Comunicação Escrita: Como escrever no mundo profissional

Como é a sua Comunicação Escrita no mundo profissional? Provavelmente, a resposta é bem positiva se você é um:

– Redator;

– Advogado;

– Professor;

– Ou qualquer profissão em que a escrita é parte do trabalho.

Porém, para qualquer outra profissão, escrever também é essencial. Afinal, é a principal forma como nos comunicamos dentro do ambiente de trabalho.

Além disso, escrever não somente pode ser uma forma de ajudar a ter um ambiente de trabalho mais claro, mas também permite que você se destaque na sua profissão.

Por isso, este post vai mostrar para você porque a Comunicação Escrita é tão importante e como você pode se tornar um escritor ainda melhor.

 

A importância da Comunicação Escrita

Não importa qual seja a sua profissão, escrever bem é um pré-requisito. Isso porque, a Comunicação Escrita é uma das principais formas que você irá trocar informações com os colegas de trabalho, superiores e clientes.

Pense em como o mercado está nos dias de hoje. São mudanças que ocorrem a cada momento, e é preciso que as empresas encontrem formas de se comunicar que sejam eficientes.

Imagine que surge um trabalho novo que precise ser feito, em sua empresa. Você irá criar um briefing ou relatório explicando as tarefas necessárias e o objetivo.

Quanto mais bem escrito for, melhor a pessoa encarregada do trabalho vai entender o que precisa ser feito, e melhor será o trabalho.

Por isso, uma boa Comunicação Escrita não se preocupa tanto com acentos nos lugares certos ou a grafia 100% correta das palavras. Afinal, existem os corretores ortográficos que se encarregam disso.

É claro que é preciso ter estas habilidades, afinal, um erro de ortografia deixa uma péssima impressão tanto para o colega como para o cliente. Mas, a principal preocupação para uma boa Comunicação Escrita é aquilo que o corretor não consegue pegar.

Por exemplo, ele tem dificuldade em perceber certas ambiguidades, em enxergar que um texto não é claro, ou que “enrola” bastante para transmitir um conhecimento que pode ser feito em muito menos palavras.

As ambiguidades e a falta de clareza em um texto são dois dos principais problemas da comunicação dentro da empresa. Se alguém está dando uma instrução para outro profissional, explicando algum problema, ou uma demanda do cliente, passar a informação ambígua pode gerar um entendimento equivocado.

Por uma simples falha na comunicação, o trabalho não foi bem feito. Isso pode gerar uma má impressão para o cliente e levar a uma perda de tempo com retrabalho. É um motivo tão bobo para um problema tão grande que é muito frustrante.

Já ser direto e claro na sua escrita, é uma forma de respeitar o tempo do colega. Ninguém tem tempo para ler e-mails enormes, com mais informações do que são necessárias.

Dependendo da situação, o melhor e-mail ou mensagem que você pode receber é “OK”. São duas letrinhas, mas dizem tudo que você precisa.

No momento de passar instruções ou de fazer uma explicação maior, isso é difícil. Evite repetir certas informações e não coloque nada que não tenha a ver com o assunto discutido. Se precisa resolver outro problema, é melhor criar outro e-mail.

Existe também a questão da cordialidade. É preciso andar uma linha tênue entre ser muito direto e claro, com ser grosso. Afinal, ser cordial na comunicação escrita tem um peso enorme na comunicação no ambiente de trabalho.

Problemas na cordialidade ou em um desentendimento na comunicação, podem gerar certos conflitos no ambiente de trabalho, além de prejudicar o andamento do mesmo.

Além disso, existem ainda os objetivos de melhorar a escrita no mundo profissional que estão fora do ambiente de trabalho propriamente dito.

Por exemplo, muitos profissionais escrevem artigos no LinkedIn, com estudos de caso e outras informações que são muito valiosas e atraem bastante atenção. Já publicar estudos mais completos, demanda um conhecimento técnico, mas também de escrita.

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Como treinar a Comunicação Escrita no mundo profissional?

Portanto, qualquer profissional pode se beneficiar de aprimorar sua Comunicação Escrita. Mas como fazer isso?

Primeiramente, um curso de português, sempre pode ajudar. Entender as normas e regras do português certamente é algo bem positivo, para não ficar dependendo sempre do corretor.

Além disso, praticar a escrita também é bem interessante. Não necessariamente você precisa fazer textos profissionais e nem mesmo precisa os expor até se sentir confortável.

Você pode, por exemplo, escolher um tema que gosta bastante, como o esporte, e escrever sobre. O objetivo é praticar a escrita e isso é mais fácil quando é um tema do qual você gosta. Em algum momento, pode compartilhar o que escreveu para outra pessoa ler.

Do outro lado da escrita, existe a leitura. Ler bastante certamente ajuda na comunicação escrita, pois você aprende referências de como escrever bem. A ideia acima se repete, procure textos bem escritos sobre o tema que mais gosta ou sobre o próprio trabalho, e leia bastante.

Por fim, mais uma ótima dica é fazer um curso específico para Comunicação Escrita no ambiente profissional. A Fundação Vanzolini oferece um curso exatamente para este objetivo.

Ele é voltado para profissionais de qualquer área, que dependem da escrita para se comunicar bem neste ambiente. Você aprende alguns dos principais conceitos da escrita no mundo profissional, de forma a ajudar a lidar com alguns dos problemas mais comuns.

Você vai aprender a escrever com clareza, evitando erros, e a transformar suas ideias em palavras. Além disso, aprende a ser coeso, informativo e a escrever um texto coerente. Ao final do curso, você ainda pode trazer os seus textos para serem avaliados, como e-mails profissionais, relatórios e propostas comerciais.

O curso também abre espaço para discussões em relação à escrita, de modo que você possa tirar as suas dúvidas de como melhorar neste aspecto da vida profissional.

Como vimos, a Comunicação Escrita ajuda os profissionais a terem mais sucesso, dentro e fora da empresa.

No seu negócio, permite eliminar os tão perigosos problemas na comunicação e a manter um ambiente respeitoso e cordial. Fora da empresa, ajuda você a expor o seu trabalho e a encontrar a melhor forma de expor seu conhecimento técnico.

Então, se quiser melhorar esta habilidade no contexto de um ambiente profissional, confira mais sobre o curso de Comunicação Escrita da Fundação Vanzolini e descubra como.

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