Liderança Assertiva: 10 Práticas que pode aplicar no seu dia a dia

Curadoria: Roberto Marx
Revisão: Luisa Pierson

Sabemos que a assertividade é uma qualidade importante nas relações interpessoais, tanto para vida cotidiana, quanto para o profissional. Assim, ser um indivíduo assertivo não relaciona ao fato de se estar certo ou errado, mas sim na forma em que cada pessoa lida com determinadas situações e defende as suas opiniões.

Por isso, a liderança assertiva precisa ser praticada constantemente, principalmente nas atividades de gestão para garantir um bom desempenho de resultados.

Deseja aprimorar a sua liderança assertiva? Então, leia o post até o final e conheça 10 práticas que podem alavancar habilidades estratégicas para a condução da sua equipe.

Importância de uma liderança assertiva

Antes de tudo, sabemos que a assertividade gera resultados promissores, mas encaixando-o no espírito de liderança, a condução da organização flui ainda mais.

Dessa forma, o poder de criar vínculos de confiança com a equipe para fazer colaboradores realizarem o necessário para atingir os resultados desejados, com comprometimento, é ainda maior.

O segredo da liderança assertiva se encontra no jeito em que um líder influencia diretamente a sua equipe. Assim, os colaboradores podem ter autonomia para concordar ou discordar de ideias, acelerando processos criativos e pensamentos inovadores no ambiente de trabalho.

10 práticas de liderança assertiva para aplicar no seu dia a dia

A seguir, iremos enumerar algumas práticas importantes que devem ser cultivadas no dia a dia pessoal e profissional, para estimular a assertividade em decisões. Veja, abaixo:

1. Respeite

É importante respeitar o limite de cada colaborador. Para estimular um papel de líder assertivo, é necessário ouvir, aceitar e valorizar a opinião de qualquer membro, sem preconceitos e julgamentos.

2. Estimule uma comunicação direta

Objetividade e clareza são ferramentas importantes da assertividade. Dessa forma, podemos presumir que um líder assertivo não “enrola” para dar uma opinião.

Ele se posiciona de forma transparente e vai direto ao contexto, sem perder o tato.

3. Saiba enfrentar os problemas

Liderança assertiva possui um foco total em resolver os problemas, e não de enfrentar pessoas. Dessa forma, posicione-se de modo decidido e imparcial, não atrapalhando os relacionamentos interpessoais.

4. Descentralize o poder

Essa prática consiste no compartilhamento de metas e objetivos com a equipe, mostrando a necessidade de resolverem um problema juntos.

5. Saiba defender sem agredir

Na liderança assertiva, o líder encontra o equilíbrio necessário para a defesa de suas ideias. Dessa forma, é necessária a formação de argumentos firmes e palavras suaves.

6. Envolva-se nos processos organizacionais

Quando a equipe percebe que o seu líder se esforça tanto quanto os outros envolvidos para a obtenção de resultados, o desempenho de todos é ainda melhor. O segredo está no exemplo.

7. Incentive o desenvolvimento de competências e habilidades

Um líder precisa reconhecer o trabalho de sua equipe da melhor forma possível, seja mostrando os resultados dos melhores colaboradores, promovendo premiações, elogios e demais ações que façam o colaborador sentir-se importante.

8. Saiba dosar a emoção

Claro que acreditar em suas próprias palavras é fundamental para que sua equipe acredite em seu líder. Contudo, saber dosar a responsabilidade com o bom-humor é importante para não perder a compostura.

9. Observe sua linguagem corporal

Analise os seus reflexos e gestos, de forma que os colaboradores sintam a responsabilidade e a importância de sua fala.

10. Respeite as diferenças

Na liderança assertiva, o líder precisa respeitar as diferenças. Seja na linguagem corporal, cor, orientação sexual, raça, credo e gênero.

Agora que você já sabe algumas das informações importantes para tornar-se um líder assertivo e eficaz, queremos que se torne eficiente em sua atuação á partir de agora. Por isso, o melhor caminho é você realizar agora o curso Liderança Assertiva de Fundação Vanzoni, que há 50 anos proporciona Educação de Alto Nível.

 


Quer aprimorar o seu conhecimento e dar aquele salto na sua carreira profissional?

Clique aqui e saiba como!

Fundação Vanzolini – Mais de 50 anos Proporcionando Educação de Alto Nível!

Local:   Av. Paulista, 967 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP

Telefone:  (11) 3145-3700

Whatsapp: (11) 97508-2809

Comentários