Conheça os benefícios de Facility Management segundo a ISO/TR 41.013:2017

Facility Management

Por Moacyr Eduardo Alves da Graça 

Publicado em 2017 o relatório técnico ISO/TR: 41.013: 2017 Facility Management – Scope, key concepts and benefits, apresenta informações fundamentais para a compreensão acerca do escopo, conceitos básicos e benefícios na implementação de sistemas de gerenciamento de facilidades construídas para as organizações.

A finalidade básica de Facility Management é a melhoria da qualidade de vida das pessoas nas organizações. Também garante assegurar, por meio de gestão adequada do ambiente construído, a produtividade no negócio, minimizando os impactos negativos e promovendo a melhoria dos processos de suporte existentes nas facilidades construídas ocupadas pelas organizações.

Confira a lista de benefícios que a Facility Management pode contribuir a sua empresa:

  • Gerenciamento das responsabilidades internas e externas;
  • Comunicação simples e clara entre demanda e suprimento de serviços;
  • Sinergia entre diferentes serviços, o que gera melhoria de desempenho e redução de custos;
  • Redução de conflitos entre os participantes devido a redução de canais de comunicação;
  • Integração e coordenação dos serviços assegurando qualidade, eficiência, flexibilidade e adaptabilidade;
  • Transparência nas informações sobre serviços e custos.
  • Melhoria da sustentabilidade;
  • Melhoria de imagem e aumento de reputação.

No texto técnico apresenta-se, com mais detalhe, o conjunto destes benefícios, abordando temas como: produtividade, impacto nas pessoas, atenuação de riscos, identidade, custo e qualidade.

Entende-se que o acurado exame e aplicação destes conceitos, poderá se constituir em ferramenta útil para a apoio e justificativa da implantação e implementação de sistemas gerenciais que garantam, de maneira profissional, a qualidade de vida e a produtividade nas organizações.

Recomenda-se a leitura reflexiva, procurando identificar a aplicabilidade de tais conceitos de modo a permitir a extração de ideias organizadas que possam servir de inspiração real para a operação do sistema gerencial de facilidades construídas.

No momento se dispõe apenas dos textos ISO em inglês. Entretanto espera-se que a comissão CEE-267 Facility Management da ABNT promova a publicação de versão em português, nos primeiros meses de 2020.

O texto citado faz parte do grupo de normas designado por serie 41.000 da ISO International Organization for Standardization produzido pelo Comitê Técnico ISO TC-267. Este texto normativo visa apresentar a visão acerca das finalidades e benefícios de implantação de Facility Management resultante das discussões em nível internacional por uma organização que hoje conta com membros de 48 países.

Este instrumento normativo, reúne as condições para embasar adequadamente projeto de novos sistemas ou redesenho de sistemas existentes alinhados com o que há de mais recente no setor de FM no mundo.

 

Moacyr Eduardo Alves da Graça é professor na Escola Politécnica da USP e na Fundação Vanzolini. Fundador BFMC: Brazilian Facilities Management Center.

 

 

Comentários