Importância da comunicação eficaz nas organizações

Por Maria Clara Jorgewich Cohen

Importância da comunicação eficaz nas organizações

Até hoje, ecoa o bordão “Quem não se comunica, se trumbica”, que grudou na cabeça das pessoas, nos anos 70, quando só se falava na “aldeia global”. Fervilhavam, no Brasil, as ideias sobre a ciência da comunicação.

Clarice Lispector sabia muito bem que “Comunicar é viver”, mas rejeitou a frase do Velho Guerreiro. Para ela, muita gente vive se trumbicando pelo excesso de comunicação.

Encontrar o ponto de equilíbrio para obter uma comunicação eficaz é questão de vida ou morte para as organizações.

Mas o que é comunicação eficaz? É aquela que traz os resultados pretendidos.

Uma empresa investe em mil frentes para realizar seus planos, mas pode naufragar por não associar comunicação competente com lucratividade do negócio.

A centenária IBM começou no ramo de cartões perfurados, e se reinventou; hoje, investe em inteligência artificial. A Ambev faz aquisições bilionárias para abocanhar fatias generosas do mercado. As startups pescam investidores comunicando sua história. Haja comunicação eficaz! Ela tem que ser recebida, compreendida e aceita pelos acionistas, pelos funcionários, pelos parceiros do negócio, pelo público, pela imprensa e por todo o seu macrocosmo, para a coisa funcionar.

O PMI Brasil (Project Management Institute) fez uma pesquisa com 300 empresas de diversos segmentos, para saber quais os motivos que impedem o sucesso de projetos dentro das empresas. O estudo revelou que 76% das pesquisadas afirmam que o problema com a comunicação é o principal motivo pelo fracasso dos projetos.

Eis o grande paradoxo: vivemos em plena era da tecnologia e da informação, e a comunicação entre humanos é a pior parte nas empresas.

Seja lá qual for o objetivo, as organizações são obrigadas a comunicar-se com eficácia.

Importância da comunicação eficaz nas organizações

Um simples e belo exemplo de problemas de comunicação em um projeto.

Uma excelente forma de fazer sua escrita entrar em forma está no curso Comunicação escrita: a busca do texto objetivo.

Você tem dificuldade ou quer melhorar a sua comunicação escrita? Deixe seu comentário e conheça nosso curso de atualização que habilita o aluno a escrever com mais clareza, objetividade e brevidade os textos que produz em seu dia a dia. Melhore significativamente sua comunicação dentro e fora da vida profissional. Confira: Comunicação escrita: a busca do texto objetivo

Sobre a autora
Maria Clara Jorgewich Cohen – Professora no curso de atualização Comunicação escrita: a busca do texto objetivo, da Fundação Vanzolini. Também é professora de língua portuguesa e de espanhol. Graduada e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP. Articulista. Autora do livro Comunicação escrita, a busca do texto objetivo (Editora E-Papers, Rio de Janeiro, 2011).

Quer receber os conteúdos e as novidades da Fundação Vanzolini no seu e-mail? Cadastre-se em nossa newsletter.

Comentários