Dicas de como trabalhar em Home Office em momento de pandemia

Curadoria: Roberto Marx
Revisão: Luisa Pierson

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade a muitas empresas e pessoas: trabalho home office. Esse é um momento onde o cotidiano muda, e relações de trabalho e até o desempenho se alteram. Por isso, separamos três dicas de como trabalhar em home office na pandemia.

Trabalho home office alterou a rotina das pessoas. De uma hora para outra, funcionários e empresas tiveram que lidar com os desafios de arrumar um lugar apropriado dentro de casa para trabalhar, com computador, boa internet e outras providências.

Essa adaptação é importante e demonstra que os tempos mudaram. Confira nossas dicas e leve a quarentena de uma forma melhor.

Estabeleça uma rotina

A primeira dica tem a ver essa adaptação a ao novo método de trabalho, não praticado, até então, por muitas pessoas.

É importante atrelar a rotina antiga à nova. Casso você não possa mais ir à academia, mantenha uma rotina de exercícios físicos em casa. Exercícios vão lhe ajudar a limpar a mente, trabalhar o corpo e liberar hormônios importantes.

Aliar isso a uma alimentação saudável, agora que as pessoas têm mais tempo em casa, também pode ser muito bom. Aproveite o home office para aprender a cozinhar. Esse é um ótimo hobbie!

A rotina estabelecida vai lhe ajudar a adaptar sua carga horária de trabalho, com os horários de lazer, mesmo que dentro de casa.

Cuide de suas emoções

Essa é uma dica importante para trabalhar em home office na pandemia. No noticiário e nas redes sociais, as imagens são ruins e a carga emocional é grande. Isso pode interferir em seu desempenho no trabalho.

Por isso, busque selecionar o que você consome de notícias e determine momentos do dia para fazê-lo. Pensamentos positivos influenciam no desempenho do trabalho tanto quanto os negativos.

Aproveite esse período para investir em capacitação e inserir atividades como a leitura. Muitas lives estão sendo feitas para debater as mudanças da pandemia nas relações pessoais e de trabalho.

Se você gosta de livros que trabalhem a mente, recomendamos o livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, de autoria da professora de psicologia da Universidade Stanford, Carol S. Dweck.

Mantenha o foco no trabalho

Durante o home office, é muito importante focar no trabalho, quando você estiver sentada à frente do computador.

Cuide com as distrações das mensagens no WhatsApp e atualizações nas redes sociais para que isso não comprometa seu rendimento.

Estabeleça metas de tarefas semanais, anote-as e foque em cumpri-las. Manter a produtividade em dia é um desafio e é providencial no trabalho, mesmo em casa. E isso depende muito da sua concentração nas atividades.

Com uma rotina nova, é normal que as pessoas acabem se distraindo com o cachorro ou o gato, com os filhos, com familiares que moram junto. Gerir esse tempo é de suma importância.

Planeje com calma e faça adaptações para encontrar a melhor forma de render no trabalho e dar atenção a você mesma.

Uma dica extra, antes do fim, é para você fazer pequenas pausas durante o trabalho. Alongue-se, vá até a janela, tome um pouco de sol. Cuide de você.

Aproveite o período de quarentena para se atualizar.

Conheça nossos cursos EAD e faça isso sem sair de casa!

 


Quer aprimorar o seu conhecimento e dar aquele salto na sua carreira profissional?

Clique aqui e saiba como!

Fundação Vanzolini – Mais de 50 anos Proporcionando Educação de Alto Nível!

Local:   Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone:  (11) 3145-3700

Whatsapp: (11) 97508-2809

Comentários