AGILE SCRUM – Product Owner

O Product Owner, também conhecido como PO, está entre os profissionais que mais estão sendo requisitados no mercado. Com o crescimento das metodologias ágeis por todo o Brasil, esta habilidade pode abrir várias portas.

Portanto, se você quer saber o que é um Product Owner e o que é preciso para se tornar um, confira o post e descubra!

O que é o Product Owner?

O Scrum é uma das metodologias que surgiram a partir do manifesto ágil.

É um mindset que se iniciou nas empresas de tecnologia, de modo a garantir um trabalho mais ágil. Porém, devido ao seu sucesso, rapidamente se espalhou por outros setores e empresas.

Por isso, o Product Owner é um dos profissionais mais requisitados por quem quer implementar esta metodologia. O seu trabalho, resumidamente, é ser o elo entre a equipe de desenvolvimento e o cliente. Este pode ser a própria empresa ou o consumidor final.

A maior responsabilidade do PO é garantir a integridade do trabalho, sendo ele o único responsável por aprovações e sendo aquele que traduz as novas funcionalidades e objetivos para que a equipe possa implementá-los. Ou seja, realmente joga nas duas pontas.

Dentre as tarefas do dia a dia, a mais importante é organizar o product backlog, ou seja, todas as tarefas que devem ser feitas a cada sprint. Isso é priorizado de acordo com o desejo do cliente.

Como se tornar Product Owner?

Primeiramente, para quem quer se tornar Product Owner, uma boa notícia: não é preciso nenhuma formação ou conhecimento específico para esta função. Porém, é um trabalho que demanda certo conjunto de habilidades. É claro que ajuda bastante ter uma ligação com o projeto em si.

A mais evidente é o conhecimento em relação às metodologias ágeis, em especial o Scrum. Afinal, ele é responsável por organizar este modelo, por isso, precisa entender como o mesmo funciona.

Por isso, ele precisa entender como dominar o backlog, como criar as user stories, como adequar as metodologias ágeis para diferentes tipos de projetos, e diversas outras habilidades mais específicas em relação ao Scrum.

Além disso, é um profissional que apresenta um equilíbrio interessante entre habilidades analíticas, de organização e de comunicação. Ele precisa se comunicar com a equipe e os clientes, de modo a poder traduzir as vontades de um para que o outro possa realizá-la.

Além disso, precisa organizar e controlar a execução de tarefas de um projeto, a cada sprint.

É o trabalho que não é fácil, mas que pode ser bem recompensador, do ponto de vista do desafio. Também exige uma grande dose de comprometimento, para estar próximo da equipe, frequentando o maior número possível de reuniões.

Ele precisa atuar junto do Scrum Master, ouvindo a equipe, para que ambos possam remover os obstáculos para a finalização do projeto.

Por ser o centro do projeto, o Product Owner deve estar sempre disponível para perguntas. Como ele representa a voz do cliente, deve estar aberto para a equipe tirar qualquer dúvida sobre o andamento do projeto.

O que você acha? Está pronto para encarar este desafio e se valorizar ainda mais no mercado? Então, confira o curso de AGILE SCRUM – Product Owner da Fundação Vanzolini!

Comentários