revisto e readequado. Quando pensamos em readequação é exatamente o olhar analítico para o contexto atual e a ação para evitar prejuízos.

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas foram pegas de surpresa com as paralisações criadas pela necessidade de isolamento social. Apesar de se tratar de um momento ímpar na sociedade atual, ele colocou em xeque a desorganização financeira de muitas pessoas.

A partir desse contexto geral é preciso pensarmos em soluções para driblar essas dificuldades. Mas que tal se prevenir e se organizar para evitar qualquer colapso financeiro? Pensando nisso, vamos te ajudar a organizar o seu futuro com 10 dicas que serão essenciais para a mudança da sua vida.

10 dicas para organizar o seu futuro!

1 – Organize-se!

A primeira dica é a mais simples: se organize financeiramente! Quando dizemos isso estamos pensando em anotar todas as suas dívidas e toda a sua renda. Isso pode ser feito em aplicativos e também em planilhas automatizadas. E é claro, se você preferir usar a caneta e o papel, fique à vontade!

Essa organização te dará base para continuar a seguir os passos que temos para te dar!

2 – Faça cortes em coisas supérfluas!

O segundo passo é de extrema importância: rever e analisar todos os gastos. Ou seja, é preciso analisar todos os seus hábitos de consumo e focar no planejamento da sua vida.

Com esse passo você deverá eliminar os gastos que chamamos de supérfluos. Apesar de parecerem essenciais para a sua vida, eles apenas causam uma diminuição da sua renda disponível, o que atrasa o seu plano de vida.

3 – Invista em você!

A terceira dica é muito importante: invista em sua carreira e na sua profissão! Essa dica é muito valiosa, investir em sua carreira significa investir em conhecimento. Lembre-se da importância do conhecimento nas nossas vidas.

Busque iniciar o quanto antes o curso de atualização, capacitação e até mesmo pós-graduação, que te ajudarão a se manter sempre atualizado de acordo com as necessidades e novidades do mercado de trabalho. Não deixe isso para depois!

Mas, não faça qualquer curso ou em qualquer instituição. Faça as escolhas certas e traga para a sua vida e para o seu currículo a qualidade que uma boa instituição possui. Dica importantíssima: busque instituições reconhecidas no mercado, como a Fundação Vanzolini (clique aqui) onde os cursos são ministrados por docentes da POLI-USP!

4 – Renegocie!

Sabe aquelas suas dívidas que estão atrasadas e os juros estão se tornando uma bola de neve? Não tenha medo delas e renegocie-as. Em muitos casos o valor da dívida diminui tanto que passa a caber no seu orçamento de tal modo que você não entenderá o motivo delas esperarem tanto para serem pagas.

Ter uma vida financeira organizada permite que você saiba como gastar melhor o seu dinheiro, e principalmente onde gastá-lo. Além disso, cursos são ótimos investimentos, pois além de conquistar conhecimento você valoriza a sua carreira e tem chances reais de ter um retorno financeiros através do aumento da sua empregabilidade.

5 – Mude os hábitos!

Todos temos os hábitos de consumo já adquiridos e carregados por toda a nossa vida. Mas como estamos mudando a nossa vida, esses hábitos devem passar por mudanças também, principalmente os de consumo.

Reveja os produtos, as quantidades, as marcas e outros aspectos dos produtos que você consome. Será que realmente é preciso daquela marca famosa e mais cara?! Pense no seu bolso!

6 – Reserve!

Não sabemos nunca o dia de amanhã, portanto, se sobrar algum dinheiro no fim do mês guarde-o. Isso é importante, pois, esse dinheiro te salvará em outros momentos.

7- Invista seu dinheiro!

Além de investir em você, é preciso utilizar o seu dinheiro guardado para fazer mais dinheiro. Pesquise as condições de alguns investimentos bancários e escolha a que melhor se adapta com a sua realidade.

8 – Pense alto!

Caso os seus recursos já tenham atingido um bom valor. É hora de usar inteligência e investir em compra de ativos, ou seja, ações e também imóveis.

9 – Mantenha a organização!

Viu como o passo a passo foi importante para a sua vitória contra as dívidas? Mas tudo isso foi graças a sua organização inicial, não deixe de manter suas finanças organizadas.

10 – Aproveite o seu dinheiro!

Você já aprendeu a organizar as suas finanças, mas lembre-se que isso te traz mais responsabilidade para investir em você… no seu Futuro! É muito importante que invista na sua carreira e em especializações para conseguir alcançar as suas metas. Chegou a hora de mudar, tire do papel o seu plano e coloque em prática! Como? Clique aqui que vamos te ajudar neste caminho!

 


Quer aprimorar o seu conhecimento e dar aquele salto na sua carreira profissional?

Clique aqui e saiba como!

Fundação Vanzolini – Mais de 50 anos Proporcionando Educação de Alto Nível!

Local:   Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone:  (11) 3145-3700

Whatsapp: (11) 97508-2809

Comentários