Por que se certificar como PMP?

Curadoria: Roberto Marx
Revisão: Luisa Pierson

A certificação PMP é almejada por gerentes de projetos que buscam se desenvolver profissionalmente, porém muitos deles ficam em dúvida se tamanho esforço vale realmente a pena.

Essa certificação pode se tornar um verdadeiro diferencial para profissionais que desejam crescer na área de gerenciamento de projetos, além de ser uma forma de constatar suas competências técnicas.

Por isso, neste artigo, você entenderá o motivo da certificação PMP ser tão vantajosa e como pode abrir diversas oportunidades para profissionais que buscam ser reconhecidos e querem crescer no mercado.

Certificação PMP: O que é?

A certificação PMP (Project Management Professional) é uma credencial entregue pela PMI (Project Management Institute), reconhecendo que o profissional possui a capacidade, formação e experiência sobre as práticas do PMBOK, com o objetivo de gerenciar projetos.

Dessa maneira, essa certificação é direcionada aos gerentes de projetos experientes e que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades técnicas. Além disso, não é obrigatório ter assumido o cargo de gerente, mas que tenha, pelo menos, atuado como um.

Principais benefícios da certificação PMP

1. Reconhecimento no mercado

Um dos maiores benefícios da certificação PMP é o fato dela ser a maior referência do mercado quando o assunto é gerenciamento de projetos.

Com o certificado em mãos, o profissional demonstra estar qualificado e atualizado sobre os melhores conceitos e técnicas que envolvem a gestão de projetos.

2. Oportunidades de crescimento profissional

A certificação PMP também pode ser vista como um importante investimento para o futuro, visto que, mesmo que o profissional não atue como um gerente de projetos, demonstra que conhece suas técnicas.

Dessa forma, novas portas poderão se abrir para que o profissional cresça futuramente.

3. Maior peso ao currículo

A certificação PMP chamará a atenção de empresas que buscam segurança e pessoas capacitadas para lidarem com seus projetos.

Por isso, obter o certificado PMP é uma forma de enriquecer o seu currículo e chamar a atenção de oportunidades valiosas no mercado de trabalho.

4. Aumento do Networking e reputação profissional

A certificação PMP irá permitir que você amplie o seu Networking, estabelecendo relacionamentos com grandes referências da área e aumentando a sua reputação profissional.

Além disso, você se mostrará atualizado com o setor, e poderá discutir sobre os mais variados temas que envolvem esse mercado, seja com quem for.

5. Estabelecimento de uma linguagem comum

Quando há um time de gerentes de projetos certificados, existe a garantia do uso de uma linguagem comum, que passará a ser entendida por todos os membros e otimizando o trabalho em equipe da empresa.

Apesar de várias dúvidas envolvendo este assunto, a obtenção da certificação PMP trará diversos benefícios para qualquer profissional que busque o conhecimento técnico e queira fortalecer as suas habilidades referentes à área do gerenciamento de projetos.

E aí, gostou de saber mais sobre os benefícios de se obter a certificação PMP? Então, aproveite agora para ler outros conteúdos em nosso site, conheça mais sobre os cursos disponíveis e não deixe de baixar o nosso e-book gratuito sobre Team Building.

 


Quer aprimorar o seu conhecimento e dar aquele salto na sua carreira profissional?

Clique aqui e saiba como!

Fundação Vanzolini – Mais de 50 anos Proporcionando Educação de Alto Nível!

Local:   Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone:  (11) 3145-3700

Whatsapp: (11) 97508-2809

Comentários